A Organização Internacional de Normalização ou Organização Internacional para Padronização, popularmente conhecida como ISO é uma entidade que congrega os grémios de padronização/normalização de 162 países.
A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, para gestão da qualidade, e a ISO 14000, para gestão do meio ambiente.
As normas internacionais ISO, foram criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com a finalidade de melhorar a qualidade de produtos e serviços. A ISO, é uma das maiores organizações que desenvolve normas no mundo, e começou a funcionar oficialmente no ano de 1947, com sua sede em Genebra, Suíça.
A função da ISO é a de promover a normatização de produtos e serviços, cuja qualidade será melhorada permanentemente. Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil e representante da ISO.
As normas ISO são feitas pela Organização Internacional de Padronização, International Organization for Standardization, de onde vem a sigla ISO. A Organização Internacional de Padronização é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça.
PARA QUE SERVE A ISO 9001 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE | QMS BRASIL - ANA CARNEIRO
Para que serve a ISO em uma empresa?
As certificações de qualidade ISO representam uma forma de assegurar que empresas públicas ou privadas estejam aptas para fornecer um produto, serviço ou sistema conforme as exigências das agências reguladoras e dos clientes.
A DNV é um organismo de certificação terceirizado credenciado e pode ajudá-lo em toda a jornada, desde o treinamento ISO 9001 até as autoavaliações, análise de lacunas e serviços de certificação.
Qual é a principal diferença entre a ISO 9000 e 9001?
A principal diferença entre ISO 9000 e ISO 9001 é que a ISO 9000 é uma norma para termos e definições, enquanto a ISO 9001 é uma norma para sistemas de gestão da qualidade que são certificados.
Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.
ISO 9000. Essa é uma das certificações mais conhecidas, dado o grande número de empresas certificadas, e é voltada para o processo de Gestão da Qualidade das empresas. ...
ISO 9001. Assim como a ISO 9001,é uma das mais conhecidas. ...
As normas de qualidade no meio industrial são um conjunto de diretrizes e padrões estabelecidos que garantem a excelência dos produtos e dos processos de fabricação. Desde a seleção ao controle de matérias-primas até a padronização de processos de produção, essas diretrizes devem fazer parte das indústrias.
Como já destacado, a ISO 9001 é definida como uma norma internacional elaborada para especificar os requisitos que um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve apresentar para demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam às exigências regulatórias vigentes e dos clientes.
Qual o objetivo da ISO 9000? A série de normas ISO 9000 foi desenvolvida com o objetivo de promover diretrizes que possam ser implementadas por empresas e instituições de todo o mundo para assegurar a qualidade na condução de seus processos internos e externos.
A ISO 9000 faz parte de um conjunto de normas técnicas que estabelecem diretrizes e padrões para criação de um sistema de gestão da qualidade. Ele é formado pelas normas 9001, 9004 e 19011 cujo objetivo é otimizar os processos da gestão de qualidade de um produto ou serviço.
A norma ISO 9001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) e é baseada em sete princípios de gestão da qualidade. Os requisitos estão organizados em dez cláusulas principais: Escopo: Define o escopo do SGQ e os processos e produtos/serviços aos quais se aplicam.
A ISO 9001 está no mundo todo e garante qualidade de produtos e serviços, trazendo inúmeros benefícios para empresas, clientes e colaboradores. No Brasil, ainda não é obrigatória, mas é fundamental para as empresas que fazem exportação ou outras áreas que dependem das relações comerciais.
Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
A ISO 9001 (SGQ) continua a ser o foco principal das organizações brasileiras, tanto em termos de requisitos de compras, como de organizações em busca de certificação.
Atualmente, existem cerca de 24 mil normas ISO (International Organization for Standardization), que abrange quase todos os setores de tecnologia e fabricação, nos mais diversos ramos de atividades conhecidas. Desse número de normas, 107 são certificações que atuam em temas de Gestão Empresarial.
Se você busca excelência para o seu negócio, continue esta leitura e aprenda tudo que precisa sobre a ISO 9001 — Sistemas de Gestão da Qualidade — e NR 12 — Segurança no Trabalho em máquinas e equipamentos.
Quem decide se a empresa pode ter o certificado ISO?
7 - Quem decide se a empresa pode ter o CERTIFICADO ISO? Depois que uma empresa decidiu pela implantação da ISO, ao final deste processo precisa contratar uma companhia certificadora que realizará uma auditoria a fim de verificar se a empresa atende aos requisitos da norma.