O que é o estatuto social de uma empresa?

Estatuto social é um importante documento que guia a atuação de companhias e estabelece as principais particularidades de sua governança.
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Onde pegar o estatuto social da empresa?

Onde obter: Nos registros próprios da pessoa jurídica ou na Junta Comercial/ Registro Civil de Pessoa Jurídica onde são feitos os registros societários.
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O que deve constar no estatuto social?

São elas:
  • A) A denominação, os fins, a sede, o tempo de duração e o fundo social, quando houver;
  • B) ...
  • C) As condições e o quórum para alteração do estatuto;
  • D) Se os membros respondem ou não subsidiariamente pelas obrigações sociais;
  • E) As condições de extinção da pessoa jurídica e nesse caso o destino do patrimônio;
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Quem faz o estatuto social?

Quem pode alterar o estatuto social de uma associação é apenas a assembleia geral. A sua convocação pode ser feita pelo diretoria, por ⅕ dos associados da instituição ou por outro órgão representativo, como o conselho fiscal.
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Qual é a função social de um estatuto?

O estatuto social é um documento que irá constituir e regulamentar os direitos e deveres da sociedade e seus sócios, voltado para a organização de associações, entidades sem fins lucrativos e sociedades por ações. O estatuto pode ser definido também como a certidão de nascimento da sociedade.
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O que é o Estatuto Social nas Sociedades Anônimas? | Juridioque

Qual finalidade do estatuto?

As suas funções básicas, entre outras, são as seguintes: Regular o funcionamento da entidade frente a terceiros (por exemplo, normas para a tomada de decisões, representantes, etc.). Regular os direitos e obrigações dos membros e das relações entre eles.
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O que é objeto do estatuto social?

Podemos dizer que o objeto social é alma do seu contrato. É nele que vai constar o seu propósito como empresa, que atividades vão ser realizadas – enfim o que você pretende executar.
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Qual é o propósito de um estatuto?

Os estatutos podem trazer normas reguladoras de todos os atos e atividades da organização ou socieda de, como podem estabelecer regras reguladoras das relações dos elementos, que a compõem, com ela pró pria, impondo mesmo sanções para os atos dêles que possam ser contrários aos interêsses sociais, consis tentes em sua ...
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Qual documento estatuto social?

O Estatuto Social é um documento que estabelece e regulamenta os direitos e deveres de uma sociedade e de seus sócios. Geralmente, este tipo de documento é utilizado por organizações, entidades sem fins lucrativos e sociedades por ações para existirem legalmente, sendo reconhecidas frente às autoridades cartorárias.
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Quanto custa fazer um estatuto social?

O registro do Contrato Social se dará na Junta Comercial do Estado, ou nos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, conforme a natureza jurídica da sociedade. No caso da Junta Comercial o valor é de aproximadamente R$ 200 (duzentos reais).
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Como pedir estatuto social?

Para você conseguir uma cópia do contrato social é simples: a consulta do contrato social poderá ser feita na Junta Comercial do seu estado, como comentamos. Assim, você também poderá fazer o requerimento de uma segunda via no site da Junta, e o custo deste serviço varia dependendo do seu estado.
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Como funciona o estatuto?

O estatuto é um conjunto de normas jurídicas cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento de uma sociedade, garantindo assim uma convivência harmônica e democrática na sociedade como um todo.
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Qual é a diferença entre contrato social e estatuto social?

Enquanto o Contrato Social serve de base para a abertura de pessoa jurídica para associações com fins lucrativos, o Estatuto Social tem a função de fundamentar e regulamentar as associações sem fins lucrativos, orientando a gestão realizada pelos dirigentes.
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O que deve estar descrito no estatuto social?

No estatuto deve constar todos os artigos obrigatórios e de interesse dos acionistas e da sociedade. Relação completa dos subscritores do capital social: É a relação dos subscritores das ações que compõem o capital social da sociedade anônima.
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Como elaborar um estatuto para uma empresa?

O estatuto social de uma S.A. deve conter, no mínimo, os seguintes elementos:
  1. Denominação da Sociedade: Nome oficial da empresa, contendo a expressão "Sociedade Anônima" ou "S.A.".
  2. Objeto Social: Descrição das atividades que a empresa pretende realizar.
  3. Endereço da Sede: Localização da sede social da empresa.
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Onde conseguir o estatuto social da empresa?

De acordo com o tipo de sociedade, o registro do contrato social é realizado na Junta Comercial do Estado ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. O processo pode ser realizado de forma presencial ou online, de acordo com as orientações de cada município ou estado.
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Quem elabora estatuto social?

Por determinação legal, a Assembleia Geral é o órgão competente para promover as alterações estatutárias necessárias, devendo ser especialmente convocada para este fim e seu quórum de instalação e deliberação deve ser indicado no Estatuto.
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São itens obrigatórios do estatuto social?

Logo no começo do estatuto social, é preciso constar os dados da sociedade com a devida denominação, prazo de duração, a existência de autonomia administrativa e financeira, o fundo social, o nome e a individualização dos instituidores e diretores e o endereço da sede.
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Qual é a finalidade de um estatuto?

Sua finalidade reside na regulamentação da entidade sobre a qual se refere, através de um conjunto de regras jurídicas propostas pelas pessoas envolvidas para regular as questões mais relevantes àquela pessoa jurídica e membros dela participantes.
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Qual importância do estatuto?

O estatuto pode ser definido também como a certidão de nascimento da sociedade. Nele serão incluídas informações acerca dos objetivos da pessoa jurídica, regras e funções de seus associados.
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Quais são os tipos de estatuto?

Páginas na categoria "Estatutos do Brasil"
  • Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil.
  • Estatuto da Cidade.
  • Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Estatuto da Igualdade.
  • Estatuto da Igualdade Racial.
  • Estatuto da Juventude.
  • Estatuto da Metrópole.
  • Estatuto da pessoa idosa.
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Como saber o objeto social de uma empresa?

O objeto social de uma empresa é a descrição clara e precisa de todas as atividades econômicas que os sócios ou acionistas determinaram para a sociedade. Clareza e Precisão: a descrição das atividades deve ser clara, concisa e livre de ambiguidades. Evite termos genéricos e opte por uma linguagem específica e objetiva.
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O que é o CNAE?

A sigla CNAE significa Classificação Nacional das Atividades Econômicas. É o instrumento de padronização nacional por meio dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país.
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O que rege o estatuto?

1 – Estatuto:

Esse é o documento que rege uma organização sem fins lucrativos, as organizações sociais, como falamos anteriormente.
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