MTD (Maximum Tolerable Downtime) = Trata-se do tempo máximo que um negócio pode tolerar a ausência ou indisponibilidade de uma função de negócio em particular. Diferentes funções de negócio terão diferentes MTD's. RTO (Recovery Time Objective) = Tempo disponível para recuperar sistemas e recursos de uma ruptura.
Esse conceito é exatamente o que parece, e trata-se do tempo máximo aceitável de inatividade. Ou seja, o período que uma corporação pode “tolerar” a indisponibilidade. Além disso, podem existir “partes” específicas de uma empresa com diferentes MTD.
WRT (Work Recovery Time): tempo máximo tolerável para verificação dos sistemas. O WRT (Work Recovery Time), determina o tempo máximo necessário para verificar todos os sistemas, está 100% relacionado somente a verificação dos sistemas, aplicativos, banco de dados, etc.
DD-WRT é um firmware baseado em Linux para roteadores sem fio e acess point. Originalmente concebido para o WRT54G , ele agora roda em uma grande variedade de modelos. DD-WRT são vários projetos de firmware de terceiros criados para substituir os originais de fábrica oferecendo recursos ou funcionalidades adicionais.
Quais são os 3 pilares da continuidade de negócios?
Quais são os pilares essenciais do plano de continuidade de negócios? Na hora de elaborar um plano de continuidade de negócios, é importante ficar atento(a) em três pilares essenciais: plano de resposta à emergência, plano de gestão de crise e comunicação e plano de retomada dos negócios.
O que significa a sigla RTO relativa à continuidade de negócios?
RTO - Recovery Time Objective, em tradução livre – Objetivo do Tempo de Recuperação. É o tempo máximo que um sistema pode ficar indisponível após um incidente sem sofrer prejuízos.
O cálculo do RTO pode ser complicado e envolve vários componentes, como o custo do tempo de inatividade, investimentos em recuperação após desastres e soluções de backup, custos de equipe para colocar os sistemas online novamente, requisitos regulamentares e outros fatores.
Enquanto o RPO é voltado aos ciclos de backup de dados, o RTO foca no gerenciamento e no planejamento necessários para que a empresa esteja mais segura e não prejudique a sua produtividade de modo geral. Outra diferença entre as métricas, diz respeito a atuação do gestor de TI.
O RPO é uma métrica que pode ser aplicada a qualquer tipo de ambiente de TI, seja ele baseado em nuvem ou em uma infraestrutura local (on-premise). Em um ambiente de nuvem, o objetivo de recuperação ajudará a determinar com que frequência os dados devem ser sincronizados ou replicados com outros provedores ou serviços.
Sendo assim, tanto o RPO (Recovery Point Objective) quanto o RTO (Recovery Time Objective) estão relacionados com a recuperação de desastres e continuidade de negócios em diferentes situações de estresse, que podem ser os mais variados.
Uma Análise de Impacto aos Negócios (BIA – Business Impact Analysis) é um processo essencial no desenvolvimento de um PCN – Plano de Continuidade de Negócios bem estruturado, pois ajuda a definir a estratégia de recuperação e a redução destes custos.
Um Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios (SGCN) é uma abordagem estruturada para garantir que uma organização possa continuar suas operações mesmo diante de interrupções ou desastres. Para implementar um SGCN eficaz, é necessário contar com uma série de recursos.
Ela permite à organização identificar seus processos críticos e avaliar os impactos de possíveis interrupções neles. Além disso, contribui para definir medidas de continuidade, permitindo à organização responder de maneira rápida e eficaz a eventos que possam interromper suas operações. O objetivo principal da B.I.A.
A melhoria contínua é um processo contínuo que envolve análise, planejamento, implementação e avaliação. Ao seguir esses quatro pilares, as empresas podem identificar áreas que precisam de melhoria, criar um plano de ação, implementar mudanças e avaliar os resultados.
Um modelo de plano de continuidade de negócios (PCN) é uma ferramenta usada por gerentes de continuidade de negócios e equipes de TI para descrever estratégias para manter os negócios operacionais durante emergências como eventos climáticos extremos, evacuações de edifícios, interrupções de energia, etc.
A sigla RPO significa Recruitment Process Outsourcing (Terceirização do Processo de Recrutamento) - uma solução onde um fornecedor externo assume todas ou algumas das funções de recrutamento permanente de uma organização. Essencialmente, um RPO é uma solução de ponta a ponta.
Recovery Point Object (RPO) ou Objetivo de Ponto de Recuperação, é o cálculo da quantidade de recursos que uma empresa irá recuperar em caso de pane no sistema ou ameaça.