O follow up de compras é o monitoramento de pedidos para garantir que o produto/serviço adquirido chegue dentro do prazo e com as especificações estabelecidas no momento da compra.
Follow up é um termo em inglês que significa “acompanhar”. Quando se trata do follow up de compras, são as práticas para garantir o abastecimento da empresa, tanto para atender aos pedidos feitos pelos clientes, quanto para manter sua infraestrutura em pleno funcionamento.
O termo follow up é originário da língua inglesa e significa acompanhar ou fazer o acompanhamento. Quando relacionado a vendas, portanto, significa acompanhar um cliente, desde o momento em que ele se tornou lead até o pós-venda.
Follow up é uma expressão em inglês, que significa acompanhar ou fazer um acompanhamento. Ou seja, quando alguém realiza um follow up, na verdade, ela está acompanhando um contato que já foi feito para obter uma resposta. Lembrando que, o conceito de follow up ele não é de uso exclusivo da área de vendas.
Agregue valor ao Follow Up educando seu prospect com um material de valor. Alinhe suas expectativas sobre o que a solução pode oferecer a ele. Faça perguntas e peça a opinião do seu lead. Na etapa de qualificação, envie um formulário com perguntas-chave para entender se aquele lead tem potencial para se tornar cliente.
O follow-up de vendas é importante porque um negócio não deve se preocupar apenas na atração dos clientes, mas também como preservá-los, a fim de estabelecer um relacionamento mais duradouro. Além disso, através dessa atividade, também é possível aprimorar o processo de vendas da organização.
O que é follow-up de vendas? O follow-up (FUP) é um processo que envolve entrar em contato com um potencial cliente após uma interação comercial – principalmente após a apresentação de proposta – para acompanhar o seu progresso e o seu interesse e dar continuidade ao processo de vendas.
O “follow-up”, traduzido como “acompanhamento” ou “seguimento”, é uma prática crucial no contexto de gerenciamento de projetos e atividades, que envolve monitorar e manter um acompanhamento constante das etapas, ações e progressos realizados após a implementação inicial.
O follow-up nada mais é do que o acompanhamento da carga. Uma gestão bem elaborada sobre a movimentação das mercadorias pode gerar muitas vantagens para todo o processo de transporte, resultando em aumento da eficiência na logística.
O follow up de vendas é um conjunto de ações de engajamento, geralmente feitas logo após uma reunião ou apresentação de proposta. A intenção é “acompanhar” a jornada do lead para que ele avance no processo de compra. Tanto que o termo follow up, em inglês, significa: ato de seguir ou acompanhar.
O termo follow-up vem da língua inglesa e quer dizer acompanhar ou fazer acompanhamento. Na área de vendas, isso se aplica a ações que permitam acompanhar seus clientes em potencial, fazendo com que avancem no processo de vendas até fecharem negócio.
Para cobrar um retorno do cliente sobre alguma proposta enviada, por exemplo, determine o intervalo de tempo para fazer o follow-up. Além disso, não desista na primeira tentativa e termine o contato sempre com uma ação para um próximo passo, como agendar uma reunião ou ligação.
Ao iniciar um contato, seja ele via WhatsApp, telefone, e-mail ou qualquer outro canal, explique o por quê da abordagem, o objetivo do contato e só então comece a falar sobre o produto ou serviço da empresa. Isso ajuda a reduzir a resistência natural dos clientes e a introduzir o tema de forma gradual.
Mas não se esqueça de pensar também em um follow up ativo. Isto é: ligações ou contatos para tentar fechar vendas ou iniciar negociações com clientes que não solicitaram nada de você, mas com os quais você está mantendo um bom relacionamento.
O follow up de compras pode ser automatizado — bem como as demais etapas do setor de compras — por meio de softwares especializados. Sistemas capacitados permitem o acompanhamento, em poucos cliques, de todas as tarefas, desde a solicitação até a entrega, passando pela gestão de fornecedores, de estoque e pagamentos.