Os fechos padronizados das comunicações oficiais são “respeitosamente” e “atenciosamente”. Meras convenções, não têm nada a ver com sentimento. São formas objetivas e concisas de se despedir da pessoa a quem se remete uma mensagem.
Como deve ser o fecho de um ofício memorando ou de uma carta?
São utilizadas as expressões Atenciosamente e Respeitosamente. A primeira para autoridades de mesma ou de inferior hierarquia e a segunda para autoridades de hierarquia superior à do signatário. O fecho segue o mesmo alinhamento dos parágrafos do texto.
Para os demais casos, usa-se “Atenciosamente”. O fecho deve ser seguido de vírgula para antecipar a assinatura. Assinatura: compreende três elementos, nesta ordem: a assinatura propriamente dita, o nome completo e o cargo/função de autoridade de quem expediu o ofício.
Fechando a finalização da carta, a despedida é a saudação final que coloca um ponto final na carta, que pode ser feita por expressões como “grato pela atenção”, “atenciosamente” e “sem mais despeço-me”. É indispensável a assinatura da carta argumentativa, assim como a despedida.
três fechos: RESPEITOSAMENTE, para autoridades superiores; CORDIALMENTE, para autoridades de mesma hierarquia; e ATENCIOSAMENTE, para autoridades de hierarquia inferior.
As opções mais utilizadas nas despedidas formais são cordialmente e atenciosamente. Se você está em uma situação extremamente informal, vale enviar um “até breve” ou mesmo um abraço.
A conclusão é a parte final de uma redação. E, como último parágrafo do seu texto, precisa ter alguns elementos importantes, como um tom de encerramento e o reforço do ponto de vista desenvolvido ao longo do texto. O ideal é que a conclusão leve o leitor a refletir sobre as suas ideias a respeito do tema da redação.
Existem dois fechos para comunicações oficiais: “Respeitosamente”, para autoridades de hierarquia superior, e “Atenciosamente”, nos demais casos (BRASIL, 2018).
Ao finalizar a apresentação do seu relatório empresarial, faça um resumo dos principais pontos abordados. Recapitule as conclusões e recomendações-chave, destacando a relevância para o contexto empresarial. Agradeça ao público pela atenção e esteja disponível para discussões ou esclarecimentos adicionais.