Cada qual tem o seu antagonista, ou seja, o dente que está na mesma posição, só que na arcada contrária, assim, juntos eles cortam e maceram os alimentos para que sejam deglutidos. Por isso, é importante que haja um encaixe perfeito da mordida.
Moldagem antagonista é moldar a arcada inferior quando o trabalho será realizado na parte superior e vice-verso, produzindo assim dois modelos, para que o dente oclua (encaixe) corretamente com o dente antagonista durante a mordida, e para que o protético possa verificar como é o encaixe natural dos dentes do paciente, ...
Incisivos laterais - dentes adjacentes aos da frente, também cortam os alimentos na mordida. São dois na arcada superior e dois na inferior; Caninos - dentes mais pontiagudos, vêm logo após os incisivos.
O que é extrusão dentária? A extrusão dentária corresponde ao processo onde a coroa dentária erupciona além do que deveria, ou seja, o dente fica mais pra fora da gengiva do que deveria e geralmente tende a afetar os dentes molares e pré-molares.
Os dentes pré-molares inferiores são geralmente unirradiculares, o que significa que eles têm uma única raiz que suporta a estrutura do dente. No entanto, em alguns casos, esses dentes podem apresentar variações anatômicas, como a presença de duas raízes, conhecida como pré-molar inferior birradicular.
O dente monorradicular é um termo utilizado na odontologia para descrever um tipo de dente que possui apenas uma raiz. Essa característica é comum em alguns dentes, como os incisivos e caninos, que desempenham funções específicas na mastigação e na estética do sorriso.
1-Endodontia unirradicular: Dentes só com um canal radicular. 2-Endodontia birradicular: Dentes com dois canais radiculares. 3-Endondontia multirradicular: Dentes com mais de duas raízes ou canais radiculares.
A fusão é uma anomalia de desenvolvimento, caracterizada pela união de dois dentes adjacentes. Ao averiguar o número dos dentes presentes é necessário considerar as coroas separadamente, pois se verifica neste caso duas raízes separadas ou duas raízes unidas com dois canais.
O que é dente irrompido? Dente irrompido é a mesma coisa que incluso, ou seja, são dentes que ainda não “nasceram”. Normalmente, ele está preso na gengiva e por conta do apinhamento ou da falta de espaço no osso, ele não consegue irromper.
A extrusão ortodôntica com finalidade restaura- dora constitue-se de grande valor terapêutico na recu- peração das distâncias biológicas. O arco vestibular colado representa uma maneira simples da execução desse procedimento de forma fixa e com um mínimo de desconforto e cooperação do paciente.
Erupção ectópica é um conceito utilizado para designar aqueles casos em que os dentes apresentam algum desvio em seu padrão normal de erupção, ou seja, erupcionam numa posição atípica.
Dens in dente é uma anormalidade rara de desenvolvimento dentário, caracterizada pela invaginação dos tecidos coronários, como esmalte e dentina, no espaço da cavidade pulpar, antes da calcificação tecidual.
Problema bucal relativamente comum, a mordida cruzada consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. Em boa parte dos casos, ela é bem perceptível, principalmente quando os dentes de baixo se sobrepõem sobre os de cima, deixando o queixo com uma proeminência para frente.
Os dentes das arcadas superior e inferior trabalham em conjunto. Cada qual tem o seu antagonista, ou seja, o dente que está na mesma posição, só que na arcada contrária, assim, juntos eles cortam e maceram os alimentos para que sejam deglutidos. Por isso, é importante que haja um encaixe perfeito da mordida.
Um antagonista (do grego: ἀνταγωνιστής - antagonistes, "oponente, competidor, rival") é um personagem, grupo de personagens, ou uma instituição, que representa a oposição contra a qual o protagonista tem de lutar.
Em Prostodontia o modelo antagonista representa a arcada que oclui com o maxilar, parcial ou totalmente desdentado, que necessita de reabilitação. Como réplica da arcada antagonista, o modelo deve reproduzir fielmente a morfologia oclusal.
Dentes ásperos podem acontecer por variados motivos, entre os principais estão problemas com o esmalte dentário, a camada externa que envolve o dente, ou ainda por excesso de tártaro. “Procurar o dentista assim que sentir os dentes ásperos é o primeiro passo.
Dentes inclusos são definidos como dentes que não irromperam na cavidade bucal, chegada sua época fisiológica de irrupção e, estes elementos, na grande maioria dos casos, podem ficar inclusos por toda a vida do paciente.
A odontodisplasia regional (OR) é uma anomalia rara que confere aos dentes um aspecto indefinido nas radiografias. Essas imagens radiográficas tênues são a razão pela qual esse distúrbio recebeu o apelido marcante de "dentes fantasmas".
O dente do siso fica posicionado no fundo da boca e, assim como os demais, atua na mastigação para reduzir a comida em pequenos pedaços antes de chegar ao estômago. Podemos dizer que não há uma função exclusiva aos terceiros molares, o que justifica sua retirada em determinados casos.
Quando o canal mandibular apresenta segundo ramo, é chamado de bifurcado. Embora a bifurcação do canal mandibular seja considerada uma rara variação, deve ser cuidadosamente avaliada.
A forma mais comum de dente supranumerário é o mesiodens, que fica posicionado entre os dentes da frente na arcada superior. Os dentes supranumerários podem ter formatos diferentes dos dentes comuns e até surgir no céu da boca.
A apicigênese consiste na remoção, exclusivamente, da polpa inflamada de dentes permanentes jovens injuriados que apresentam vitalidade pulpar. O intuito é proteger o restante da polpa vital permitindo a continuação do desenvolvimento fisiológico da raiz.
A restauração onlay é uma técnica utilizada para restaurar os dentes com muita perda nas paredes dentárias. Além disso, também pode ser aplicada na recuperação de toda a estrutura dentária que fica em contato com os dentes opostos, durante os processos de mastigação e oclusão.
O dente que conta com apenas uma raiz recebe o nome de unirradicular. Contudo, existem dentes que apresentam duas (birradiculares) ou mais raízes (dentes multirradiculares).