Kaltenborn propõe que ao invés de forçarmos a mobilização da capsula anterior através de movimentos de translação anterior da cabeça do úmero, forçando uma região que está hiperestimulada, deveríamos estimular a cápsula anterior transladando a cabeça do úmero posteriormente, o que levaria um alongamento da cápsula ...
A regra côncavo-convexa de Kaltenborn nos informa qual parte da cápsula articular é tensionada quando movemos um parceiro articular adjacente: Quando uma superfície de junta convexa está se movendo, o rolamento e o deslizamento ocorrem na direção oposta.
A técnica isostretching foi aplicada em sessões de uma hora, três vezes por semana. Consiste em exercícios isométricos excêntricos, em que o tempo de manutenção das posturas é regido por três expirações profundas e prolongadas, nas posições deitado, sentado, em pé, utilizando bola e bastão.
Brian Mulligan, na década de 80, o Conceito Mulligan é uma técnica da Fisioterapia Manual Ortopédica, e tem como objetivo principal o reposicionamento da articulação. Vários segmentos corporais podem ser tratados com essa abordagem terapêutica.
A técnica de mobilização articular proposta por Maitland1, baseia-se em um sistema graduado de avaliação e tratamento, através de movimentos passivos oscilatórios, rítmicos, graduados em quatro níveis que variam de acordo com a amplitude dos movimentos acessórios normalmente presentes nas articulações.
A mobilização serve para movimentar as articulações e evitar que fiquem enrijecidas. QUANDO DEVO MOBILIZAR? Todos os dias. O ideal é fazer os exercícios de mobilização antes dos alongamentos, sendo que todos os exercícios devem ser repetidos lentamente, com duração de 1 (um) minuto.
“O Conceito ou Técnica de Maitland tem como objetivo aliviar dores e liberar com segurança determinadas estruturas, e com isso restaurar os movimentos, amplitude e a mobilidade articular normal, melhorando, assim, a função do indivíduo.
Estes podem ser anterior-posteriores, transversais ou longitudinais. Maitland argumenta que a resposta da dor comparável “é quase sempre encontrada com o movimento não fisiológico em vez do movimento fisiológico”. Por outro lado, Mulligan aplica movimento em simpatia com o movimento fisiológico.
A abordagem McKenzie enfatiza a educação e o envolvimento ativo do paciente. Os pacientes são estimulados a se autotratar e assumir a responsabilidade sobre seu autotratamento. Por essa razão, forças geradas pelo paciente são usadas como primeiro recurso.
O primeiro método descrito nessa norma técnica é o Rippl, procedimento de regularização de vazões que define a capacidade do reservatório para um dado consumo.
Aumento da flexibilidade: o Isostretching ajuda a alongar os músculos e aumentar a amplitude de movimento. Alívio da dor e tensão muscular: o Isostretching pode ajudar a aliviar a tensão muscular e a dor, especialmente na região da coluna vertebral, quadril e pernas.
A técnica primeiramente foi descrita por Duke, onde, sem desinfecção prévia, puncionava-se o lóbulo da orelha com a ajuda de uma agulha estéril e se recolhia-se a cada 30 segundos, por meio de papel de filtro, as gotas de sangue que apareciam, até a hemorragia cessar, o que deve ocorrer normalmente em até 3 minutos.
O conceito Mulligan é um modelo de terapia manual composto de técnicas simples que se baseiam na resposta sintomática do paciente. Essas técnicas envolvem reposicionamentos articulares enquanto o paciente realiza simultaneamente o movimento sintomático.
O ChicagoTip® é um dispositivo de aspiração auto-limpante descartável. Contém um probe interno que ao ser acionado remove qualquer resíduo dentro do dispositivo, permitindo que o procedimento continue sem interrupções.
Se trata de uma técnica de terapia manual que tem seu conceito baseado na condição de que lesões resultam em uma falha posicional da articulação, sendo responsável por limitações de movimentos, algias, rigidez e/ou fraqueza. Deste modo, o objetivo da técnica é alcançar o reposicionamento articular.
O grau I engloba mobilização de pequena amplitude e resistência, o grau II é de grande amplitude, realizado até a restrição ou espasmo muscular; o grau III consiste de movimentos mais amplos realizados contra a resistência ao final da amplitude; e o grau IV é exercido na resistência, sendo composto por oscilações ...
Qual a diferença entre a técnica Mulligan e Maitland?
Maitland argumenta que a resposta da dor comparável “é quase sempre encontrada com o movimento não fisiológico em vez do movimento fisiológico”. Por outro lado, Mulligan aplica movimento em simpatia com o movimento fisiológico. Mulligan não prescreve graus de movimento ou movimentos oscilatórios.
Quais são os princípios básicos da abordagem de terapia manual de Maitland?
Maitland considera as amplitudes de movimento como as amplitudes disponíveis, e não como as amplitudes totais. Antes de aplicar essa técnica, é importante conhecer o ritmo, a velocidade, a posição na amplitude, a amplitude e a força da técnica que se pretende utilizar naquela articulação.
Quando devemos utilizar o grau IV de mobilização de Maitland?
O grau IV é uma mobilização realizada no final da amplitude de movimento, devendo ser aplicada quando a rigidez é predominante sobre a dor. Sua frequência é trabalhada por volta de 2Hz.
A manipulação articular (thrust) consiste num movimento rápido e curto, que tem como objetivo aumentar a amplitude de movimento articular, estimular mecanoceptores, gerar analgesia e relaxamento muscular.
Especialistas afirmam que, melhor do que se alongar antes de malhar, é fazer um treino breve de mobilidade, os famosos “vai e vem” de rotação dos membros, muito utilizados por atletas antes de uma competição.