São os consumidores que definem o que lhes é caro. Não é, portanto, inteiramente fora de propósito sugerir que os consumidores criam suas próprias realidades ou seus próprios luxos, pois criam condições necessárias para suas experiências de consumo (Campbell, 2006).
A análise identifica dois principais grupos de consumidores de luxo brasileiros: entusiastas do luxo e seguidores de tendências. Entusiastas do luxo são consumidores que têm o luxo como estilo de vida e buscam validação por meio da moda. Esse perfil tende a preferir produtos de marcas estabelecidas.
O valor agregado das marcas de luxo pode ser definido como o estilo, a apresentação, o apelo histórico, o design, a originalidade. Uma empresa de luxo bem sucedida detém a prerrogativa de imaginar e definir o produto com uma qualidade e uma apresentação das quais só ela tem o segredo.
O mercado de luxo é um setor caracterizado pela venda de produtos de alto valor agregado, voltados para um público seleto e com poder aquisitivo elevado.
Num contexto tradicional, pode-se pensar em luxo como algo raro, caro, exclusivo, restrito, gerador de distinção social, tradição e qualidade. Por outro lado, numa abordagem mais contemporânea, admite-se que os indivíduos têm um referencial próprio sobre o conceito do luxo.
O que leva alguém a gastar fortunas em produtos de luxo? | Universo Karnal
O que é algo de luxo?
Etimologicamente, a palavra luxo deriva do latim lux, que significa luz, brilho e iluminação. Está associada a algo brilhante, precioso, desejável e exclusivo.
Luxo também é uma possibilidade de consumo que nos oferecemos, sem necessidade, de uma maneira excepcional ou que nos permitimos dizer, fazer a mais, para nos dar prazer. Refere-se luxuosidade a objetos, produtos ou serviços que correspondem a gostos rebuscados e dispendiosos (Yeoman e McMahon-Beattie, 2005).
Um mercado de luxo é definido pela exclusividade dos produtos ou serviços oferecidos. Os itens de luxo são muitas vezes produzidos em quantidades limitadas, com materiais de alta qualidade e design exclusivo.
II - de luxo: quando não se caracterizem como essenciais para o atendimento à necessidade da contratação, sendo identificáveis por características como ostentação, opulência, extravagância, requinte ou forte apelo estético.
1 Estilo de vida que se caracteriza pelo excesso de ostentação e pelo gasto com bens de consumo caros e supérfluos; fausto, requinte, suntuosidade. 2 Aparato faustoso, suntuoso; esplendor, magnificência, pompa. 3 Qualquer coisa dispendiosa ou difícil de se obter, que agrada aos sentidos sem ser uma necessidade.
O termo “Luxo Acessível” pode ser usado para descrever serviços que podem ser considerados indulgências, mas ainda assim ao alcance dos consumidores da classe média. Em alguns casos o termo também pode ser usado para descrever bens e serviços que não são essenciais, mas que tornam a vida mais agradável.
CARACTERÍSTICAS DO MARKETING DE LUXO: EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR COMO SEU FOCO. O alto valor agregado através de uma experiência única que é proporcionada ao cliente a partir do primeiro contato com a marca é considerado um dos mais importantes pontos que reforçam exclusividade.
Segmentando o mercado de luxo em nove categorias: moda e itens pessoais, imóveis, automóveis, saúde, aeronaves privadas, iates, fine art, hotéis e bebidas finas, o levantamento mostra que todos eles cresceram nos últimos anos, mesmo com alguns sendo mais afetados pela pandemia, como automóveis e hotéis.
Ainda segundo a autora, o luxo moderno surgiu no século XVIII, com o desenvolvimento técnico trazido pela Revolução Industrial. Nesse momento, ganhou sua dimensão sensual, de satisfação pessoal do indivíduo – em contraponto ao instrumento de diferenciação social.
O mercado de luxo observou uma tendência no qual as pessoas passaram a priorizar o bem-estar, a sustentabilidade e as relações humanas, com isso as marcas estão cada vez mais apostando em soluções que integrem tecnologia, natureza, arte e elegância.
O varejo de luxo é um segmento de mercado que comercializa produtos e serviços de alto valor agregado, voltados para um público exigente e sofisticado. Esse setor se diferencia dos demais segmentos por oferecer não apenas bens materiais, mas também experiências memoráveis, exclusivas e personalizadas.
Você conhece o varejo de luxo? Esse termo é utilizado para classificar um mini segmento do varejo que concentra empresas especializadas em desenvolver artigos de luxo para uma pequena quantidade de compradores. Os consumidores desse setor caracterizam-se pela lealdade e identificação com as marcas do meio.
Para algumas pessoas o luxo é qualquer coisa dotada de excelência no mais alto grau. Para outros é aquilo que agrada os sentidos, que proporciona conforto e bem-estar. O luxo hoje é procurar ser quem você é. “
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