“O chip permite o controle de um computador ou smartphone, e por meio deles, de qualquer outro dispositivo, usando apenas o pensamento”, escreveu Musk. De acordo com o empresário, os primeiros pacientes serão pessoas que perderam o controle dos membros.
Segundo ele, a Neuralink pretende aumentar a largura de banda da conexão entre o cérebro e o computador, porque "para a simbiose entre humanos e inteligência artificial, é muito importante poder se comunicar a uma velocidade que a IA possa acompanhar".
O chip da Neuralink instalado no seu cérebro, se conectará em breve a outros colocados ao longo da sua medula espinhal, criando uma espécie de ponte. A lesão que tirou os movimentos de Noland é alta e rompeu a comunicação do cérebro com o resto do corpo.
Noland Arbaugh é um americano de 30 anos que se tornou o primeiro a receber um chip da Neuralink, empresa de nanotecnologia fundada por Elon Musk, que tem a proposta de monitorar as atividades de neurônios para permitir que o usuário controle celulares e computadores apenas pelo pensamento.
O bilionário Elon Musk anunciou nesta semana que uma de suas empresas, a Neuralink, implantou o primeiro chip no cérebro de um ser humano. O projeto foi apresentado como uma grande novidade tecnológica, de conexão sem fio da mente humana com os computadores.
Urgente! Elon Musk implanta chip no cérebro do primeiro humano!
Qual a finalidade do chip de Elon Musk?
O objetivo é testar uma interface que, em teoria, vai permitir que pessoas com paralisia possam controlar dispositivos com o pensamento. “O chip permite o controle de um computador ou smartphone, e por meio deles, de qualquer outro dispositivo, usando apenas o pensamento”, escreveu Musk.
Segundo o milionário, os testes iniciais mostram resultados promissores na detecção de picos de neurônios. O objetivo da tecnologia é ajudar pacientes com deficiência ou que sofreram acidentes a recuperar parte de funções comprometidas, entre elas, fala, movimento e visão.
A Neuralink baseia-se em décadas de tecnologia destinada a implantar eletrodos em cérebros humanos para interpretar sinais e tratar doenças como paralisia, epilepsia e doença de Parkinson. Um dos primeiros dispositivos, conhecido como Utah array, foi demonstrado pela primeira vez em um ser humano em 2004.
Em muitos casos, o conceito envolve implantes de microchips que armazenam dados e simplificam tarefas cotidianas, como fazer pagamentos. A prática também envolve o uso de dispositivos que não exigem implantes, como óculos inteligentes para pessoas com deficiência. Não existe legislação no Brasil sobre a tecnologia.
Como funciona o Telepathy chip cerebral que Elon Musk diz ter implantado em uma pessoa?
A empresa afirma que esses fios permitem que seu implante experimental, alimentado por uma bateria que pode ser carregada sem fio, registre e transmita sinais cerebrais sem fio para um aplicativo que decodifica como a pessoa pretende se mover.
O cartão SIM (sigla em inglês para: subscriber identity module, em português: "módulo de identificação do assinante"), também conhecido como chip (no Brasil) é um circuito impresso do tipo cartão inteligente utilizado para identificar, controlar e armazenar dados de telefones celulares de tecnologia GSM (Global System ...
As tecnologias de interface entre o computador e o cérebro (BCI, na sigla em inglês), como as propostas pela Neuralink, simbolizam uma nova era na interligação entre o cérebro humano e as máquinas. Elas nos convidam a reconsiderar nossas intuições sobre a identidade, o self e a responsabilidade pessoal.
A Neuralink –empresa de próteses cerebrais da qual Elon Musk é sócio– implantou pela 1ª vez, no domingo (28. jan. 2024), um dispositivo desenvolvido pela companhia em um paciente. A informação foi divulgada na 2ª feira (29.
O dispositivo é do tamanho de uma moeda e é colocado por meio de uma cirurgia invasiva, isso porque é necessário que ele seja implantado em uma região do cérebro responsável por controlar os movimentos. A empresa utiliza um robô para o implante do chip, chamado também de Interface Cérebro-Computador.
Segundo estimativas de sites especializados, o valor giraria em torno de U$ 800 a U$ 1,2 mil. Convertendo para o real, o celular Tesla preço custaria algo em torno de R$ 4 mil a R$ 6 mil em conversão direta, sem impostos. E já que falamos de preço, confira quais são os melhores celulares com bom custo-benefício.
É apenas um rumor: Elon Musk, por meio da Tesla, planeja lançar um smartphone. Com o nome de Model Pi, ele pode surgir em meados de abril de 2023. Ainda que seja uma especulação, os entusiastas dos negócios de Elon Musk aguardam ansiosos pela novidade justamente porque o bilionário nunca negou a existência do projeto.
Elon Musk, o bilionário fundador da Neuralink, disse que o primeiro humano recebeu um implante da startup de chips cerebrais no domingo (28) e está se recuperando bem.
Segundo a empresa, o implante Telepatia vai processar ondas cerebrais para pacientes sem mobilidade controlarem celulares, computadores, etc, com o pensamento. Um paciente humano recebeu, no domingo (28), o primeiro implante de chip cerebral da Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk.
A Neuralink afirmou que o implante é realizado por meio de um robô, semelhante a uma máquina de costura, capaz de implantar fios ultrafinos profundamente no cérebro das pessoas. A empresa afirma que o sistema eventualmente conseguirá ler e escrever grandes quantidades de informação.
No começo deste ano, a startup Neuralink, fundada por Elon Musk para desenvolver uma maneira de permitir que pessoas usem o cérebro para controlar computadores, conseguiu realizar com sucesso o primeiro implante de um chip cerebral em um paciente humano: o americano Noland Arbaugh, 30, tetraplégico desde 2016.