Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.
Os Pretos Velhos são os nossos ancestres. São os verdadeiros fundadores do Candomblé no Brasil. E como reza a tradição do Candomblé na cultura e sabedoria africanas, os ancestrais jamais devem ser esquecidos.
A filosofia dos Pretos Velhos é muito simples, e baseia-se na humildade, no respeito ao próximo e na busca pela evolução espiritual. Eles ensinam que é preciso ter fé e coragem para enfrentar os desafios da vida, e que, acima de tudo, é necessário respeitar a si mesmo e aos outros.
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Quem é o Preto Velho na Igreja Católica?
Quem é o Preto Velho na Igreja Católica? Na Igreja Católica, a figura do Preto Velho é muitas vezes associada a São Benedito, um santo negro venerado por sua humildade e devoção. Sua imagem ressoa na espiritualidade católica, representando a diversidade e a união espiritual.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Na Umbanda, ele é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Os Pretos Velhos, são espíritos de antigos africanos que vieram para o Brasil na época da colonização, e que baixam nos Terreiros para orientação e caridade. Os filhos de Ọmọlu são reservados, trabalhadores e práticos.
orixá são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas. ponto final essa é a resposta que qualquer pessoa tem que saber. orixá são deuses cultuados nas muitas crenças africanas. demônio é outra coisa.
O Preto-velho é uma das linhas de trabalho mais poderosas da Umbanda. São espíritos que representam generosidade, amor, humildade e se apresentam sob a imagem de idosos africanos que foram escravizados e morreram de velhice.
Sua presença é muitas vezes celebrada com danças e cânticos, simbolizando a inocência e a vivacidade que eles representam. Os Pretos-velhos são espíritos de ancestrais africanos que viveram durante o período da escravidão no Brasil.
Sobre o passe é utilizada a expressão "dar um passe" ou "tomar um passe". Cada linha da Umbanda aplica o passe de modos distintos. Os pretos-velhos, por exemplo, fazem gestos estalando os dedos e fazendo o sinal da cruz sobre várias partes do corpo do consulente, como a cabeça, a nuca, as costas e as mãos.
E Exu, segundo a pesquisadora, está relacionado a esta personalidade e, principalmente, ao negro. A identificação de Exu com o negro brasileiro também é devido aos aspectos que esse 'demônio cristão brasileiro' ganhou na visão da Igreja Católica, de ser zombeteiro e debochado, por exemplo.
Os Pretos-Velhos são algumas das entidades mais carismáticas da Umbanda. Muito sábios, dominam diversos elementos da natureza. Desfazem demandas, embora pareçam extremamente calmos e serenos, pois têm luz divina espiritual que emana de Deus. Conheça os Pretos-Velhos, se proteja do mal e abra seus caminhos.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.
A representação de cada Orixá em um Santo católico apresentou-se como uma maneira de sobrevivência para as crenças de matrizes africanas. Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador.
Eles ensinam que a força de vontade e a consciência do ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina. Fazem com que as pessoas entendam e encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do Dharma e da causa e efeito.
O estalo dos dedos se dá sobre o monte de Vênus e dentre as funções conhecidas pelas entidades é a retomada de rotação e frequência do corpo astral e a descarga de energias negativas.
Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho. A própria manifestação corporal de tais energias nos rituais de Umbanda traz, de modo inequívoco, símbolos ligados à velhice.
“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.
Quando buscamos ajuda aos Pretos Velhos, podemos pedir por orientações em nossas vidas, conforto emocional, cura física e espiritual, e até mesmo por proteção contra energias negativas. É importante lembrar que eles não resolvem problemas materiais, mas sim ajudam a fortalecer nosso espírito para enfrentar os desafios.