O coração simboliza o centro ou núcleo do nosso ser, do qual se originam a oração e as ações morais O coração é mencionado com frequência na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, onde Jesus usa o termo para explicar muitas verdades espirituais.
Órgão central e fundamental do corpo, o coração é um símbolo dos sentimentos no Ocidente e da inteligência e da intuição no Oriente. Associado à amizade, ao amor profano e à paixão, o coração na simbologia religiosa é um local que pertence a Deus.
Podemos conhecer o coração como o centro de nosso ser, porque, com nosso coração, oramos, meditamos, guardarmos a Palavra de Deus. Muitos maquinam o mal no coração, guardam as palavras de sabedoria no coração, “pensam” pelo coração, duvidam no coração, consideram as coisas no coração, creem com o coração.
"Coração é, na Bíblia, a sede da razão, da decisão, mais do que sentimento. Deus, fonte de conhecimento, colocou a lei no nosso coração (Jr 31, 3.33) para que possamos decifrá-la e vivê-la.
CORAÇÃO NA BÍBLIA É MENTE, PSIQUE, ALMA, ENTENDIMENTO.
O que Jesus falou sobre o coração?
O coração é coordenador de tudo
O Senhor Jesus nos fala que é do coração que provêm os maus pensamentos (cfr. Mt 15,19), fazendo o ser humano envolver-se nas trevas. O mal tende a esconder-se no espírito de seu ser interior. Se, pois, alguém ama Deus, também Deus o torna participante do próprio amor.
No Cristianismo, o coração é entendido como centro ou núcleo do ser e dele se originam a oração, ou seja, o impulso da fé que leva ao diálogo amoroso com Deus e também as ações e condutas morais. O coração é a morada de Deus, onde habita seu Espírito que é o Único que pode sondá-lo e conhecê-lo.
A simbologia foi criada pelo homem pela necessidade de expressar através de objetos ou formas sua religião ou sua arte visual. Muito antes da descoberta da função de bomba impulsionadora do sangue, o coração foi tido como centro da vida, da coragem e da razão. Seu símbolo é o mais universal.
É no seu coração que Deus vai falar, é do coração que emana vida. O Senhor está querendo preservar nosso coração para coisas grandes. Quando Deus pede que analisemos o nosso coração, é porque Ele quer acelerar coisas na nossa vida, nos levar a um novo nível de glória, nos levar a uma nova estação.
19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São essas coisas que contaminam o homem; comer, porém, sem lavar as mãos não contamina o homem.
O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus. Não é da vontade de Deus que odiemos nem julguemos, muito menos condenemos, mas não é essa a vontade da maioria, que aproveita das suas redes sociais para fazer isso à vontade.
Portanto, entender o significado bíblico do coração é essencial para entendermos o que a Bíblia ensina sobre a natureza do pecado e sobre a natureza da santificação. Falar no coração significa pensar. Ou seja, o sentido é que o servo de Abraão orou em pensamento (não audivelmente) porque o coração é a mente.
O que significa sentir aperto no coração espiritual?
Esse ritmo de pulsação é universal e quando o chakra está equilibrado traz confiança, com uma sensação de que podemos encarar a vida de frente, de peito aberto, pois estamos em paz com os outros e com o ambiente.
O que significa sentir o coração arder espiritualmente?
Hoje, Jesus Cristo vivo aborda seu caminho, caro leitor, e Ele quer se revelar a você! Quando o coração arde significa que o Espírito Santo está trabalhando sua vida, não O impeça, mas deixe toda tristeza, raiva, medo e tudo que possa te impedir e permita Ele se revelar a você.
O coração, em sentido bíblico, não é só um órgão nobre, pois não somos apenas matéria. Tampouco se reduz à sede dos “sentimentos”. O coração é, por assim dizer, o lugar no qual a vida física se une à espiritual, o corpo à alma e o homem a Deus.
As Escrituras ensinam que nossos corações e nossas mentes estão corrompidos pelo pecado. Jeremias ensina que “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9). Com relação à mente, a Bíblia descreve o impacto “noético” da queda do primeiro casal.
Ao aceitarmos as palavras bíblicas de que “é bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça”, significa reconhecer que tudo o que envolve a vida cristã está determinada pela existência eterna.
O nosso coração necessita de ser purificado, pois a natureza humana sem Deus é corrompida e má. Jesus disse: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15:18, 19).
Deus se ocupa do que está em nosso coração. Isso significa que Ele se importa com pensamentos, paixões, atitudes e se confiamos nEle e amamos Seus caminhos. Ele não valoriza aparência, posição social ou financeira, ou qualquer medida exterior que o mundo considere importante.
Porque Deus vê o coração, Deus sabe das nossas intenções, Ele sabe dos nossos sentimentos mais secretos, Ele sabe daquilo que está escondido lá dentro, e só nós temos conhecimento. Por isso a Deus interessa mais o que está dentro de você, o que está dentro de mim, do meu coração.
A Bíblia diz que esse pedido de Salomão agradou muito o coração de Deus, que lhe disse: “Já que não pediste para ti vida longa ou riqueza, vou fazer como pediste: dou-te um coração sábio e inteligente, como ninguém teve antes de ti e ninguém terá depois de ti.
─ Deus conhece os segredos do coração (Salmo 44,22)… ─ Senhor, tu me examinas e me conheces…, penetras de longe meus pensamentos…, sabes todas as minhas trilhas… As trevas não são escuras para ti…, Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração (Salmo 139,1-2.12.23).
BÍBLIA - Coração puro - NVI - Sua Bíblia de anotação. "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável - Salmos 51:10".