O que é PEP? É uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.
A Profilaxia Pré – Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP) são estratégias biomédicas que utilizam medicamentos ARV por indivíduos não infectados pelo HIV e que diferem pelo momento em que a intervenção de prevenção é usada (antes ou depois da exposição ao vírus) e pelo tempo de ingestão pois a PrEP é de ...
Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: Violência sexual; Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento);
Este protocolo pretende nortear as ações e encaminhamentos dos pacientes em situação de exposição à Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) atendidos na rede de Atenção à saúde do município de Bauru-SP. pessoas expostas à ISTs.
O Prontuário Eletrônico do Paciente, ou PEP, é um sistema tecnológico que registra e faz o armazenamento de todas as informações do paciente. A grande vantagem aqui, é que ele pode ser acessado online para obter dados como resultados de exames, tratamentos que já foram adotados e informações de consultas anteriores.
O uso do PEP pela enfermagem e sua importância para um Hospital Digital
Qual a definição de PEP?
PEP, também conhecido como Pessoa Politicamente Exposta, são pessoas que têm ou que tiveram cargos públicos nas normas de PLD/FTP. Existe também a Pessoa Exposta Politicamente relacionada, que são aquelas pessoas que não necessariamente exercem ou exerceram cargos públicos, mas, que estão diretamente ligadas a PEPs.
Pessoas Politicamente Expostas, também conhecidas como PEPs ou PPEs, são indivíduos que passam por um monitoramento especial das suas movimentações financeiras e fiscais, com objetivo de prevenir a corrupção e crimes como lavagem de dinheiro. No entanto, ainda há muitas dúvidas em relação à classificação de PEPs.
A PEP – Profilaxia Pós-Exposição – é o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com ...
Seguimento: O seguimento da pessoa com indicação de PEP deve levar em consideração a avaliação de medos e expectativas pós-exposição de risco ao HIV, a toxicidade dos ARV, a testagem para HIV, a avaliação laboratorial e a manutenção de medidas de prevenção combinada do HIV [2].
Em termos básicos, uma Pessoa Exposta Politicamente (PEP) é alguém que, por sua posição de destaque ou influência, é mais suscetível a se envolver em suborno ou corrupção.
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP), por outro lado, é uma medida preventiva de urgência que atende indivíduos já expostos ao vírus por diferentes motivos. O tratamento é realizado por meio de dois medicamentos antirretrovirais diários ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV.
A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias. Você pode acessar a PEP também pelo canal SPrEP, dentro do aplicativo e-saúdeSP. Clique aqui para baixar e utilizar gratuitamente! TEL.: 5677-6277/ 5679-0340.
1 comprimido coformulado de Tenofovir/Lamivudina (TDF1/3TC) 300mg/300mg + 1 comprimido de Dolutegravir (DTG)2 50 mg ao dia. A duração da PEP é de 28 dias. 1 Não indicado para pessoa exposta com insuficiência renal aguda.
A PEP é oferecida a adultos e adolescentes a partir de 14 anos no Serviços de Atenção Especializada em Infectologia – SAE, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ou na UPA, à noite, feriados e fins de semana.
Como um PEP pode contribuir para a qualidade e segurança do atendimento ao paciente?
O PEP pode intervir na comunicação entre aluno e paciente, já que o uso do aplicativo durante a realização do atendimento médico pode desviar o foco do paciente.
Em termos básicos, uma Pessoa Exposta Politicamente (PEP) é alguém que, por sua posição de destaque ou influência, é mais suscetível a se envolver em suborno ou corrupção.
O primeiro atendimento após a exposição ao HIV é uma urgência médica. A PEP deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição. Indicado para todos tipos de exposição ou do material biológico, homens e mulheres.
Os efeitos adversos mais frequentes são os gastrointestinais, como diarreia, náuseas, vômitos, desconforto ou dor abdominal e flatulência, que podem estar presentes desde o início do esquema, como no caso relatado, no qual a funcionária queixava-se de náuseas e vômitos desde o segundo dia da PEP.
A profilaxia pré-exposição ao hiv (prep) consiste no uso diário de antirretrovirais por pessoas não infectadas pelo hiv, com o intuito de reduzir o risco de infecção pelo vírus nas relações sexuais. O seu uso correto reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo hiv.
“um registro eletrônico que reside em um sistema especificamente projetado para apoiar os usuários fornecendo acesso a um completo conjunto de dados corretos, alertas, sistemas de apoio à decisão e outros recursos, como links para bases de conhecimento médico”.
O Prontuário Eletrônico do Paciente se torna fundamental para auxiliar o acesso simultâneo às informações por vários profissionais de saúde. De forma interdisciplinar, é no PEP que estão o histórico clínico, os exames, os diagnósticos e os tratamentos do paciente.
Por que as pessoas expostas politicamente PEP necessitam de especial atenção?
Pelos cargos que exercem, a identificação das Pessoas Politicamente Expostas é necessária para prevenção a crimes como sonegação fiscal, desvio de verbas e corrupção.
São pessoas expostas politicamente (PEP) os ocupantes de cargos e funções públicas listadas nas normas de PLD/FTP editadas pelos órgãos reguladores e fiscalizadores.
Pessoas Expostas Politicamente (PEPs) são indivíduos que atualmente ocupam ou tenham ocupado nos últimos cinco anos cargos ou funções públicas relevantes, tanto no Brasil como no exterior. Esse critério também se estende aos familiares até o segundo grau, como cônjuges, companheiros(as) e enteados(as).