Vida é uma característica que distingue entidades físicas que têm processos biológicos, como processos de sinalização celular e autossuficiência, daquelas que não têm, seja porque tais funções cessaram (morreram), ou porque nunca tiveram tais funções e são classificadas como inanimadas.
No caso do conceito de vida, a palavra em questão pode significar desde a soma das capacidades ou qualidades que permitem o ser vivo resistir à morte, passando por um ciclo que representa etapas específicas da existência de um ser vivo, até uma série de condições que podem distinguir um ser vivo de um ser não vivo: ...
Essa “vida” estudada pela biologiapode ser entendida como o conjunto de características que mantém os seres em constante atividade. Esses seres que se mantêm em constante atividade, metabólica, fisiológica, bioquímica e genética são os seres vivos.
Os seres vivos devem usar energia e consumir nutrientes para realizar as reações químicas que sustentam a vida. A soma total das reações bioquímicas que ocorrem no organismo é chamada de metabolismo. O metabolismo pode ser subdividido em anabolismo e catabolismo.
O significado da vida humana, através da abordagem holística, pode ser entendida como o equilíbrio entre os dois princípios básicos (auto-afirmativo e integrativo) e entre os quatros componentes do ser humano (material, mental, emocional e espiritual).
Por fim, uma das teorias mais aceitas para a origem da vida atualmente é que os primeiros seres surgiram pela ação de processos químicos possibilitados pelas condições da Terra primitiva.
O sentido da vida é tudo aquilo que nos move, que nos motiva e que constitui significado para a nossa existência, seja um trabalho, um relacionamento, uma crença religiosa, uma causa política, um filho, a relação com os pais ou amigos, uma escolha estética, tocar um instrumento musical, pintar, dançar, ou qualquer ...
Mas uma das definições de vida que tem sido muito empregada pelos cientistas é a apresentada pelo Instituto de Astrobiologia da Nasa: “um sistema químico autorreplicativo que evolui como consequência da sua interação com o meio”.
Para muitos de nós, o sentido da vida é algo distante. Muitos ainda não sabem porque vivem, ainda não encontraram um significado para sua existência. As consequências disso podem ser sentimento de vazio, insatisfação, infelicidade e impressão de estar perdido.
Resposta: A vida é um conceito muito amplo e admite diversas definições. Pode-se referirː ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo; à condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu; e àquilo que faz com que um ser esteja vivo.
A pergunta é simples e direta, mas a resposta, não. Os biólogos sabem que a vida é um contínuo permanente, que se transfere de uma célula a outra e de um indivíduo a outro. Nunca começa e nunca acaba. Uma célula que se divide transfere a sua vida para as duas células-filhas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em um artigo publicado em 1995, definiu qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
A vida é um delicado equilíbrio entre tomar boas decisões e evitar perigos. A vida é confiar em nossos sentimentos, enfrentar desafios, encontrar felicidade, valorizar as lembranças e aprender com o passado. A vida é tão curta que se a colocar a perder, terminará mais rápido.
Quais os 5 elementos básicos para existência de vida na Terra?
"Todas as formas de vida que conhecemos se compõem, principalmente, de seis elementos: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo", afirmou Felisa Wolfe-Simon. Teoricamente, não há razão pela qual outros elementos não poderiam ser usados em vez dos "eleitos" pela natureza para constituir a vida.
Durante a formação do planeta Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, moléculas orgânicas compostas por carbono agregaram-se e deram origem aos ingredientes que foram essenciais para o desenvolvimento da vida.
A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, por exemplo, define vida como "um sistema químico autossustentável capaz de evolução Darwiniana". Essa é apenas uma de pelo menos cem definições já propostas para tentar se chegar a um conceito simples que englobe todas as formas de vida.
A VIDA É MESMO UMA MARAVILHA é um zine de Márcio Júnior que narra as desventuras de um personagem claramente comprometido pelo uso de entorpecentes. Esta pequena pérola em HQ está prestes a ser lançada também na versão desenho animado, produzida pela MMarte.
A vida é o bem supremo por excelência, e antes de ser um direito, também é pressuposto e fundamento de todos os outros direitos – condiciona os demais direitos da personalidade.
Encontrar o sentido da existência em uma pessoa, em linha gerais significa: Um indivíduo reconhece o outro como um indivíduo livre e responsável e ambas capacitam-se mutualmente na realização de suas potencialidades.
Já na perspectiva embriológica, a vida começa a partir da terceira semana de gestação, quando ocorre a gastrulação, o evento mais característico dessa semana, processo que estabelece os três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma), cujas células darão origem a todos os tecidos e órgãos no embrião(6).