1 Ato ou efeito de comutar; substituição, troca. 2 Jur Atenuação ou substituição de pena. 3 Eletr Inversão de corrente alternada em corrente contínua ou vice-versa, utilizando-se um comutador.
Um processo de comutação é aquele que reserva e libera recursos de uma rede para sua utilização. As comutações de circuitos e de pacotes são usadas no sistema telefônico atual.
Assim, a comutação é a substituição de um segmento fònico de uma palavra por outro segmento, existente na língua, e cujo resultado seja outra palavra, mas se a segmentação fôr cada vez menor, chegar-se-á ao fonema, elemento indecomponí- vel.
A forma como esses recursos intermediários são alocados para permitir a comunicação é chamada de comutação, e pode ser de dois tipos: comutação de circuitos e comutação de pacotes.
Especificamente em telefonia, comutação (jargão) é o processo de interligar dois ou mais pontos entre si. No caso de telefones, as centrais telefônicas comutam (interligam) dois terminais por meio de um sistema automático, seja ele eletromecânico ou eletrônico.
Também denominada como indulto parcial, a comutação representa uma diminuição ou mesmo a substituição de uma pena por outra mais branda, sem, no entanto, resultar na extinção da punibilidade. Assim como o indulto, a comutação é concedida por meio de um decreto emitido pelo Presidente da República.
Os elementos de comutação da rede unem (ou conectam) circuitos ponto a ponto independentes até formar um “cabo” que interligue os dois pontos. Não é estabelecido um caminho dedicado entre os dois equipamentos que desejam trocar informações.
Comutação é a troca de um fonema por outro em um vocábulo. É pelo teste de comutação que se depreendem os fonemas de uma língua. Fazemos um teste de comutação quando alteramos o significante em um único ponto e verificamos se há alteração de significado.
O método utilizado na análise mórfica (depreensão dos morfemas ) é a comutação, que consiste na substituição de elementos a partir da qual resulta um novo vocábulo .
A capacidade de comutação é a quantidade máxima de dados que pode passar entre o processador de interface do comutador (ou placa de interface) e o barramento de dados. A largura de banda do backplane marca a capacidade total de troca de dados de um switch e é medida em Gbit/s.
A comutação é um indulto parcial que pode ser concedido em qualquer espécie de delito, a não ser naqueles excepcionados pela legislação, cabendo referir que, tratando-se de ato discricionário do Presidente da República, cabe a ele a definição da extensão do benefício.
A comutação forçada era utilizada em circuitos com alimentação CC e nos quais não ocorre reversão no sentido da corrente de anodo. A ideia básica é oferecer à corrente de carga um caminho alternativo ao tiristor, anulando a corrente de anodo, enquanto se aplica uma tensão reversa sobre ele, desligando-o.
Art. 4º Concede-se comutação às pessoas condenadas a pena privativa de liberdade que atendam aos requisitos estabelecidos neste Decreto e que não tenham, até 25 de dezembro de 2023, obtido as comutações por meio de Decretos anteriores, independentemente de pedido anterior.
Seu funcionamento trata-se de uma chave de transferência, que monitora as duas fontes presentes em sua entrada, selecionando qual fonte encontra-se adequada para alimentar a carga conectada em sua saída.
A rede pública de telefonia comutada ou RPTC (do inglês public switched telephone network ou PSTN) é o termo usado para identificar a rede telefônica mundial comutada por circuitos destinada ao serviço telefônico, sendo administrada pelas operadoras de serviço telefônico.
7 Ling Troca de um elemento linguístico (fone, morfe, palavra etc.) por outro, a fim de verificar se é possível obter-se outra palavra, sintagma ou frase; substituição.
- [z] antes de vogal: <olhos azuis>. Assim, [ S ], [ Z ] e [z] constituem alofones ou variantes fonéticas do fonema /s/ marca de plural, ocorrência que pode ser descrita através de regras fonológicas.
A comutação de pacotes é um método de transmissão de dados em que as informações são divididas em pacotes menores e enviadas independentemente através de uma rede.
Trata-se da taxa na qual um dispositivo eletrônico é capaz de ligar e desligar seus componentes internos, como transistores ou tiristores, para controlar a corrente elétrica que flui através deles.
O aparelho de comutação é um dispositivo utilizado em redes de telecomunicações para direcionar o tráfego de dados, voz e vídeo de um ponto para outro. Ele desempenha um papel fundamental na transmissão de informações entre diferentes dispositivos, como telefones, computadores e servidores.
É uma técnica apropriada para sistemas de comunicações que apresentam tráfego constante (por exemplo, a comunicação de voz), necessitando de uma conexão dedicada para a transferência de informações contínuas.
Comutação de pacotes se refere à capacidade do equipamento de rede de processar pacotes de forma independente um do outro. Também significa que os pacotes podem tomar diferentes caminhos de rede para o mesmo destino, desde que todos cheguem ao destino.