CFOP 5905 Remessa para depósito fechado ou armazém geral5905 - Remessa para depósito fechado ou armazém geral Classificam-se neste código as remessas de mercadorias para depósito em depósito fechado ou armazém geral.
Para enviar as mercadorias para um armazém geral, a empresa depositante deverá enviar uma nota fiscal de remessa com o CFOP 6905, quando for uma transferência interestadual, ou com o CFOP 5905, quando for uma transferência dentro do mesmo estado.
Na remessa física da mercadoria do estabelecimento depositante para o depósito fechado, deverá ser utilizado o CFOP 5905 (remessa para depósito fechado ou armazém geral), e no retorno físico dessa mercadoria para o estabelecimento depositante, o CFOP 5906 (retorno de mercadoria depositada em depósito fechado ou armazém ...
A CFOP 5501 refere-se à: Remessa de produção do estabelecimento, com fim específico de exportação. Classificam-se neste código as saídas de produtos industrializados pelo estabelecimento, remetidos com fim específico de exportação a trading company, empresa comercial exportadora ou outro estabelecimento do remetente.
5906 - Retorno de mercadoria depositada em depósito fechado ou armazém geral Classificam-se neste código os retornos de mercadorias depositadas em depósito fechado ou armazém geral ao estabelecimento depositante.
Qual a diferença entre armazém Geral e depósito para terceiros?
O armazém geral é de terceiros, enquanto o depósito fechado é da própria empresa que o utiliza. O armazém geral, então, tem por objetivo social explorar a atividade de guarda e conservação de mercadorias pertencentes a terceiros. Já o depósito fechado, tem a finalidade de armazenar as mercadorias da própria empresa.
De acordo com a referida lei, tanto pessoa natural, quanto pessoa jurídica pode abrir um armazém geral que além de guardar mercadorias ainda podem emitir títulos especiais representando as mercadorias.
Quais os principais códigos do CFOP na Exportação? Os principais códigos do CFOP na Exportação são: 7.101, 7.102, 7.127, 7.501, 7.504, 7.930, 7.949 e 7.552.
5.903 -para as remessas em devolução de insumos recebidos para industrialização e não aplicados no referido processo (quando for o caso); 5.949 - que compreende “Outra saída de mercadoria não especificada” - para o retorno das sobras resultantes do processo industrial.
Perguntas mais comuns - CFOP comodato veja qual utilizar
No presente caso, recomenda-se utilizar o CFOP 5908 - Remessa de Comodato quando ocorrer o envio do bem em regime de comodato. Em caso de retorno do bem, deve-se empregar o CFOP 5909 - Retorno de Comodato.
O depósito fechado, além das demais exigências, no ato da saída da mercadoria que não retornará fisicamente ao estabelecimento depositante, deverá emitir Nota Fiscal em nome desse, constando o CFOP 5907 (retorno simbólico de mercadoria depositada em depósito fechado ou armazém geral) – (artigo 3º, § 1º, do Anexo VII do ...
O armazém geral sempre pertencerá às empresas externas, com o objetivo principal na exploração de atividades de guarda ou de conservação de várias mercadorias de diversos clientes. Enquanto isso, o depósito fechado pertence à própria empresa com a finalidade apenas de armazenar as suas próprias mercadorias.
O que é entrada de bem por conta de contrato de comodato?
A remessa de bens em comodato é quando o comodato empresta para uso temporário e a título gratuito um bem infungível, ou seja, que não se pode substituir por outro da mesma espécie, qualidade e quantidade. Deve-se devolver este bem após o uso ou dentro de um prazo predeterminado, conforme estipulado em contrato.
CFOP 5925 Retorno de mercadoria recebida para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela não transitar pelo estabelecimento do adquirente.
Na remessa das mercadorias para a venda na feira livre, e no retorno daquelas não vendidas, deverá ser emitida Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), utilizando-se, respectivamente, os CFOPs 5.904 (remessa para venda fora do estabelecimento) e 1.904 (retorno de remessa para venda fora do estabelecimento).
O que é CFOP? CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal.
O CFOP 7501 deve ser utiliza nas exportações das mercadorias recebidas anteriormente com finalidade específica de exportação (CFOP 5501, 5502, 6501 e 6502), cujas entradas tenham sido classificadas nos códigos “1.501 - Entrada de mercadoria recebida com fim específico de exportação” ou “2.501 - Entrada de mercadoria ...
Como é formado o CFOP? o 1º dígito indica se a operação é de entrada ou saída. O 2º dígito mostra qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal. Por fim, o 3º e 4º dígitos especificam o tipo de prestação ou de operação.
Qual o CFOP para a exportação indireta? O CFOP da nota fiscal de exportação deve ser o 7501 – “Exportação de mercadorias recebidas com fim específico de exportação”.
Os principais são nas áreas de tecnologia da informação, design, arquitetura, design de interiores, educação, entretenimento, consultoria de negócios, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de carreiras, viagem e turismo, transporte e bancários e financeiros.
Não obstante a fundamentação legal do artigo 6º do Anexo VII de RICMS/2000, deverá ser indicado o CFOP 5934 (“Remessa simbólica de mercadoria depositada em armazém geral”), haja vista tratar-se de mercadoria entregue pelo remetente diretamente a armazém geral, conforme descrição constante do Anexo V do RICMS/2000.