De forma objetiva, o método experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis capazes de influenciar o objeto e definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Sendo assim, nesse tipo de método, o pesquisador participa ativamente da pesquisa.
Método experimental: nesse método, o objeto/fenômeno estudado é submetido a diferentes condições controladas, analisando-se o impacto gerado ao sistema. Essa abordagem é muito empregada na Química, na Física, na Biologia e nas áreas farmacêutica e médica.
O método experimental consiste num conjunto de procedimentos de observação; formulação de hipóteses; experimentação (teste de hipóteses); descrição e discussão de resultados, com vistas à identificação de relações causais entre determinadas variáveis (Fraisse, 1970).
A pesquisa experimental caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. Portanto, a pesquisa experimental pretende dizer de que modo ou por que causas o fenômeno é produzido. A pesquisa experimental constitui o delineamento mais prestigiado nos meios científicos.
Entenda de uma vez por todas o MÉTODO CIENTÍFICO | Prof. Paulo Jubilut
Qual é o método experimental?
O que é o método experimental? O método experimental é um método de abordagem que submete o objeto de estudo à influência de variáveis controladas para analisar o impacto dessas interações.
Elas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos básicos e desenvolver habilidades.
A principal vantagem de experimentos é que eles oferecem controle sem precedentes sobre as variáveis de interesse. Isto acontece porque o método permite a manipulação experimental sistemática de variáveis em um ambiente controlado, com indivíduos ordenados de forma aleatória.
Mas é nas primeiras décadas do século XVII que se dão duas aportações decisivas para que se verificasse um desenvolvimento científico até aí sem precedentes: o estabelecimento do método experimental e a definição da dúvida metódica cartesiana.
A psicologia experimental é uma área científica que estuda o cérebro e o comportamento humano por meio da experimentação. Ou seja, ela desenvolve experimentos controlados para avaliar a psique humana e, assim, comprovar algumas teorias.
Dois tipos de experimentações são classicamente tratados em sala de aula, a experimentação investigativa e a ilustrativa (DELIZOICOV, 1991; GIORDAN, 1999; FRANCISCO, et al. 2008). Enquanto a experimentação investigativa é realizada anteriormente à teoria e, a outra, ilustrativa, é realizada após a teoria.
O método experimental envolve a manipulação de uma variável para determinar se isso causa mudanças em outra variável. Este método se baseia em métodos de pesquisa controlados e atribuição aleatória de assuntos de estudo para testar uma hipótese.
A experimentação é uma atividade que potencializa o ensino e a aprendizagem de Ciências, e estimula o interesse dos alunos em sala de aula. Acredito que a experimentação, além de lúdica, oportuniza a aproximação do professor com o aluno, onde os dois são agentes ativos no processo de ensinar e de aprender.
O experimento na Ciência é um recurso necessário para a verificação das hipóteses elaboradas pelos cientistas, quando essas são possíveis de serem testadas. Os resultados de um experimento científico podem ser muito diversos, negando, confirmando ou modificando a hipótese inicial.
Um estudo experimental tem a finalidade de descobrir algo desconhecido ou testar uma hipótese. A Engenharia de Software Experimental é a disciplina que investiga as técnicas, processos e ferramentas pela experimentação.
Essencialmente, a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
A experimentação funciona como meio para estudar e compreender as teorias - fixar melhor os conceitos e lembrá-los durante uma prova, através da memorização - além de aprofundar os conhecimentos sobre determinado assunto.
As atividades experimentais proporcionam aos estudantes um ambiente onde eles possam testar as suas hipóteses, indagações e curiosidades, além de fazer uso da criatividade para resolver possíveis situações- problemas durante a prática.
Qual é a diferença entre experiência e experimentação?
O experimento é o momento de preparação. É a etapa que ocorre a seleção dos materiais necessários, escolha de métodos e descrição dos mesmos. A experiência é a fase da vivência direta com o que foi planejado.