O que é o documento Dcnei?

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
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O que diz o documento Dcnei?

Nas DCNEI, a atenção já estava voltada para a criança, e o documento reforça a importância do acesso ao conhecimento cultural e científico, assim como o contato com a natureza, preservando o modo que a criança se situa no mundo.
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O que é Dcnei e para que serve?

Outro aspecto importante abordado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI é o conceito de criança, esta considerada como um sujeito histórico e de direito, centro do planejamento curricular em que as práticas pedagógicas impulsionam o desenvolvimento das crianças.
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Como a Dcnei define a criança?

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu artigo 4º, definem a criança como “sujeito histórico e de direitos, que interage, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, ...
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Qual a diferença entre BNCC e Dcnei?

( )-A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) institui e orienta a implantação de um planejamento curricular ao longo de todas as etapas da Educação Básica. Na Educação Infantil, ela dialoga com a DCNEI, mas traz um detalhamento maior ao listar os objetivos de aprendizagem.
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DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS para a Educação Infantil - DCNEI - Resenha

Qual a importância das Dcnei para Educação Infantil?

Ressaltamos que as DCNEI apontam como eixo do currículo da Educação Infantil e da prática pedagógica dos professores o trabalho pelas linguagens, bem como as interações e brincadeiras. As DCNEI trouxeram um importante avanço em termos legais para a oferta e a proposta pedagógica da Educação infantil no Brasil.
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Quais os princípios da Dcnei?

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se são os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil, que tiveram origem a partir das discussões levantadas pelos três princípios das DCNEI.
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Quais são os principais documentos que regem a educação infantil?

A concepção atual de infância e de educação infantil está constituída sobre as legislações: Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.
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Qual documento refere ao currículo da educação infantil?

O documento “BNCC na Educação Infantil” está disponível de forma gratuita e pode ser acessado no site do Movimento pela Base.
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Quais são os 7 eixos da educação infantil?

São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece.
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O que diz o artigo 4 das diretrizes curriculares?

Artigo 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa ...
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Qual a ordem do ensino infantil?

Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).
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O que é Rcnei e Dcnei?

O presente texto busca refletir sobre a arte no contexto da educação infantil, presente nos documentos nacionais oficiais: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2016, ...
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Como está organizado a Dcnei?

As DCNEI foram desdobradas a partir de cinco princípios educativos para a con- cretização dessas práticas cotidianas na Educação Infantil, que são: Diversidade e singularidade; Democracia, sustentabilidade e participação; Indissociabilidade entre educar e cuidar; Ludicidade e brincadeira; Estética como experiência ...
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Qual é o documento que regulariza as competências e diretrizes para educação infantil?

Afinal, o que é a BNCC? A Base Nacional Comum Curricular é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
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Quantos anos a criança entra no Pré?

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulamenta a idade de matrícula na pré-escola e no ensino fundamental, autorizando o ingresso de crianças com menos de 4 e 6 anos, respectivamente.
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Quais são os 3 tipos de currículo escolar?

Existem tipos de manifestações de currículo escolar, também chamadas de níveis de currículo escolar, a fim de distinguir conteúdo, formas de trabalho, organização e seleção pedagógica de cada um deles. São eles: currículo real (em ação), currículo oculto (implícito) e currículo formal (prescrito).
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Quando foi criada a Dcnei?

Criada em 1999, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma articulação de mais de 200 movimentos e organizações da sociedade civil que atuam para que todo cidadão tenha garantido seu direito à educação pública de qualidade.
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Como a BNCC trata o currículo na Educação Infantil?

A BNCC não é currículo

Os currículos vão além e trazem proposições em torno de como a criança e o jovem aprendem e, portanto, qual o papel do professor e quais as práticas pedagógicas mais adequadas para garantir os direitos de aprendizagens, de acordo com as realidades locais.
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Quais são as leis da LDB que mais caem em concursos?

LDB atualizada: quais são os artigos mais cobrados?
  • 21 ao 28 (Educação Básica)
  • 29 ao 31 (Educação Infantil)
  • 32 ao 34 (Ensino Fundamental)
  • 35 e 36 (Ensino Médio)
  • 37 e 38 (Educação de Jovens e Adultos)
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Quais as três das principais leis que regem a educação infantil atualmente?

As bases legais da Política Nacional de Educação Infantil (2006) são a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Nacional de Educação. De acordo com a política nacional, as instituições devem ser supervisionadas, acompanhadas e avaliadas pelo sistema de ensino.
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Quais são os três princípios da BNCC?

Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
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Como citar Dcnei 2009?

Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de Dezembro de 2009b, Seção 1, P. 18.
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Qual a concepção educação infantil e criança considerada pela BNCC?

Desse modo, em acordo com a Constituição Brasileira (1988), a Educação Infantil passa a ser um dever do Estado e um direito da criança. Nesse sentido, a concepção de infância passa por uma ação pedagógica que considera a criança como um ser social.
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O que quer dizer a sigla BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
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