D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. A habilidade que pode ser avaliada por este descritor refere-se ao reconhecimento pelo aluno de opiniões diferentes sobre um mesmo fato ou tema.
Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em identificar do que trata o texto, com base na compreensão do seu sentido global, estabelecido pelas múltiplas relações entre as partes que o compõem.
Localizar informações explícitas em um texto. Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto. Identificar a finalidade do texto, da leitura textual em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da sua contextualização. Reconhecer assunto de um texto.
D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Descritor 21 Reconhecer diferentes opiniões relativas ao mesmo tema
Qual o descritor 19?
D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. Propomos aqui que você realize uma explanação sobre a construção das palavras. É importante pontuar aos estudantes que a parte da gramática que é específica para a formação de palavras é a morfologia.
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. As habilidades que podem ser avaliadas por este descritor relacionam-se ao reconhecimento da função dos elementos que dão coesão ao texto.
O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Trata-se de um conjunto de descritores de objetivos específicos de aprendizagem, que servem para nortear todas as avaliações. Esses descritores definem o que deve ser solicitado e aferido numa avaliação de estudantes, norteando o professor na elaboração de itens e estruturação das provas.
Os testes abordam questões de Língua Portuguesa e Matemática, visando à preparação dos alunos dentro das habilidades descritas no exame que indica parâmetros da educação em nível nacional.
O que é estabelecer relação Causa-consequência entre partes e elementos do texto?
Causa é um evento, ação, é aquilo que gera ou dá origem a algo. Consequência é o resultado de uma causa. A relação de causa e consequência descreve como eventos, ideias, ações ou elementos em um texto estão interconectados.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno calcular o perímetro de polígonos regulares e irregulares, circunferências e de figuras compostas por duas ou mais das figuras planas anteriores.
D3 - Inferir o sentido de palavra ou expressão. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno deduzir o sentido de uma palavra ou expressão, com base na compreensão do que está implícito no texto.