5923 (Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem ou em operações com armazém geral ou depósito fechado): trata-se de CFOP utilizado em operações de vendas à ordem, disciplinada no artigo 129, § 2º do RICMS/2000.
A remessa por conta e ordem é uma operação na qual um intermediário, muitas vezes denominado "comissário", atua em nome e por conta de terceiros, efetuando a compra ou venda de mercadorias.
A operação de "venda à ordem" ocorre quando um estabelecimento contribuinte do imposto (adquirente original) adquire mercadoria de um determinado fornecedor (vendedor - remetente) e, antes mesmo de recebê-la, promove a venda a terceiro (destinatário final), qualificando-se como o efetivo destinatário da mercadoria.
Como funciona operação triangular? A operação triangular funciona da seguinte forma: o fornecedor original envia diretamente o produto ao destinatário final, mas emite uma fatura para o intermediário, que contém o valor da venda acrescido de uma margem de lucro.
Como funciona a operação de venda para entrega futura?
A Venda Entrega Futura é a operação que consiste no fato de haver um faturamento antecipado do valor da mercadoria e posterior entrega da mesma na data estabelecida na transação comercial acordada entre vendedor e comprador.
Em uma operação triangular, o revendedor realiza a venda de um produto para o cliente final, mas não tem contato com a mercadoria. O envio será feito diretamente pelo produtor.
CFOP 5118 ou 6118: venda de produto entregue ao cliente final por operação triangular. Um desses dois códigos é usado quando o estabelecimento produziu os produtos comercializados para o revendedor.
Na operação triangular, temos três operações diferentes ocorrendo e compondo uma geral: a operação de venda entre o produtor e o revendedor; a de venda entre o revendedor e o cliente final; e a de transporte entre o produtor e o cliente final.
Como fazer lançamento contábil de uma operação triangular?
A contabilização das notas fiscais de Operação Triangular ou Venda à Ordem ocorre sempre na nota fiscal de simples faturamento, que é a Nota Mãe, pois nestas operações a nota fiscal de remessa é emitida no mesmo momento da emissão da nota fiscal de simples faturamento.
No processo de conta e ordem, a empresa que está adquirindo as matérias primas solicita ao vendedor para realizar a entrega dos itens diretamente ao industrializador. Este, por sua vez, faz a remessa do produto industrializado para o comprador da matéria prima.
CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5924 - Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.
O que é remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros?
Quando um depositante deseja que o Armazém Geral envie diretamente suas mercadorias ao cliente final, o processo adotado é conhecido como Operação Triangular. Inicialmente, o depositante emite uma nota de venda ou um pedido de venda para o Armazém.
O que é CFOP? CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.
Como emitir nota fiscal de remessa por conta e ordem?
Como fazer uma NF-e de remessa por conta e ordem? Menu Fiscal > NF-es emitidas > Nova NF-e > NF-e de Remessa por Conta e Ordem. A alíquota de ICMS o sistema já puxa por padrão, de acordo com a NF-e de entrada. E o campo de Acréscimo ao produto serve para colocar um custo adicional, se desejar.
A operação de venda por conta e ordem é uma forma de terceirização realizada por uma empresa — a adquirente — interessada em uma mercadoria, que contrata uma prestadora de serviços — neste caso a importadora por conta e ordem — que será responsável por gerir todos os recursos originários da contratante, além de ...
O documento é emitido apenas para viabilizar o transporte da mercadoria. Nas informações complementares, o produtor deve informar o número da nota fiscal emitida para o revendedor.
Como funciona a triangulação de notas fiscais? A triangulação de notas fiscais é uma prática que envolve três partes distintas em uma cadeia de negociação comercial: o fornecedor, o distribuidor e o cliente final.
Como devolver uma nota triangular? Nas situações em que ocorrer a devolução da mercadoria em uma operação triangular, os envolvidos na operação deverão analisar e aplicar os seguintes CFOP: CFOP 5903 ou 6903 – Retorno de mercadoria recebida para industrialização e não aplicada no referido processo.
5.903 -para as remessas em devolução de insumos recebidos para industrialização e não aplicados no referido processo (quando for o caso); 5.949 - que compreende “Outra saída de mercadoria não especificada” - para o retorno das sobras resultantes do processo industrial.