A “terapia do espelho” – ou “técnica do espelho” – é um exercício focado em aumentar a autoestima e fomentar o autoconhecimento. Basicamente, consiste em se postar em frente ao espelho e direcionar a si mesmo frases de autoafirmação.
A Lei do Espelho determina que nosso inconsciente, impulsionado pela projeção psicológica que realizamos durante esse momento, nos faz pensar que o defeito ou desagrado que percebemos nos outros existe somente “lá fora”, não em nós mesmos.
A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.
O que significa atravessar o espelho na psicologia?
Introdução: A sinestesia espelho-toque é uma condição em que uma percepção de toque no corpo de outra pessoa induz a pessoa observada a sentir-se tocada da mesma maneira. Relato do caso: Um homem solteiro de 22 anos veio à consulta médica em uma clínica psiquiátrica privada.
Fique em frente ao espelho e olhe diretamente para seus olhos. Diga em voz alta uma afirmação positiva sobre si mesmo. Repita a afirmação por cerca de dois minutos, olhando diretamente para seus olhos no espelho. Repita o exercício diariamente por 21 dias seguidos, tentando não perder nenhum dia.
ESTÁDIO DO ESPELHO, EU IDEAL E MECANISMOS DE DEFESA | Dr. Lucas Nápoli
Qual objetivo da terapia do espelho?
A terapia espelho visa aumentar a função motora por meio de atividades funcionais e promover a reorganização cortical através do feedback visual. Objetivo: Investigar a eficácia da terapia espelho na melhora da função motora de pacientes com acidente vascular encefálico.
De frente para o espelho, eles estranharam seus reflexos e tocaram na testa. Essa é, tradicionalmente, a proposta do teste: marcar, de alguma forma, parte do rosto do animal em questão, de modo que ele só perceba o elemento incomum ao olhar para seu reflexo.
O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.
O olho dos outros talvez não nos veja da mesma forma que nós nos vemos, e apesar disso, eles ainda são fundamentais para que a nossa imagem se forme. Em outras palavras, encontramos em nós, reflexos dos outros. Reflexos esses que nem podem ser nossos, mas estão ali, no nosso inconsciente.
Ao espelhar, uma pessoa examina e sutilmente replica os comportamentos físicos e verbais de outra para estabelecer rapport e empatia durante uma conversa (por exemplo, no processo de promoção de uma oferta).
A técnica do espelho é uma das mais usadas em PNL. Na prática, é um artifício em que você imita a postura, os movimentos, a posição do tronco, a maneira de argumentar, a velocidade da fala e até o ritmo da respiração do comprador, reforçando o rapport.
Frequente na obra de Lacan, esse termo designa o fenômeno que consiste em o sujeito sentir-se aprisionado no desejo, no discurso ou no corpo do outro. Esse fenômeno radica numa primitiva etapa do espelho, em que a criança tem a imagem de si mesma confundida com a de sua mãe.
O que diz a profissional é que os espelhos refletem energia e luz ao redor do quarto, principalmente quando estão em frente a uma janela. O fluxo de energias também tem influência no processo.
O Método do Espelho ajuda a desenvolver o autoconhecimento e a autoconsciência. Ao olharmos para nós mesmos, ganhamos uma oportunidade de entender melhor nossos próprios sentimentos, pensamentos e ações diante de situações vividas.
O professor ou os pais devem colocar um espelho na frente do pequeno e pedir para ele fazer vários tipos de expressões. As mais comuns são: alegria, tristeza, raiva, timidez e calma. Em seguida, observe as expressões e peça para que a criança desenhe o formato que mais gostou ou aquele que foi mais desafiador.
A presença do papel de espelho permite que o si-mesmo seja reconhecido e comece a constituir-se. O si-mesmo pode, então, tornar-se uma realidade viva, com espontaneidade, e a pessoa pode construir uma forma de viver que seja verdadeiramente sua, sem a artificialidade característica da submissão.
O espelho tem o poder de transformar e repaginar um ambiente. Ele é capaz de deixar os espaços mais sofisticados, além de dar a sensação de amplitude. São usados também para valorizar objetos e iluminar aqueles cantinhos escuros da casa.
Se você olha para um objeto, pode imaginar a luz se movendo em linhas retas entre seus olhos e ele. Quando a luz se encontra com um espelho, ela reflete dependendo do ângulo em que atinge ele. É assim que você pode ver por trás de uma folha de papel quando ela está apontada para o espelho.
Revela ainda a realidade aparente, refletindo-a de forma invertida, chamando a atenção para a sua perenidade. O espelho é também um instrumento de adivinhação, juntamente com o cristal, pois permite ver para além da realidade aparente. O espelho é utilizado no julgamento das almas dos mortos na tradição indo-budista.
Algumas culturas acreditavam que os espelhos refletiam uma "natureza interior", ou a alma da pessoa. Esta crença antiga está na origem da lenda segundo a qual vampiros e outros demônios não têm reflexo no espelho - o que aconteceria pelo fato desses seres, mortos-vivos, não terem uma alma.
O espelho reflete a realidade, mas também é a ferramenta perfeita para a ilusão. Quando você espelha os seus inimigos, agindo exatamente como eles agem, eles não entendem a sua estratégia. O Efeito Espelho os ridiculariza e humilha, fazendo com que reajam exagerada mente.
Ao olhar se no espelho a criança vivencia diferentes sensações, percepções e emoções, reagindo de formas diferentes, surpreende-se, pesquisa, ri, observa, demonstra alegria, as vezes tristeza ou estranheza, às vezes fica fascinada.
A Dinâmica do Espelho tem sido utilizada como uma forma de avaliar comportamentos dos participantes, sendo uma das ferramentas mais poderosas quando o objetivo é provocar nas pessoas reflexões sobre si mesmas. Além disso, permite trabalhar o autoconhecimento e ampliar a importância de cada indivíduo no grupo.