O que é o descritor 21?

D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. A habilidade que pode ser avaliada por este descritor refere-se ao reconhecimento pelo aluno de opiniões diferentes sobre um mesmo fato ou tema.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

Qual a função do descritor 21?

Por meio desse descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em identificar do que trata o texto, com base na compreensão do seu sentido global, estabelecido pelas múltiplas relações entre as partes que o compõem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seed.se.gov.br

Qual é a função do descritor?

Localizar informações explícitas em um texto. Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto. Identificar a finalidade do texto, da leitura textual em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da sua contextualização. Reconhecer assunto de um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rio.rj.gov.br

Qual é o descritor 22?

Descritor 22 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que diz o descritor 20?

D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.macae.rj.gov.br

Descritor 21 Reconhecer diferentes opiniões relativas ao mesmo tema

Qual o descritor 19?

D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. Propomos aqui que você realize uma explanação sobre a construção das palavras. É importante pontuar aos estudantes que a parte da gramática que é específica para a formação de palavras é a morfologia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.ma.gov.br

O que é o descritor D2?

D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. As habilidades que podem ser avaliadas por este descritor relacionam-se ao reconhecimento da função dos elementos que dão coesão ao texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

O que é o descritor 12?

O descritor 12 tem como foco identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, espera-se, nessa habilidade, que vocês consigam entender que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.ma.gov.br

O que é o descritor 8?

Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sme.goiania.go.gov.br

O que é o descritor 13?

Descritor 13 - Identificar a informação principal de um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que é o descritor 16?

Descritor 16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que é o descritor 17?

Descritor 17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outros recursos gráficos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que são os descritores da Bncc?

Trata-se de um conjunto de descritores de objetivos específicos de aprendizagem, que servem para nortear todas as avaliações. Esses descritores definem o que deve ser solicitado e aferido numa avaliação de estudantes, norteando o professor na elaboração de itens e estruturação das provas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em qstione.com.br

O que cai na prova do SAEB 9 ano?

Os testes abordam questões de Língua Portuguesa e Matemática, visando à preparação dos alunos dentro das habilidades descritas no exame que indica parâmetros da educação em nível nacional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em riodasostras.rj.gov.br

O que é estabelecer relação Causa-consequência entre partes e elementos do texto?

Causa é um evento, ação, é aquilo que gera ou dá origem a algo. Consequência é o resultado de uma causa. A relação de causa e consequência descreve como eventos, ideias, ações ou elementos em um texto estão interconectados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sme.goiania.go.gov.br

O que é o descritor 18?

Descritor 18 - Reconhecer o efeito se sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que é o descritor 15?

Descritor 15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelo uso de elementos linguísticos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

Qual o descritor D5?

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em download.inep.gov.br

O que diz o descritor D1?

D1 – Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.macae.rj.gov.br

O que é o descritor D22?

D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na retanumérica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.macae.rj.gov.br

Qual é o descritor 11 Matemática?

D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno calcular o perímetro de polígonos regulares e irregulares, circunferências e de figuras compostas por duas ou mais das figuras planas anteriores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.mec.gov.br

O que é o descritor 10?

Descritor 10 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educadores.diaadia.pr.gov.br

O que é o descritor 6?

D6 – Identificar o tema de um texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaoanguera.ba.gov.br

Qual é a habilidade do descritor 3?

D3 - Inferir o sentido de palavra ou expressão. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno deduzir o sentido de uma palavra ou expressão, com base na compreensão do que está implícito no texto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em central3.to.gov.br