O método START, Simple Triage and Rapid Treatment, é o algoritmo mais utilizado ao redor do mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Com perguntas simples e objetivas, é possível classificar as vítimas de um desastre em cores e por consequência em uma escala de prioridade de atendimento.
O START (Simple Triage And Rapid Treatment; Triagem Simples e Tratamento Rápido) é o método de triagem mais utilizado ao redor do mundo (G. Super et al,. 1994). É um método simples, rápido e sistematizado que se baseia na capacidade de andar, avaliação da respiração, circulação e nível de consciência.
Quais são os sinais avaliados no método de triagem Start?
START é o método de simples triagem e rápido tratamento, sendo utilizados parâmetros fisiológicos de respiração, circulação e nível de consciência, e através desta avaliação, que deve acontecer em no máximo 60 segundos.
Quem pode classificar as vítimas com o método Start?
Quem pode classificar as vítimas de acordo com o método START? Acima de tudo, os profissionais de enfermagem precisam ter conhecimento e treinamento especializado para aplicar esse método.
MÉTODO START PARA INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS
Como funciona o método Start?
O método START, Simple Triage and Rapid Treatment, é o algoritmo mais utilizado ao redor do mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Com perguntas simples e objetivas, é possível classificar as vítimas de um desastre em cores e por consequência em uma escala de prioridade de atendimento.
Uma das desvantagens do método Start consiste na impossibilidade de classificação das vítimas conforme a ordem de prioridade de atendimento. No método Start, o socorrista deve realizar as etapas do XABCDE do trauma ainda na triagem.
Quais os fatores que fazem com que o atendimento do método Start seja ruim?
Conclusão: o START não apresenta especificidade e sensibilidade adequadas quando utilizado para triagem de crianças ou pacientes com menor ou moderado risco.
Quais são os critérios de avaliação das vítimas utilizados no método Start para estabelecer as cores que classificam a prioridade de atendimento?
A classificação das vítimas também é feita através de cores e a prioridade de atendimento é a mesma do método S.T.A.R.T. E por ultimo o A.B.C.D.E. do trauma: Airway, Breathing, Circulation, Disability, Exposure, sendo: Vias Aéreas, Respiração, Circulação, Neurológico, Exposição.
Os itens que compõem o mnemônico “XABCDE” consistem em: “X” (controle de hemorragia exsanguinante); A (airways) vias aéreas com controle da coluna cervical; B (breathing) respiração e ventilação; C (circulation) circulação com controle da hemorragia; D (disability) estado neurológico; E (exposure) exposição e controle ...
O APH compreende três etapas: Atendimento na cena do acidente (tem início em quem o presenciou e por equipes treinadas); Transporte rápido e com segurança até o hospital adequado; Chegada no hospital em condições padronizadas.
Qual é o primeiro procedimento no atendimento à vítima de trauma?
A abordagem primária do paciente traumatizado é avaliar lesões que oferecem um risco iminente à sua vida. Com isso três pilares devem orientar a sua condução nesse momento: clareza, organização e agilidade. Esses três pontos orientam a avaliação dos dados vitais do seu paciente, da sua gravidade e a sua reanimação.
O protocolo de triagem START (Simple Triage And Rapid Treatment, isto é, triagem simples e tratamento rápido) foi pensado para rápida avaliação em incidentes com múltiplas vítimas, categorizando-as em quatro categorias de cores que informam o nível de urgência necessária de atendimento.
O que representam as cores no método de triagem Start?
Em suma, as vítimas classificadas como vermelho devem ser as primeiras a serem atendidas e removidas para, então, seguir com aquelas classificadas como amarelo. As vítimas classificadas como preto devem receber atendimento somente depois de as demandas dos dois primeiros grupos terem sido sanadas.
O método START A criação do método START data de 1983 quando bombeiros-paramédicos de Newport Beach e a equipe médica do Hoag Memorial Hospital (EUA) propuseram um processo de triagem de vítimas simplificado e tratamento rápido (Simple Triage and Rapid Treatment – START).
Quais os 4 principais protocolos da classificação de risco no mundo?
4. Quais os principais protocolos de classificação de risco? Vale citar o Sistema de Triagem de Manchester, criado na Inglaterra; o Australasian Triage Scale, da Austrália; o Canadian Triage and Acuity Scale, do Canadá; e o Emergency Severity Index, dos Estados Unidos.
APH é a sigla utilizada para Atendimento Pré Hospitalar – aquele primeiro atendimento emergencial que ocorre geralmente fora do ambiente hospitalar. Esta é uma atividade fundamental para as vítimas de acidentes pois, muitas vezes, é neste momento que se evitam as fatalidades.
As duas categorias intermediárias – “vermelho”, que indica pacientes que necessitam de atendimento imediato, e “amarelo”, que indica pacientes que também devem receber cuidado rápido, porém ainda podem aguardar – requerem uma avaliação mais aprofundada acerca do status respiratório, circulatório e neurológico (mental).
Quais são os sinais avaliados no método triagem Start?
O método START se concentra na avaliação rápida e simplificada de quatro aspectos cruciais: capacidade de deambulação, perfusão periférica, respiração e capacidade de seguir comandos simples.
Qual é o protocolo utilizado em vítimas de trauma?
Protocolo XABCDE do Trauma: otimização da abordagem ao politraumatizado. Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo.
O Suporte Básico de Vida é uma medida de suporte que permite manter a vítima viável até à chegada do suporte avançado de vida; A sequência de ações baseia-se na metodologia “ABC”: Via Aérea, Ventilação, Circulação; É fundamental saber como e quando pedir ajuda e iniciar o mais precocemente as manobras de SBV.
Quem atender primeiro parada cardiorrespiratória ou hemorragia arterial grave?
A hemorragia é a principal causa de morte nas vítimas de trauma, embora possa ser plenamente avaliada e tratada. Se não houver sinais de circulação inicie manobras de reanimação cardiopulmonar.