O Plano de Prevenção e Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes (PPRAMP) visa a proteção, segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral².
2.1 O empregador deve constituir uma comissão gestora multidisciplinar, que tem como objetivo reduzir os riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, com probabilidade de exposição a agentes biológicos, por meio da elaboração, implementação e atualização de plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais ...
O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle desses riscos em prol da preservação da integridade física e mental do trabalhador.
32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte. 32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.
O que é o Plano de Prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes?
O Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes tem como finalidade direcionar, ordenar e sistematizar as ações voltadas para o controle e a redução dos riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, com probabilidade de exposição a agentes biológicos, favorecendo a implementação de ...
Qual é o protocolo de segurança para acidentes com perfurocortante?
O trabalhador acidentado deve lavar imediatamente o local exposto com água e sabão ou degermante, nos casos de exposição percutânea ou cutânea sem escarificar. O uso de antissépticos não é contraindicado.
a) fontes de exposição e reservatórios; b) vias de transmissão e de entrada; c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; d) persistência do agente biológico no ambiente; e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos; f) outras informações científicas.
Quais cuidados devemos ter com a caixa de Perfuro-cortante Segundo a NR 32?
Segundo o item 32.2.4.14 da NR 32, os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser responsáveis pelo seu descarte, após a utilização. Este descarte deve ser realizado imediatamente após o uso.
Seringas, agulhas, ampolas de vidro e lâminas de bisturi são exemplos de objetos perfurocortantes e pontiagudos que integram uma categoria de materiais (Grupo E) que não podem ser dispostos em lixo comum por serem capazes de cortar ou perfurar.
O Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 09, Portaria 3214/78, estabeleceu um programa quem tem como objetivo aplicar metodologias de ações que garantam a preservação e integridade dos trabalhadores expostos aos riscos existentes nos ambientes de trabalho.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) são previstos pelas normas regulamentadoras 7 e 9 do Ministério do Trabalho, respectivamente, e que têm como função garantir o estado geral de saúde e da integridade dos trabalhadores de uma empresa.
O Plano de Prevenção e Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes (PPRAMP) visa a proteção, segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral².
Normativa cria plano de prevenção de riscos e acidentes com materiais perfurocortantesSão Paulo, 2 de março de 2012. Está em vigor desde 1º de janeiro de 2012 a Portaria nº 1.748 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada em 30 de agosto de 2011.
1. Nunca reencapar agulhas após o uso. O reencape aumenta o risco de acidentes com perfurocortantes. Essa recomendação existe desde a década de 1980, mas, até hoje, acontecem acidentes com perfurocortantes em profissionais que mantém o hábito de reencapar agulhas.
Quanto tempo a caixa de perfuro cortante pode ficar aberta?
Cor: amarelo; Descartável e de uso único; Material e composição: Coletor (papelão ondulado); Sacola de revestimento (polietileno); Fundo (papelão rígido); Cinta interna (papelão rígido); Bandeja interna (papelão ondulado). Validade: 5 anos.
Os adornos a que se refere a NR-32 incluem anéis, alianças, relógios de pulso, pulseiras, brincos, piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches e qualquer outro objeto que possa favorecer a contaminação biológica pelo acúmulo de resíduos, como é o caso das gravatas e dos crachás pendurados por cordão.
32.2.4.17.1 A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO.
A fiscalização interna do cumprimento das normas é realizada pela Comissão da NR-32 em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).
O que fazer em caso de acidente com perfurocortante?
Imediatamente após a ocorrência de um acidente com exposição a material biológico o profissional exposto deve lavar o local com água e sabão (nos casos de exposição percutânea ou cutânea). Nas exposições de mucosas deve-se lavar exaustivamente com água ou solução salina fisiológica.
Os materiais perfurocortantes são objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, seringas, pinças, lâminas, vidros, entre outros.
Iniciada pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba (SINTEST/PB), em parceria com a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba, o movimento destaca a importância de uma cultura permanente de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.