A vulcanização é um processo de adição de enxofre à borracha crua, formando pontes de enxofre entre as cadeias do polímero que melhoram suas propriedades.
A vulcanização de borracha é um processo químico que permite que o material inicial seja colocado em contato com uma alta temperatura e a sua composição seja alterada – e foi descoberto acidentalmente em 1839 por Charles Goodyear quando o mesmo derramou uma mistura de látex e enxofre sobre um fogão quente.
A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores. Durante esse processo, os átomos de enxofre quebram as ligações duplas e formam ligações unindo as moléculas da borracha, que são os poli-isoprenos.
O número de átomos de enxofre é variável: 1 átomos, 2 átomos e mais do que dois átomos, correspondendo respectivamente, às chamadas vulcanizações eficientes (EV), vulcanizações semi eficientes (SEV ou semi EV) e vulcanizações convencionais (CV) (Figura 7).
Qual a importância do processo de vulcanização da borracha?
A vulcanização é um dos métodos, senão o mais importante, de cura da borracha. Esse processo garante à borracha propriedades excelentes, assim como DPC (Deformação Permanente por Compressão) muito baixa e elasticidade.
Veja como funciona o processo de vulcanização passo a passo
O que é vulcanização e por que é possível afirmar que esse processo transformou a indústria da borracha?
A vulcanização foi um método criado no ano de 1839 e consiste na aplicação de calor e pressão em uma composição de borracha. Esse método é responsável por dar forma e propriedades para o produto final. Trata-se da modificação da borracha natural obtida por sua combinação com o enxofre.
A vulcanização é um reparo para quando o pneu é rasgado na lateral. Sabe aquele pneu que sofreu um corte por causa de algum objeto na estrada? Então, a vulcanização permite a reutilização do pneu. O processo de reparo envolve o lixamento e aquecimento do pneu danificado, isso vai unir as partes novamente.
A vulcanização da borracha provocava uma melhora pronunciada nas propriedades químicas e físicas, em relação ao material não vulcanizado. Não havia mais o amolecimento do material em temperaturas elevadas ou o congelamento em contato com o frio, além de torná-lo mais resistente quimicamente.
A média de preço da vulcanização fica entre 40 e 60 reais, podendo ser encontrados valores mais altos ou mais baixos, dependendo da cidade. Contudo, lembre-se de que o pneu está totalmente atrelado à segurança, então não leve apenas o valor em consideração ao contratar o serviço.
A vulcanização é um processo seguro quando realizado por um profissional capacitado. Desde 2017, o Inmetro regulamenta a reforma de pneus por meio da Portaria 554, estabelecendo parâmetros mínimos para utilização de pneus com reparos.
Quais são os principais fatores que afetam a qualidade da vulcanização?
Essas alterações se devem a fatores como: método de vulcanização, tipo de elastômero, presença de aditivos (ativadores, agentes de vulcanização), tempo e temperatura de vulcanização[1. Theory and Practice of vulcanization.
A Vulcanização de Pneus envolve a combinação de enxofre e látex em altas temperaturas. Essa técnica ajuda a revitalizar pneus desgastados, tornando-os mais robustos e aptos para enfrentar os desafios das estradas.
A vulcanização da borracha permite a criação de um material mais durável, flexível e resistente. Isso acontece porque durante o processo as propriedades físicas da borracha natural e até mesmo sintética são melhoradas.
Para a remoção dos pisos de borracha são recomendados os solventes dos tipos: minerais, álcool, acetona e fluído de isqueiro. O solvente mineral também é conhecidos como aguarrás, a essência da terebintina, uma mistura de hidrocarbonetos com faixa de destilação entre 151 e 240°C.
O produto de silicone pode suportar de -40°C a 250°C; a borracha geralmente pode suportar de -20°C a 100°C. De acordo com diferentes materiais, a borracha possui diferentes resistências à temperatura. Algumas borrachas podem suportar temperaturas mais altas, como o FKM, que pode suportar até 200°C.
A possibilidade de conserto do pneu depende do local, do tamanho e do ângulo do dano sofrido. "Há danos irreparáveis que exigem a troca por um pneu novo, como rasgos ou até furos com ângulos de penetração muito agudos. Alguns problemas podem ser sanados empregando técnicas adequadas como o manchão vulcanizante.
A vulcanização atribui novamente as qualidades físicas outrora perdida, tornando possível a reutilização do pneu do carro e da moto. Em termos químicos, ela é a modificação da borracha obtida com a combinação de enxofre para atribuir maior resistência (à temperaturas), elasticidade e força.
A vulcanização de correias transportadoras a frio é um processo que tem como objetivo prolongar a vida útil das correias, pois proporciona maior resistência ao produto. Este processo consiste na junção de duas ou mais partes de uma correia transportadora, usando um vulcanizador específico.
A vulcanização é um método criado em 1839 pelo inventor estadunidense Charles Goodyear que consiste geralmente na adição de enxofre e aplicação de calor e pressão à uma composição de borracha, a fim de dar a forma e propriedades do produto final.
Basicamente consiste na injecção de um composto de borracha, previamente plastificado e mantido a uma determinada temperatura, na cavidade de um molde que está também aquecido a uma determinada temperatura, a qual é designada por ”temperatura de vulcanização”.
Posso viajar com pneu vulcanizado? Viajar com pneus vulcanizados é viável, mas exige precauções adicionais. É essencial verificar regularmente o estado dos pneus vulcanizados, especialmente antes de longas viagens, para garantir que permaneçam em boas condições.
Este tipo de conserto também não é recomendado, pois vedará por dentro, mas não entre a banda de rodagem e a borracha interna. Haverá, portanto, o risco de infiltração de água e oxidação das camadas (parcialmente metálicas). Caso isso ocorra, o pneu pode se romper.
Segundo a fabricante de pneus, o indicado é o reparo tipo plug a frio. “Com ele há uma vedação completa da perfuração, evitando assim a infiltração de contaminações como água, ar, poeira e terra para dentro da estrutura do pneu”, diz o gerente de produtos Fábio Magliano.