A palavra Método, em Pestalozzi, deve ser entendida como um conjunto de leis psicológicas e pedagógicas organizadas em torno da tríade coração-cabeça-mão, ou melhor, educação moral-intelectual-física.
Pestalozzi dedicou seus estudos para investigar o desenvolvimento e o aprendizado infantis; desse modo, a 'lição das coisas' é um dos seus conceitos mais relevantes, pois afirma que é por meio da experiência e da observação de objetos que um conhecimento poderá ser construído.
Ao colocar em prática as idéias de Rousseau, Pestalozzi (1946, p. 13) defendeu uma educação não-repressiva e dedicou ampla atenção ao ensino como meio de desenvolvimento das capacidades humanas, como cultivo do sentimento, da mente e do caráter.
Pestalozzi acreditava que a educação deveria ser centrada na criança e que cada uma delas tinha um potencial inato que deveria ser nutrido por meio de experiências concretas e da observação cuidadosa. Fundou diversas escolas experimentais na Suíça, onde aplicou seus métodos educacionais inovadores.
Pestalozzi defende que o processo de aprendizagem deveria ir “das coisas para as palavras” e não “das palavras para as coisas”, pois compreendia que, se o professor explicasse diretamente os conteúdos, estaria estimulando muito mais a memória de seus alunos em detrimento da capacidade de pensar, raciocinar e de criar ...
Pestalozzi considerava que as leis psicológicas dariam as diretrizes do ensino e da educação da criança. A instrução elementar visava desenvolver as forças morais, intelectuais e físicas da criança, considerando a vida cotidiana dessa criança, de modo que o desenvolvimento de tais forças seguisse seu curso natural.
A SPB/Brasil - Pestalozzi do Brasil - SPB/Brasil é uma entidade civil, de direito privado, sob forma de associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, atuando nas áreas da educação, assistência e saúde, tem o propósito de promover o estudo, assistência, tratamento, educação e ajustamento social das crianças e ...
Ele conheceu de perto o preconceito social e teve de lutar muito para se tornar conhecido numa sociedade dividida entre nobres e plebeus e entre ricos e pobres. Durante esse período recebeu orientação religiosa protestante, mas considerava-se sempre um cristão, sem defender qualquer religião.
Pestalozzi foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, e longe está de deixar de ser uma referência. Fundou escolas, cativava a todos para a causa de uma educação capaz de atingir o povo, num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo.
A criança, na visão de Pestalozzi, se desenvolve de dentro para fora - idéia oposta à concepção de que a função do ensino é preenchê-la de informação. Para o pensador suíço, um dos cuidados principais do professor deveria ser respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa.
Pode-se dizer que são princípios gerais do método de Pestalozzi?
Os princípios gerais do método proposto por Pestalozzi foram resumidos por um de seus discípulos: 1- A observação ou percepção sensorial (intuição) é à base da instrução. 2- A linguagem deve estar sempre ligada à observação (intuição), isto é, ao objeto ou conteúdo.
Pestalozzi acreditava que a função principal da aprendizagem é levar a criança a desenvolver suas habilidades natas. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar, como também inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança, amor e afeto.
Atualmente conta com cerca de 180 organizações assessoradas entre Associações, Federações estaduais e instituições análogas, presentes em todas as 5 regiões do país.
Ele defendia que o amor deflagra o processo de autoeducação. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto.
O método de ensino intuitivo é o caminho metódico para a educação dos sentidos e para a educação pelas coisas e pela experiência. Nele o conhecimento das coisas que nos rodeia é possível pelo fato de termos sentidos que fazem a ligação entre o objeto a ser conhecido e o sujeito que o conhece, criando ideias.
Resumo: Este artigo pretende resgatar a ala esquerda do espiritismo, romontando-a já desde Pestalozzi, mestre de Kardec, pelo próprio fundador do espiritismo e seus discípulos na França e no Brasil.
Além de divulgador do espiritismo, o francês nascido em Lyon estudou na Suíça e se formou em Ciências e Letras com apenas 18 anos. Foi membro de sociedades acadêmicas como o Instituto Histórico de Paris, Academia Real de Arras e a Real Academia de Ciências Naturais.
A Associação Pestalozzi de Brasília desenvolve atendimento especializado nas áreas de educação, saúde e assistência social direcionado para o público de pessoas com diversidades funcionais acentuadas com diagnóstico clínico de deficiência intelectual e deficiência múltipla - os quais se encontram envelhecidos ou em ...
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade.
A pedagogia do Amor. Se resumimos numa palavra toda a psicopedagogia de Maria Montessori seria AMOR. Maria Montessori amava tanto as crianças que passou toda a sua vida a observá-las.
Fontes de Recursos: A Instituição possui recursos próprios provenientes de doações espontâneas de pessoas físicas ou jurídicas; rendas de aplicações de bens e valores; atividades remuneradas e rendas eventuais, como também, recursos provenientes de parcerias com vários órgãos públicos e privados, através da prestação ...
Em 1932, Helena Antipoff criou a Sociedade Pestalozzi de Belo Horizonte. Em 1945, foi fundada a Sociedade Pestalozzi do Brasil; em 1948, a Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro e em 1952, a Sociedade Pestalozzi de São Paulo.
14 - Para abertura de entidade que queira utilizar a marca Pestalozzi, o grupo interessado deverá encaminhar solicitação de autorização à FENAPESTALOZZI, via Federação Estadual, Distrital ou Representação Estadual, demonstrando as condições iniciais necessárias ao funcionamento, para análise da Diretoria Executiva.