Como bem o disse Jacques Derrida, o olhar etnográfico foi resultado de um descentramento ocorrido no interior da visão de mundo ocidental, após a era clássica, “no momento em que a cultura européia foi deslocada, expulsa do seu lugar, deixando então de ser considerada como a cultura de referência” (1971, p. 234).
Etnografia é a especialidade da antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião, e manifestações materiais de suas ati- vidades, é parte ou disciplina integrante da etnologia é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo.
A observação etnográfica é feita no campo, em cenários de vida real do pesquisado, o papel do pesquisador pode ir do observador invisível ao de participante totalmente envolvido. Embora a observação pareça ser simples do ponto de vista do senso comum, ela “[...]
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
A Etnografia (pesquisa etnográfica) é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
A pesquisa etnográfica é uma pesquisa que estuda pessoas a partir de uma análise profunda sobre os comportamentos, as crenças, os costumes e outras características da comunidade. Ou seja: a pesquisa etnográfica estuda os padrões mais previsíveis das percepções e dos comportamento na sua rotina diária das pessoas.
Deste modo, a fonte principal do conhecimento obtido por métodos etnográficos são os dados provenientes de situações naturais e não experimentais. Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.
Etnologia é o estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia, no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas e das civilizações.
Uma teoria etnográfica procede um pouco à moda do pensamento selvagem: emprega os elementos muito concretos coletados no trabalho de campo – e por outros meios –a fim de articulá-los em proposições um pouco mais abstratas, capazes de conferir inteligibilidade aos acontecimentos e ao mundo.
Segundo Viégas (2007), o estudo de caso etnográfico visa investigar as especificidades, levando em consideração o dinamismo próprio do campo. Para alcançar esse nível de compreensão cultural de uma comunidade faz-se necessário um tempo de permanência imerso nesse contexto.
De forma simples, podemos definir a etnografia como o estudo descritivo das diversas culturas e etnias humanas. Um ensaio etnográfico é aquele em que o autor se propõe a descrever e interpretar os hábitos, costumes, valores e práticas de uma comunidade específica.
Para quem não conhece o termo, um perfil etnográfico se refere aos interesses compartilhados por determinado público, as coisas com as quais se identificam, aspectos comportamentais que podem ser usados em suas estratégias tanto tradicionais como digitais.
Fazer etnografia supõe uma vocação de desenraizamento, uma formação para ver o mundo de maneira descentrada, uma preparação teórica para entender o “campo” que queremos pesquisar, um “se jogar de cabeça” no mundo que pretendemos desvendar, um tempo prolongado dialogando com as pessoas que pretendemos entender, um “ ...
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
Textos etnográficos são produtos intelectuais singulares. Por seu caráter intersubjetivo, eles são resultado de múltiplas vivências que tendem a afetar tanto quem os produz (Favret-Saada, 2005.
Resumo: A etnografia é uma metodologia emprestada da Antropologia Cultural que tem ajudado pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento a entender outras culturas. Dando voz aos habitantes do local da pesquisa ela busca compreender, através da visão de mundo deles e de suas experiências.
Quais são os benefícios de uma pesquisa etnográfica?
A pesquisa etnográfica é adequada para obter informações comportamentais, tais como: rituais, mitos, modelos culturais, estilo de vida, ambientes de consumo, comportamentos rotineiros de compra e consumo, assim como outros problemas de pesquisa em marketing, que necessitam de interações com o consumidor no dia-a- dia ( ...
Na etnografia, o pesquisador reúne o que está disponível, o que é normal, o que é que as pessoas fazem, o que dizem e como trabalham. A etnografia também pode ser usada em outras estruturas metodológicas, por exemplo, um programa de estudo de pesquisa-ação onde um dos objetivos é mudar e melhorar a situação.
CONSIDERA-SE QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA FOI CONSTITUÍDA, AO LONGO DE CINCO SÉCULOS, POR TRÊS PRINCIPAIS GRUPOS ÉTNICOS: O INDÍGENA, O NEGRO AFRICANO E O BRANCO EUROPEU.
A escrita etnográfica, portanto, se constitui permeada por rupturas e continuidades, a partir do que conseguimos visualizar nos autores no quesito: maneiras de manejar a tríade escritor-leitor-sujeito de pesquisa que convergem para um modus operandi marcado pela reflexividade, um fazer-etnográfico que olha para si e ...
SPRADLEY (1979) coloca que a análise etnográfica envolve uma busca das partes de uma cultura, a relação entre essas partes e a relação das partes com o todo; e apresenta quatro tipos de análise: de domínios, taxonômica, componencial e de temas, todas incluídas na seqüência para o desenvolvimento da pesquisa.
Como classificação, o valor etnográfico está relacionado fortemente com o uso cultural ao qual a coisa material faz referência e com o qual apresenta uma dinâmica diferenciada.