A Defis substituiu a DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) e foi instituída para que as empresas comuniquem à Receita Federal dados econômicos e fiscais. É sempre bom lembrar que essa obrigação acessória é exigida das empresas ME ou EPP inscritas no Simples Nacional.
O DEFIS é uma obrigação acessória instituída pela Receita Federal do Brasil (RFB) que tem como objetivo fornecer informações socioeconômicas e fiscais das empresas enquadradas no Simples Nacional. A obrigação foi criada para possibilitar o acompanhamento e a fiscalização dessas empresas.
Quem Deve Declarar A Defis? A Defis é uma obrigação de todas as empresas optantes do Simples Nacional, com exceção do MEI. Sendo assim, deve fazer a declaração, como falamos, todas as MEs e EPPs enquadradas nesse regime.
O documento é a maneira de informar à Receita Federal os dados econômicos e fiscais do seu negócio e, assim, comprovar os impostos recolhidos durante o ano. No início do ano, muitas empresas procuram saber mais sobre a declaração, tendo em vista que o prazo de entrega é 31 de março.
Para gerar uma DEFIS 2024 de situação especial, basta informar o Ano Calendário 2024, preenchendo as informações de situação especial nos [Outros Dados...]; Caso a opção DEFIS 2024 não esteja aparecendo no menu, você deve habilitar nas opções de permissões de usuários.
Consideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais.
Clique em “Defis” e depois em “declarar”. Preencha os campos relativos às informações econômicas e fiscais da empresa e selecione “salvar”, “verificar pendências” e “transmitir” para concluir o envio.
Quais declarações O Simples Nacional tem que entregar 2024?
O prazo de envio da DASN vai de 02 de janeiro a 31 de maio do ano calendário. Ou seja, é preciso enviar a Declaração Anual do Simples Nacional 2024 referente ao ano de 2023, até 31 de maio de 2024.
O período abrangido pela declaração corresponde ao ano-calendário de 2023 e, apesar de ser obrigatória, não há multa prevista caso a entrega da Defis não seja feita dentro do prazo.
A declaração da DEFIS pode ser feita por meio do PGDAS-D, Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, disponível no site do Simples Nacional.
São rendimentos isentos e não tributáveis, entre outros:
Capital de apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de morte ou invalidez permanente.
A Declaração de Informações Socioeconômicas Fiscais (Defis), é uma obrigação acessória das empresas optantes pelo Simples Nacional. Em resumo, a Defis foi criada com o objetivo de informar à Receita Federal do Brasil (RFB) os dados sociais, econômicos e fiscais de empresas integrantes do Simples Nacional.
A DEFIS é a declaração anual que deve ser enviada pelas empresas optantes pelo Simples Nacional, com dados fiscais, contábeis e econômicos, de todos os seus estabelecimentos. Para o ano de 2024, a DEFIS com as informações correspondentes ao ano-calendário 2023, deverá ser apresentada até o dia 28/03/2024.
A DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, é uma obrigação acessória que possui informações relacionadas à receita bruta anual, despesas, lucros, número de funcionários e indicadores socioeconômicos (localização da empresa, setor de atividade e outros fatores demográficos).
A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é uma obrigação anual a todas as empresas do Simples Nacional, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), e seu prazo para envio foi encerrado na última quinta-feira, 28 de março.
O prazo mensal para entregar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é o último dia do mês de março de cada ano, relativa aos fatos ocorridos no ano-calendário anterior.
Ganho de capital é o resultado correspondente à diferença positiva entre o valor da alienação e o respectivo valor contábil, diminuído, se for o caso, de depreciação, amortização ou exaustão acumulada e das perdas estimadas no valor de ativos.
A Defis, Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, é utilizada para informar à Receita Federal dados econômicos, sociais e fiscais de todas as empresas optantes pelo Simples Nacional.
Total de Entradas de Mercadorias por Transferência para Comercialização ou Industrialização no Período Abrangido pela Declaração (R$): Neste campo são somadas as notas de entradas do mês, com os CFOPs: 1151, 2151, 1152, 2152, 1153, 2153, 1154, 2154, 1408, 2408, 1409, 2409, 1658, 2658, 1659 e 2659.
Informar os rendimentos isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, efetivamente pagos ao sócio ou ao titular da pessoa jurídica, exceto os correspondentes a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados.
Informar o total das despesas da pessoa jurídica no período abrangido pela declaração. Consideram-se despesas pagas as decorrentes de desembolsos financeiros relativos ao curso das atividades da empresa e inclui custos, salários e demais despesas operacionais e não operacionais."
Atualmente, existem três tipos de regimes tributários pelos quais uma empresa pode optar no Brasil. São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A seguir, vamos nos aprofundar em cada um deles, explicando quais as suas principais características e com quais perfis de negócio eles se combinam melhor.