Na Amazônia peruana, a bebida é conhecida como masato. Tradicionalmente, as famílias oferecem chicha aos visitantes. As crianças bebem chicha nova, não fermentada, enquanto os adultos bebem chicha fermentada. A chicha mais fermentada, com maior teor alcoólico, é reservada aos homens.
Receita dos indígenas peruanos, a chicha leva como base o milho preto. Nesta bebida saborosa e refrescante, tudo é aproveitado: cascas de maçã e abacaxi são fervidas junto ao milho e este líquido é incorporado à polpa das frutas na finalização.
🤩 É uma bebida tradicional Venezuelana 🇻🇪 à base de arroz🍚 e leite🥛. Tem um sabor peculiar e uma textura cremosa. Você pode bebê-la em qualquer época do ano. Há pessoas que gostam dela com um toque de canela ou um bocado de leite condensado.
A chicha morada é bem fácil de ser incluída na dieta, inclusive substituindo outras bebidas que podem fazer mal para a saúde, como refrigerantes, que são ricos em açúcar. Ela pode ser servida como acompanhamento, nas refeições diárias, ou em momentos mais quentes do dia a dia.
Durante o desenvolvimento do estudo, os pesquisadores encontraram no chichá a presença de rutina, compostos bioativos que estão entre os antioxidantes naturais mais eficazes. “A rutina possui ação oxidante, anti-inflamatórios, antiviral e anticancerígena.
De origem inca e feita à base de milho, está à venda em diversos lugares, sendo uma atração por sua variedade de cores e sabores. Na década de 40, a chicha chegou a ser proibida na Colômbia como resultado da intensa campanha de uma cervejaria alemã que se instalava no país.
Em Venezuela, a chicha de arroz é feita a partir de arroz cozido, leite e açúcar. É branca e possui a consistência de gemada. É servida como uma bebida doce e refrescante, com cobertura de canela em pó ou leite condensado. A bebida não contém álcool.
Coronavírus: pandemia agrava fome e desespero na Venezuela
A arepa, um pãozinho feito de farinha de milho branco, é a comida mais popular do país, mas bem que a manga poderia ocupar este lugar. É graças a esta fruta que duas vezes por ano a população de baixa renda consegue encher o estômago sem ter que pagar por isso.
É típica do nordeste do Brasil e de diversas outras regiões da América Latina, onde recebe diferentes nomes como: panela (Colômbia, Venezuela, México, Equador e Guatemala), piloncillo (México), papelón (Venezuela e Colômbia), chancaca (Bolívia, Peru e Chile), empanizao (Bolívia) ou tapa de dulce (Costa Rica).
A Chicha é uma bebida fermentada tradicional, produzida pelos povos indígenas da América Latina em geral, desde a época do Império inca. Inicialmente ela era uma bebida fermentada à base de milho e outros cereais.
Bebida tradicional do Peru, a Chicha Morada é um refresco feito com milho de cor roxa (maiz morado) fervido com especiarias e frutas. Essa bebida saudável é uma ótima alternativa para eliminar refrigerantes ou outras bebidas açucaradas do seu cardápio.
Para se fazer o cauim, pedaços finos de mandioca são fervidos até ficarem bem cozidos e se deixa esfriar. Então as mulheres e meninas se reúnem ao redor da panela; levam uma porção até a boca, mastigam bem, ensalivam e botam a porção em um segundo pote.
Comestíveis, as sementes servem de alimento para animais da região e os frutos são aproveitados na decoração e confecção de utensílios domésticos. Dotada de castanha oleosa em seu interior, a semente do chichá era utilizada por tribos indígenas para tratar erupções na pele.
Muito apropriada para o paisagismo pela sua beleza. Os frutos vermelhos são usados em decoração e na confecção de utensílios domésticos. As sementes são comestíveis e procuradas pela fauna.
A casca da semente é de um formato diferente, possibilitando diversos adornos em artesanatos. As amêndoas são comestíveis por humanos e outros animais. Depois de torradas, apresentam aroma semelhante ao cacau.
A nossa chicha se enquadra na definição uma vez que é feito com milho orgânico roxo (amarelo também pode), morango e pimenta. O milho é mascado e cuspido em uma tigela. Em seguida é fervido e depois passa por um processo de fermentação antes de ser servido.
A chicha colombiana é uma bebida feita a partir da fermentação de diversos cereais e frutas, especialmente milho e mandioca. Tem uma longa história, sendo parte integrante da cultura e identidade dos povos indígenas e camponeses da Colômbia.
O Milho Peruano Andino Maíz Chulpi também conhecido como cancha serrana é uma guarnição típica da gastronomia andina, principalmente da região peruana. É quase impossível mordê-lo se não foi tostado, mas quando preparado é crocante e saboroso.