O matema lacaniano da pulsão implica que não há pulsão fora do campo das demandas, já que o matema da pulsão escreve todas as relações do sujeito com as demandas ($ <> D).
A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt.
Freud considera que a pulsão poderia ser subsumida ao conceito de estímulo (Reiz), de modo que pulsão poderia ser entendida como uma variante sua, uma espécie de estímulo para o psíquico. Não devemos, porém, entender estímulo para o psíquico como equivalente da pulsão (GARCIA-ROZA, 2004).
A lamela representa a parte do ser vivo que se perde na medida em que este se produz pela via do sexo. O mito aqui descrito por Lacan como um ser mortífero marca a relação do sujeito entre a sexualidade e a morte.
A pulsão - Glossário Freud | Christian Dunker | Falando daquilo 10
O que é pulsão?
Impulso, instinto ou pulsão, do ponto de vista analítico, deve ser entendido como um processo dinâmico consistindo numa carga energética que faz tender o organismo, através de um trabalho, para um fim, a descarga.
INTRODUÇÃO. Freud (1915/1996), em seu célebre artigo metapsicológico sobre a pulsão e seus destinos, define quatro destinos pulsionais, a saber, recalque, sublimação, retorno em direção ao eu e reversão no contrário.
Catexia (do alemão besetzung; em inglês cathexis) é o processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é vinculada à representação mental de uma pessoa, ideia ou coisa ou investida nesses mesmos conceitos.
1. a noção de pulsão aparece na obra de Freud como um desdobramento do campo aberto pelo conceito de desejo, central em 1900; 2. o fundamento da noção de desejo construída nesse momento está na ideia de este ser fruto de uma vivência passada, já acontecida, e ser, portanto, um afã de retorno ao já vivido.
A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.
O que é o fantasma? O fantasma, propriamente falando, constitui-se como uma defesa contra o real. Ele é uma espécie de tela que dissimula o encontro com o real e o torna suportável ao sujeito. Em outras palavras, há algo que vem do real que é intolerável ao sujeito, algo que ele deve mascarar, obturar.
Poderíamos então designar como erogeneidade a atividade que emana de uma parte do corpo e envia estímulos sexualmente excitantes em direção à vida psíquica.” (FREUD, 2004 [1914]: 104).
A satisfação pulsional, Freud (1915b) esclarece, é sempre agradável em si mesma, embora irreconciliável com certas reivindicações e intenções do ego. O que se observa por meio do recalque é o “impossível” de uma satisfação pulsional que não se submete ao princípio do prazer.
Assim, o mito ensina o homem a ter certa conduta em relação aos seus semelhantes e outra em relação aos deuses. Entre os gregos, o mito sobressaise como uma forma autônoma de pensamento e de vida.
Zeus criou a mulher para vingar-se de Prometeu e Epimeteu. A vingança era porque Prometeu roubou o fogo do Olimpo e deu aos homens. Pandora foi a responsável por abrir uma caixa/jarra que espalhou todos os males existentes pela Terra.
1. Lâmina muito fina. 3. Invólucro fino, com pequenos compartimentos em forma de bolha, onde são acondicionados comprimidos, cápsulas ou outros objectos pequenos, cuja superfície é depois revestida para proteger o conteúdo (ex.: lamela de 10 comprimidos).
Canais de Havers são uma série de tubos estreitos dentro dos ossos por onde passam vasos sanguíneos e células nervosas. São formados por lamelas concêntricas de fibras colágenas. São encontrados na região mais compacta do osso da diáfise óssea (meio de ossos longos).
A lamínula é uma versão reduzida da lâmina de microscopia, utilizada sobre a lâmina para cobrir a amostra, evitando aberrações da imagem e refração dos raios luminosos. Ela serve como uma barreira entre a lente do microscópio e o material biológico que deve ser analisado, protegendo dessa forma a ambos.
Qual a diferença entre pulsão de vida e pulsão de morte?
As pulsões sexuais de vida são as pulsões sexuais ligadas, que buscam a totalidade, a construção, a síntese; buscam manter constante a pulsão; já as pulsões sexuais de morte têm por fim a descarga total da pulsão, e a desunião.
Qual a diferença entre pulsão e instinto? A pulsão para os humanos vai muito além do que é o instinto para os outros animais. A necessidade de dormir, comer e respirar é comum a todos nós, mas é garantido que você nunca viu um animal fazer greve de fome, por exemplo.
As pulsões são a origem da energia psíquica que se acumula no interior do ser humano, gerando uma tensão que exige ser descarregada. O objetivo do indivíduo seria, assim, atingir um baixo nível de tensão interna.