A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica atual da população brasileira é necessário, primeiramente, entender alguns conceitos básicos desse ramo do conhecimento.
A demografia é uma ciência que estuda as dinâmicas da população. A importância da demografia está relacionada à sua contribuição na proposição de políticas públicas. A demografia é uma ciência que realiza diversos estudos populacionais. Demografia é um campo da ciência que estuda os diferentes aspectos da população.
Os indicadores demográficos são valores criados pela demografia para mensurar, por exemplo, a variação no número de nascimentos ao longo do tempo. Também podem ser observadas a quantidade de mulheres engravidando em cada faixa etária, entre outros fatores.
O que é DEMOGRAFIA? A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente.
Demografia é a ciência responsável pelo estudo das populações humanas fazendo uso de análises estatísticas e conceitos que auxiliam na compreensão da evolução desses grupos. A demografia é responsável pelo estudo das dinâmicas das populações humanas.
O que são características demográficas? As características demográficas correspondem a definições utilizadas na classificação de grupos sociais e indivíduos. Elas permitem compreender valores, hábitos, crenças, experiências e até mesmo acesso a bens e serviços que as pessoas acabam tendo em comum.
Os dados demográficos são a representação das características de uma população. Informações como gênero, idade, educação, profissão, ocupação, nível de renda familiar e estado civil são exemplos típicos de questões usadas em pesquisas para traçar o perfil demográfico do consumidor.
Um dos ramos das ciências sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia. O termo “demografia” foi usado pela primeira vez em 1855 por Achille Guillard no livro intitulado “Élements de statistique humaine ou demographie comparée”.
São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.
A pesquisa demográfica (que usa perguntas específicas) busca informações básicas sobre respondentes. Isso permite ao elaborador da pesquisa entender o perfil de cada pessoa em relação à população geral.
A explosão demográfica é o fenômeno de crescimento acelerado da população de um local, que é causado, dentre outros motivos, por avanços científicos na medicina e na produção. Explosão demográfica é o crescimento rápido e acentuado da população de um território.
A análise demográfica é o estudo de uma população baseada em fatores como idade, raça e sexo. Os dados demográficos referem-se a informações socioeconômicas expressas estatisticamente, incluindo emprego, educação, renda, taxas de casamento, taxas de nascimento e mortalidade, e muito mais.
Conceitos demográficos são os referenciais utilizados no campo da demografia para o estudo e análise das dinâmicas populacionais. Eles são importantes porque nos auxiliam a caracterizar uma determinada população e compreender como ela evolui e a forma como esse conjunto de indivíduos se relaciona com o espaço.
A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.
A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.
Estrutura demográfica é a classificação da população em grupos determinados e segundos certos critérios: Etnia (estrutura étnica). Idade e sexo (estrutura etária). Ocupação profissional (população ativa e inativa).
Compreende as informações sobre os níveis e características da fecundidade, migração e mortalidade da população, bem como sobre os nascimentos e óbitos.
Os dados demográficos são necessários para calcular vários indicadores de saúde. Entre os dados coletados no censo nacional estão: a) população total por sexo, idade e grupo étnico; b) crescimento da população; c) proporção de população urbana e rural e d) razão de dependência.
Os vazios demográficos são locais de baixa densidade demográfica, em outras palavras, com poucas pessoas habitando o mesmo espaço (ou até não tendo moradores). Existem muitas formas de vazios demográficos.
A demografia (do grego demos, povo, e graphein, escrita) é uma área das ciências sociais que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas.