O que é para que serve o exame MAPA de 24 horas? MAPA de 24h significa monitorização ambulatorial da pressão arterial realizada durante 24 horas. Como o próprio nome sugere, esse exame avalia a pressão do paciente durante um dia inteiro, inclusive durante o sono e suas atividades cotidianas.
Para que serve o exame MAPA 24 horas? O MAPA é um exame muito útil para detectar variações na pressão arterial ao longo do dia, especialmente em casos de hipertensão e problemas relacionados. O exame é indolor e não invasivo, tornando-se uma opção segura para o diagnóstico e tratamento desses problemas.
É um exame muito simples. É colocada uma braçadeira, como a dos aparelhos de medida de pressão, sempre no seu braço porque não existe validação para medição da pressão arterial no antebraço. A braçadeira é conectada a um monitor colocado na cintura, que insufla a braçadeira a intervalos programados durante 24 horas.
A diferença entre eles é mesmo a indicação: o MAPA verifica a pressão arterial; o Holter a atividade elétrica. Ou seja, eles podem até ser usados de forma complementar, principalmente para os casos mais complexos de doenças cardiovasculares.
Exame MAPA 24h: O que você precisa no diagnóstico e tratamento da hipertensão
Como dormir com o aparelho do MAPA?
Quando for dormir, procure colocar o monitor sob o travesseiro, para que ele não atrapalhe seu sono. Cuidado para não se deitar sobre o braço que está o manguito. Não molhe, não danifique o aparelho, enquanto estiver com você é de sua responsabilidade conservá-lo.
É possível trabalhar durante o dia do exame? Não há problema em trabalhar durante a realização do exame. A única recomendação é não entrar em contato com a água, durante o período. Além disso, no momento em que houver a sinalização do BIP para marcação da pressão, a atividade que estiver sendo feita deverá ser cessada.
Qual o valor do Mapa 24h (mapeamento da pressão arterial) ? O exame de MAPA 24h tem o preço a partir de R$80 com a Doctor Saúde, no sistema particular, este exame tem um custo de em média R$160.
Boa tarde, quando a mangueira do aparelho se solta, o aparelho perde a sua capacidade de aferir a pressão, por isso se manterá apitando para informar que algo de errado ocorreu. No caso, você pode tentar reconectar a mangueira que o aparelho realizará as aferições normalmente.
Vir de banho tomado, pois não poderá tomar banho com o aparelho. Vir com sutiã ou top com alça, pois o exame é realizado sem blusa. Trazer um cinto para prender o aparelho na cintura. O paciente permanecerá com o aparelho por 24 horas.
O aparelho não poderá ser molhado, não deve ficar perto de computadores, celulares, caixas de som, aparelhos eletrônicos, devido a interferência gerada, que pode atrapalhar a qualidade do exame. O paciente não deverá ter contato com ímãs e colchões magnéticos, pelo mesmo problema citado anteriormente.
O MAPA é um exame pedido por cardiologistas quando há necessidade de tirar alguma dúvida sobre a pressão arterial. Pode ser que o paciente tenha sintomas de hipertensão, mas no consultório, por estar em repouso, a medição não indica nada ou pode indicar uma pressão elevada por nervosismo.
A cada medição procurar manter o braço em repouso e estendido ao longo do corpo; e. Ter cuidado para não se deitar sobre o braço em que está com o manguito, pois poderá prejudicar as medições.
O Holter é um exame para avaliar o ritmo do coração e, assim como o MAPA e o MRPA, pode fazer medições durante todas as atividades do dia e à noite, o que ajuda o médico em um diagnóstico mais preciso, com base em diversos valores. As principais indicações incluem: Investigar arritmias ou disritmias.
Vale destacar, no entanto, que caso o médico opte pela realização do MAPA 24h, os valores da pressão arterial que servem como parâmetro para o diagnóstico da hipertensão são outros. “Pelo MAPA, independentemente do período analisado, o limiar é menor que os 140x90mmHg que valem para o consultório”, explica o médico.
É fundamental que o paciente faça um bom registro dos horários de medicações (e suas doses), sintomas, refeições, trabalho e sono. Todos esses itens são relevantes, mas vale reforçar que é muito importante anotar corretamente o período de sono.
Não há contraindicações para a realização do Holter 24h, e o seu uso não gera nenhum efeito colateral no paciente nem durante ou após o exame. Uma das dúvidas mais frequentes é sobre o uso de celular e aparelhos domésticos neste período, mas eles não geram nenhuma interferência.
Porque o aparelho de pressão digital infla duas vezes?
Se a pressão aplicada inicialmente for insuficiente, o aparelho irá insuflar novamente até que a medição seja feita. Isso não indica nenhum problema. O usuário deve ter atenção ao colocar o manguito no pulso, que não precisa ser apertado, mas deve estar devidamente ajustado no pulso não deixando folga.
Seu principal objetivo é observar se há um comportamento anormal da pressão sanguínea, o que pode levar ao comprometimento de estruturas do sistema cardiovascular. Para tanto, o procedimento coleta valores de pressão arterial em intervalos regulares, a fim de fornecer um panorama de suas variações ao longo do dia.
Geralmente, o aparelho "aperta" bem forte o manguito no braço quando a pressão está muito alta ou quando a pessoa não relaxa o braço. A dica é: toda vez que começar a medição, deixe o braço e a mão completamente relaxados e tente não conversar.
O que não pode fazer quando estiver fazendo o exame MAPA?
Embora não haja restrições alimentares específicas durante o exame MAPA, é aconselhável evitar o consumo de cafeína e álcool algumas horas antes do procedimento. Essas substâncias podem afetar temporariamente os níveis de pressão arterial e influenciar os resultados do exame.
Recomenda-se como limites para indivíduos adultos os valores expressos abaixo, considerando como limites os valores de 140 mmHg para a sistólica e 90 mmHg para a diastólica durante o dia e 120 mmHg para a sistólica e 80 mmHg para a diastólica durante o sono.