O que é o princípio da veracidade da publicidade?

1 - A publicidade deve respeitar a verdade, não deformando os factos. 2 - As afirmações relativas à origem, natureza, composição, propriedades e condições de aquisição dos bens ou serviços publicitados devem ser exactas e passíveis de prova, a todo o momento, perante as instâncias competentes.
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Quais são os princípios da publicidade?

O princípio da publicidade se desdobra em: Motivação; Transparência e acesso à informação.
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Qual princípio do CDC é específico da publicidade?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece alguns princípios norteadores da atividade, entre eles a necessidade de identificação da publicidade (artigo 36), a vinculação contratual (artigos 30 e 35), a inversão do ônus da prova (artigo 38), a transparência (artigo 36, parágrafo único), a correção do desvio ...
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Como é possível proceder para analisar a veracidade de uma propaganda?

Realizar pesquisas independentes sobre o produto ou serviço em questão, consultando fontes confiáveis como análises de consumidores, avaliações de especialistas e organizações de defesa do consumidor, pode fornecer informações valiosas para tomar decisões mais bem fundamentadas e detectar qualquer discrepância na ...
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Quanto aos princípios da publicidade no direito do consumidor?

A publicidade só é lícita quando o consumidor puder identificá-la imediatamente, ou seja, no momento da exposição e facilmente, sem emprego de nenhum esforço ou capacitação técnica. Tal princípio visa impedir que a publicidade, muito embora atinja o consumidor, não seja por ele percebida como tal.
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AGU Explica - Princípio da Publicidade

Qual o artigo do princípio da publicidade?

De acordo com o princípio constitucional da publicidade, insculpido no art. 37, caput, da Constituição Federal, é dever da Administração conferir aos seus atos a mais ampla divulgação possível, principalmente quando os administrados forem individualmente afetados pela prática do ato.
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Quais são os principais princípios do Direito do Consumidor?

Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos erigiu a proteção e defesa do consumidor como Política Nacional de Estado, fixando quatro princípios básicos que foram reconhecidos pelo ordenamento jurídico pátrio, são eles: direito de ser informado, de ser ouvido, de escolha, e à segurança.
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Como saber se a propaganda é verdadeira?

Veja abaixo como identificar fake news:

Nunca leia só o título e confira se o fato já foi publicado em outros veículos. Textos jornalísticos são revisados antes de serem publicados. Se o texto contém erros, desconfie. Cheque a informação em outros veículos mais reconhecidos.
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Como verificar a veracidade das informações?

Como verificar se uma informação é falsa ou verdadeira na internet
  1. Procure pela fonte e autoria da notícia. Caso você esteja desconfiando de uma informação que recebeu, a primeira coisa a se fazer é: procurar pela fonte e autoria daquela notícia. ...
  2. Sempre verifique a veracidade dos fatos. ...
  3. Também desconfie de imagens.
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O que o Código de Defesa do Consumidor diz sobre a propaganda enganosa?

O CDC traz em seu texto, artigo 37, a definição legal do que é propaganda enganosa ou abusiva, bem como descreve, em seu artigo 67, o crime relacionado à prática das referidas condutas, com previsão de pena de detenção de até um ano e multa. Código de defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art.
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Qual princípio do CDC abaixo não é específico da publicidade?

(O princípio do ônus da prova não é exclusivo da questão publicitária, os demais são.)
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Quais são os tipos de publicidade enganosa?

Quais são os tipos de propaganda enganosa?
  • Propaganda enganosa omissiva. ...
  • Propaganda enganosa comissiva. ...
  • Propaganda exagerada. ...
  • Propaganda parcialmente falsa. ...
  • Propaganda inteiramente falsa.
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Quais são os 4 tipos de publicidade?

  • 1 – Publicidade de serviços. A publicidade de serviços é a estratégia de comunicar e promover a prestação de um serviço por uma empresa. ...
  • 2 – Publicidade Comparativa. ...
  • 3 – Publicidade de produto. ...
  • 4 – Publicidade de Promoção.
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São exceções ao princípio da publicidade?

Essas exceções são previstas no Art. 5º, X, CF: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.
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O que é o princípio da transparência no CDC?

Tema atualizado em 25/8/2021. O CDC preconiza que as relações de consumo devem primar pela transparência, o que impõe às partes o dever de lealdade recíproca antes, durante e depois da negociação.
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O que é veracidade exemplos?

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O que é o termo de veracidade?

DECLARAÇÃO DE

FINALIDADE: Também conhecido como termo de veracidade das informações, trata-se de uma declaração assinada pelo cliente certificando que as informações e documentos entregues são verdadeiros, com o objetivo de isentar o Advogado em julgamentos de litigância de má fé.
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O que significa veracidade de informações?

Veracidade: está relacionada com a qualidade e fidelidade dos dados, ou seja, com o grau de precisão e confiabilidade que o dado possui; Valor: refere-se à utilidade dos dados e a sua importância dentro de um determinado contexto.
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Como identificar publicidade enganosa?

Promessas falsas, falta de informação ou exagero no conteúdo: essas são algumas características de uma publicidade enganosa. A publicidade é uma forma de comunicação que tem o objetivo de divulgar um produto ou serviço, mas quando ela apresenta informações falsas ou omissão de dados, pode causar danos ao consumidor.
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Como verificar se os fatos são verdadeiros?

Como descobrir se uma informação é verdadeira ou falsa?
  1. 1 - Veja se essa notícia foi veiculada por mais de um meio de comunicação.
  2. 2 - Desconfie de sites pouco conhecidos.
  3. 3 - Fique atento com títulos e textos sensacionalistas.
  4. 4 - Veja a data da publicação.
  5. 5 - Cuidado com fotos e vídeos.
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O que diz o artigo 37 do Código de Defesa do consumidor?

O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem. Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
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O que diz o artigo 47 do CDC?

Dentre as disposições fundamentais do CDC, está aquela que determina a interpretação mais favorável ao consumidor (art. 47). O intérprete, diante de um contrato de consumo, deverá atribuir às cláusulas contratuais sentido que atenda, de modo equilibrado e efetivo, os interesses do consumidor.
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Quais são os 7 direitos de um consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.
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Quais são os três elementos básicos do Direito do Consumidor?

Toda relação de consumo deve ter obrigatoriamente três elementos, o elemento subjetivo, que é a relação entre o consumidor e o fornecedor, o objetivo (o produto ou serviço) e finalístico – o consumidor deve ser o destinatário final.
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