D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer a estrutura e a organização do texto e localizar a informação principal e as informações secundárias que o compõem.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Um Descritor é um Elemento do Processo que representa o uso ou aplicativo de um elemento de Conteúdo do Método no Processo. O Descritor fornece a capacidade de substituir ou incluir o que é definido no Elemento de Conteúdo do Método original.
Os descritores representam ser, nada mais, nada menos, do que o conteúdo cobrado nas avaliações do Saeb. 📝 Entenda mais neste vídeo do nosso canal #MaisSaeb. ⠀ Se gostar do conteúdo não esqueça de comentar e compartilhar no seu feed!
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D14 –Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
DeCS 2020 (NOVO SITE) - Descritores em Ciências da Saúde
Qual a função do descritor 9?
D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer a estrutura e a organização do texto e localizar a informação principal e as informações secundárias que o compõem.
D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
O Saeb avalia os níveis de aprendizagem dos estudantes por meio de testes e questionários contextuais, aplicados a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2023, portanto, em 2024 não haverá aplicação do Saeb.
D8 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. HABILIDADES RELACIONADAS: -Revisar conteúdos que tratam da interação comunicativa, com ênfase em seus elementos e funções. -Conhecer textos de diferentes gêneros, analisando estruturas e funcionalidades.
Qual é a diferença entre habilidades e descritores?
Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar. Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino.
Os descritores não deixam de ser uma espécie de palavra-chave. No entanto, são palavras-chaves definidas a partir de critérios específicos. As palavras-chave, de forma geral, podem ser apenas um termo simples ou uma expressão que pesquisadores usam no momento da busca por artigos.
A tese do texto é: (A) As queimadas no cerrado brasileiro representam um desafio ambiental de magnitude alarmante e é crucial adotar medidas urgentes para combater esse problema e proteger esse ecossistema.
Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas do seu cotidiano, que envolvam o valor decimal de cédulas ou moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Essa habilidade é avaliada por meio da resolução de problemas que se relacionam ao cotidiano, associados à manipulação de dinheiro.
D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
A Escala de Proficiência de Língua Portuguesa é dividida entre os níveis 0 e 9, enquanto a de Matemática entre os níveis 0 e 10. Os resultados do Saeb 2017 também revelaram amplas desigualdades educacionais no Brasil.
Quem faz o SAEB? Desde 2021, ficou determinado que os exames serão aplicados anualmente para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, além da avaliação da Educação Infantil a cada dois anos. No caso das Instituições Públicas, o exame é obrigatório.