Forbidden Planet (bra: Planeta Proibido; prt: Planeta Proibido, ou O Planeta Proibido) é um filme americano, do ano de 1956, do gênero ficção científica, dirigido por Fred McLeod Wilcox. O roteiro, vagamente inspirado na peça A tempestade, de Shakespeare, depois foi adaptado para a literatura por W.J. Stuart.
Quando uma estrela se forma, um grande disco protoplanetário, composto de gás e poeira, começa orbitar a recém nascida, fornecendo as bases para o que pode vir a se tornar um planeta. A formação do TOI 5205b orbitando uma anã vermelha, no entanto, expandiu o que os astrônomos sabem sobre os discos.
O tamanho inesperado deste mundo recém-descoberto, chamado TOI 5205b, levou os pesquisadores a chamá-lo de “planeta proibido”. Com aproximadamente o tamanho de Júpiter, ele foi descoberto por pesquisadores usando o Transiting Exoplanet Survey Satellite da Nasa, ou TESS.
Por muitos anos, o Sistema Solar foi composto por nove planetas, dos quais Plutão fazia parte, sendo o mais distante do Sol a manter uma órbita ao redor da estrela.
O planeta gasoso é conhecido como 8 UMi b e recebeu o nome de Halla após sua descoberta inicial por astrônomos coreanos em 2015. Halla, considerado um lugar sagrado, é a montanha mais alta da Coreia do Sul.
Gigantes gasosos como Júpiter, por exemplo, não têm chance de conter vida em seu interior devido às condições climáticas e ao tipo de atmosfera que possuem.
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, descobriu um planeta vizinho ao nosso, denominado como "super-Terra", identificado pelo Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS).
Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.
Em 2006 a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição formal do termo "planeta", a qual fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres.
Não é possível sair do planeta Terra andando devido a várias razões relacionadas à composição do nosso planeta, sua gravidade e a ausência de uma superfície contínua para caminhar além dela.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.
A resposta é sim! Esses planetas que se encontram fora do nosso Sistema Solar, na órbita de outras estrelas, são chamados de exoplanetas. Um exemplo de estrela que se formou como o nosso Sol é a anã vermelha Proxima Centauri.
A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.
O atual detentor do título de maior planeta já encontrado é do TrES-4b, um exoplaneta localizado na constelação de Hércules, a 1.435 anos-luz da Terra, segundo a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
A última grande explosão observada em Júpiter ocorreu em 1994, quando um asteroide com força de 300 milhões de bombas atômicas atingiu o planeta e deixou marcas em sua atmosfera.
No dia 24 de agosto de 2006, aproximadamente 76 anos após ser descoberto, a União Astronômica Internacional (IAU) revelou que Plutão foi reclassificado como um planeta anão. Isso acabou mudando a história do Sistema Solar — pelo menos para a humanidade.
O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já Plutão, anteriormente classificado como planeta, foi rebaixado para planeta anão.
A cada 3600 anos o Planeta Nibiru morada dos Nefilins chega anunciando mudanças no planeta Terra e reorganizando as órbitas de todos os planetas do Sistema Solar.
O asteroide Apophis vai se aproximar da Terra em 2029 e parecia ter uma pequena chance de se chocar com nosso planeta, mas um estudo publicado em 2021 mostrou isso não vai acontecer. Mas o que aconteceria se o Apophis colidir com outros objetos no espaço?
Nibiru foi um longo arco de história em Scooby-Doo! Mystery Incorporated, finalmente revelou ser um alinhamento planetário periódico que permitia a passagem extradimensional de Anunnaki para a Terra e permitiria que um membro maligno de sua espécie no século XXI destruísse o universo da Terra.
Última atualização em 21 de agosto de 2024 às 12h50. A NASA está monitorando um objeto celeste misterioso que atravessa a Via Láctea a uma velocidade impressionante de mais de 1,6 milhão de quilômetros por hora.
Em outubro de 2022 a NASA contratou uma equipe de 16 pessoas composta por especialistas científicos, aeronáuticos e em análises de dados a fim de investigar fenômenos anômalos não identificados (UAPs), antes conhecidos como OVNIs.