O que é o lançamento direto?

Lançamento direto ou de ofício Nela, o procedimento de lançamento é completamente feito pelo sujeito ativo. Sua utilização é frequente em impostos lançados a partir de dados cadastrais, mas vem sendo substituído por outras formas de constituição. Também é usado em caso de declarações prestadas de forma irregular.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é lançamento indireto?

XI - lançamento indireto: quando ocorre a condução do efluente, submetido ou não a tratamento, por meio de rede coletora que recebe outras contribuições antes de atingir o corpo receptor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Quais são os 3 tipos de lançamento tributário?

Quais as modalidades de lançamento tributário? Existem, nos moldes definidos pelo CTN, três modalidades de Lançamento Tributário: Lançamento por Declaração, Lançamento por Homologação e Lançamento de Ofício.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

É exemplo de lançamento por declaração?

Por declaração: esse lançamento é o mais polêmico e falado, sem dúvidas. Aqui, a autoridade administrativa que faz o lançamento, no entanto, utiliza as informações do contribuinte sobre a ocorrência do fato gerador. São exemplos: ITBI e o Imposto de Importação na bagagem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 142 do CTN?

142 do CTN, estabeleceu-se que o crédito tributário é constituído pelo lançamento. Nas palavras de Luís Eduardo Schoueri, “A atividade do lançamento tem uma finalidade: apurar o an e quantum debeatur: se é devido e quanto é devido” .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

AGU Explica - Lançamento tributário

O que diz o artigo 144 do CTN?

À luz do que dispõe o artigo 144, § 1º, do CTN, infere-se que as normas tributárias que estabeleçam "novos critérios de apuração ou processos de fiscalização, ampliando os poderes de investigação das autoridades administrativas", aplicam-se ao lançamento do tributo, mesmo que relativas a fato gerador ocorrido antes de ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz o artigo 151 do CTN?

151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral; III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo; IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que é lançamento direto ou de ofício?

a) Lançamento direto ou de ofício: é aquele em que o Fisco, por meio da autoridade administrativa, dispondo de dados suficientes em seus registros para efetuar a cobrança do tributo, realiza-o, dispensando o auxílio do contribuinte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é o lançamento no Direito Tributário?

Previsto pelo artigo 142 do Código Tributário Nacional – CTN, o lançamento tributário consiste em um procedimento que permite e materializa a cobrança de impostos. Portanto, esse procedimento somente poderá ser exercido pela administração pública, e em seguida da ocorrência do chamado “fato gerador”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bvalaw.com.br

Qual a diferença entre lançamento por declaração e por homologação?

Nessa hipótese, digamos que o valor do tributo devido, determinado pelo lançamento, esteja, por qualquer motivo, errado. Se o erro for imputável ao Fisco, trata-se de lançamento por declaração. Caso contrário, trata-se de lançamento por homologação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.synchro.com.br

Qual a lei do CTN?

LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966.

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual o tipo de lançamento do IR?

Lançamento por declaração

Esse lançamento também é conhecido como misto, e ocorre quando a legislação obriga o contribuinte a prestar essas informações. A modalidade de lançamento tributário por declaração é a utilizada no lançamento do ICMS, IPI, IR, ISS, COFINS, CSLL e entre outros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buzaneli.com.br

Quem faz o lançamento tributário?

O lançamento tributário é atividade privativa da autoridade administrativa, todavia, o CTN permite a participação do sujeito passivo (contribuinte). O lançamento pode ser feito de 3 maneiras: a) de ofício ou direto; b) por declaração ou misto; e c) por homologação (também equivocadamente chamado de “autolançamento”):
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a forma de lançamento do ICMS?

O ICMS é tributo cujo lançamento se dá por homologação (art. 150 do CTN ), em que o próprio sujeito passivo declara a ocorrência do fato gerador e efetua o respectivo pagamento, tendo a Fazenda Pública, em regra, o prazo de 05 (cinco) anos, contados da ocorrência do fato gerador, para homologa-lo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é o tipo de lançamento do IOF?

O IOF é cobrado no cartão de crédito com uma alíquota de 6,38%. A aplicação é feita sobre o valor total da compra, onde é realizada a conversão para reais. Exemplificando: se a transação for equivalente a R$ 500, o tributo incidente é de R$ 31,90.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em remessaonline.com.br

Quais os impostos por homologação?

Lançamento por homologação

Exemplos de tributos que são lançados por homologação: IR, IPI, ICMS, PIS e COFINS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em turivius.com

Qual é o tipo de lançamento do ITR?

Embora o ITR seja tributo sujeito ao lançamento por homologação, no caso em comento, está-se diante de lançamento de ofício, com fulcro no art. 14 da Lei nº 9.393 /96, decorrente de subavaliação ou prestação de informações inexatas, incorretas ou fraudulentas por parte do contribuinte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é crédito tributário exemplo?

O crédito tributário é o valor que o sujeito ativo tem direito a receber do sujeito passivo em razão do não pagamento ou pagamento insuficiente de um tributo. Esse crédito é lançado pelo sujeito ativo, que calcula o montante devido e notifica o sujeito passivo para efetuar a quitação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

O que diz o artigo 149 do CTN?

149-A Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, I e III. * Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alerjln1.alerj.rj.gov.br

Qual é a diferença entre obrigação tributária e crédito tributário?

Note a diferença: enquanto a obrigação gera o começo do prazo decadencial, o crédito tributário faz iniciar o prazo prescricional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a obrigação tributária?

A obrigação tributária consiste no pagamento de tributos pelo contribuinte, podendo ser principal ou acessória; Para uma gestão tributária eficiente, é necessário que empreendedor e contador trabalhem juntos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.contaazul.com

O que é a obrigação tributária?

As obrigações tributárias de uma empresa se referem ao pagamento de tributos e à emissão de documentos fiscais e declarações, que podem variar conforme o porte, o segmento da empresa e seu regime tributário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cora.com.br

O que diz o artigo 123 do CTN?

123. Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, não podem ser opostas à Fazenda Pública, para modificar a definição legal do sujeito passivo das obrigações tributárias correspondentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que prevê o artigo 112 do CTN?

O princípio do in dubio pro contribuinte é empregada nas hipóteses previstas no artigo 112 do CTN , que trata de normas punitivas e condutas ilícitas, de forma que referido dispositivo legal não pode ser interpretado extensivamente com efeito de abranger a constituição do próprio crédito tributário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é prescrição CTN?

A prescrição extingue o direito, pertencente ao credor, da ação de cobrança do crédito tributário, também pelo decurso do prazo de 5 anos, contado da data da sua constituição definitiva (artigo 174 do CTN).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br