A Filosofia tem como OBJECTO de estudo vários PROBLEMAS acerca da natureza, do conhecimento, do valor, etc., e as respostas que dá a esses problemas são as TEORIAS ou TESES que se defendem com argumentos.
A Filosofia é uma ciência que busca a compreensão da existência humana e dos fenômenos da natureza. Os filósofos são as figuras que exercem a capacidade de pensar e externar as ideias que nos ajudam a compreender a nossa própria existência.
A Filosofia é aquela capaz de criar subterfúgios e caminhos para que o pensamento continue avançando, que a humanidade continue questionando-se e tentando entender o mundo e o seu próprio pensamento de maneira crítica e racional.
A filosofia tem como objecto os conceitos mais básicos que usamos nas ciências, nas artes, nas religiões e no dia-a-dia. A filosofia estuda conceitos como os seguintes: o bem moral, a arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O seu método é a troca de argumentos, a discussão de ideias, a reflexão.
Qual é o objeto de estudo da filosofia da ciência?
A filosofia da ciência busca fundamentar os processos científicos por meio dos conceitos. Na esteira do que foi dito, a filosofia da ciência (mesmo a filosofia sendo uma espécie de “mãe” das ciências) busca a compreensão e o aprimoramento dos métodos e dos processos de validação científica.
A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.
Para ser considerada objetiva, uma teoria, hipótese, asserção ou proposição deve ser passível de ser transmitida de uma pessoa para outra, demonstrável para terceiros, bem como representar um avanço no entendimento do mundo real.
A Filosofia apresenta conceitos e situações que estimulam os alunos a desenvolver o raciocínio, o espírito crítico e o gosto pela busca do conhecimento e dos saberes elaborados por diferentes filósofos em períodos e locais diversos.
O QUÊ É FILOSOFIA? A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.
Quais são os objetos de conhecimento da filosofia?
Os objetos da Filosofia são vários: "a vida moral" (Ética), "o conhecimento" (Epistemologia), "a arte" (Estética), "a essência" (Ontologia ou Metafísica), "a linguagem" (Filosofia Analítica).
A atitude filosófica é, então, romper com o senso comum, com aquilo que é imposto socialmente. É problematizar a partir da racionalidade, fatos, acontecimentos e elementos do cotidiano. A racionalidade e o agir racional são imprescindíveis para que o grupo ou indivíduo desenvolvam posturas críticas.
Qual é o objeto de estudo da filosofia da educação?
A função essencial da Filosofia da Educação consiste em acompanhar, criticamente, a atividade educacional de forma a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas.
Em sentido lato, objeto é o "fim do ato", da faculdade ou atitude psíquica - seja atitude duradoura, seja ato por hábito, seja da ciência. É assim, explica De Vries, que se torna objeto o que recebe o sabor do fato, sendo conhecido. A filosofia escolástica distingue objeto material e formal.
Um objetivo é o resultado esperado de uma ação ou projeto. É uma descrição clara e objetiva do que você deseja alcançar, em um determinado período. Ele serve para orientar as decisões e a direção de um trabalho.
O "objeto de estudo" é o que estás a estudar. O tema, o conteúdo, a matéria, o programa, o que estás a analisar ou a interpretar. Os "objetivos" são o que pretendes conseguir ou as perguntas a que queres responder através dessa análise/estudo.
Seu objetivo é refletir sobre questões fundamentais da vida humana, buscando respostas para viver de forma mais plena e satisfatória. A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia - sabedoria. Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber.
Qual o objetivo de estudo da filosofia e qual a sua importância?
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
O principal foco da filosofia é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo e da existência humana. Ela busca responder questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a ética, a moral, a política, entre outros temas.
A Filosofia é uma disciplina que busca compreender a realidade e o mundo em que vivemos, através de uma análise crítica e reflexiva dos fenômenos que nos cercam.
Ele procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.