A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado
heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes
de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará
departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam
O que é Marketing de segmentação? Marketing de segmentação é o processo de criação de grupos de clientes com base em padrões comuns de comportamento e consumo. Você cria filtros para melhorar a experiência do cliente/usuário, que fica mais propício a fechar uma compra.
A segmentação de mercado, como o próprio nome sugere, consiste em dividir em clusters - isto é, segmentos - o 'grande emaranhado' de consumidores de um mesmo produto e/ou serviço.
O QUE É SEGMENTAÇÃO DE MERCADO (Exemplos e Sua Real Importância)
Qual o principal objetivo da segmentação do mercado?
Segmentação de mercado consiste no estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa. E como segmentar o meu negócio?
Quais são os requisitos básicos para elaborar uma boa segmentação?
Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável. Não é possível para uma empresa satisfazer todos os consumidores de um dado mercado, ou pelo menos, da mesma maneira.
Afinal, quais são os 4 Ps e o papel de cada um deles? O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.
O marketing B2B, marketing business-to-business, é um tipo de marketing que envolve a promoção de produtos ou serviços de uma empresa com foco em vender para outra empresa ou organização.
Já B2C significa “business to customer”, ou seja, “empresa para consumidor”. Empresas B2B são empresas que têm como modelo de negócio vender produtos/serviços para outras empresas (pessoas jurídicas), enquanto as B2C vendem soluções diretamente para o cliente final (pessoas físicas).
Na prática, um negócio B2B é aquele cujo público-alvo não é o consumidor pessoa-física, e sim, representantes de empresas. Em geral, negócios enquadrados neste modelo são fornecedores de matérias-primas, suprimentos, serviços e sistemas — os chamados SaaS (Softwares como serviço).
O B2B é o modelo de negócio business to business ou, na sua tradução para o português, “empresa para empresa”. Neste modelo, o cliente final é uma outra empresa, ao invés do modelo mais conhecido pela maioria dos consumidores, que é quando o cliente é pessoa física (B2C).
Os 5Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing, se referem à alguns pilares básicos desta ciência, sendo eles o Preço, Praça, Promoção, Produto e Pessoas.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Já Kotler (2003) afirma que a segmentação são as diversas as maneiras usadas para identificar os mais variados segmentos de um determinado mercado. O reforçoé que a segmentação é importante, pois, depois de se segmentar e a empresa encontrar vários segmentos de mercado, ela escolherá o seu de atuação.
Quais são as características da segmentação de mercado? Algumas características mais básicas de categorizar o público da sua segmentação de mercado são: localização, hábitos de compra e consumo, gênero, faixa etária, classe social e muitas outras que podem ser relevantes para o seu negócio.
“Um segmento de mercado consiste em um grande grupo que é identificado a partir de suas preferências, poder de compra, localização geográfica, atitudes de compra e hábitos de compra similares”. Kotler (2002, p. 278).
Segmentar ajuda você a identificar lacunas no mercado para aproveitar mais as oportunidades. Por exemplo, em determinado momento o Yakult lançou um produto com foco em pessoas com mais de 40 anos. Então, segmentaram suas ações para esse público e as campanhas surtiram efeito.
Quais as vantagens de usarmos a segmentação no marketing?
Com essa prática, os esforços de marketing, publicidade e vendas são otimizados, além de aumentar a satisfação do público. Ao segmentar o mercado, você consegue identificar segmentos específicos de consumidores que possuem necessidades, preferências e comportamentos similares.
Um CRM de vendas é uma ferramenta ou sistema utilizado pelas equipes de vendas para gerenciar e acompanhar as interações com os clientes ao longo do ciclo de vendas, desde o primeiro contato até o pós-venda.
A sigla G2C significa government to citizen ou, em português, governo para cidadão. Trata-se de uma relação comercial pela internet entre o governo (federal, estadual ou municipal) e os contribuintes.
O marketing B2B, ou marketing business-to-business, refere-se ao processo de uma empresa informar outra empresa sobre um produto ou serviço. O objetivo do marketing B2B é que o vendedor se comunique com os tomadores de decisão de uma organização, e não com o consumidor final.