Na contabilidade, o saldo é o resultado da diferença entre os créditos (entradas de capital) e os débitos (saídas de capital) de uma determinada conta. De maneira bem popular, podemos dizer que esse é o termo utilizado para saber o que "sobrou" após um determinado período do ponto de vista financeiro.
Além disso, o extrato bancário serve como comprovante de renda e movimentações financeiras, o que pode ser exigido em situações como solicitação de empréstimos, aluguel de imóveis ou prestação de contas às autoridades fiscais.
O saldo devedor é o valor que falta para pagar uma dívida, considerando a quantia emprestada ou financiada mais os juros e encargos da transação. Esse termo é usado em todas as operações financeiras com pagamento parcelado, sendo que seu montante vai sendo reduzido conforme as prestações são pagas.
E qual a diferença entre fatura em aberto e fatura fechada? A fatura em aberto significa que todas as compras realizadas no período entraram na fatura atual, e a fatura fechada significa que a data de fechamento já chegou e é possível quitar o saldo devido.
Qual a diferença de saldo em conta e saldo disponível?
Indicação de saldos em contas à ordem: Saldo autorizado: valor que está à disposição do consumidor que pode incluir montantes sujeitos ao pagamento de juros, comissões ou outros encargos. Saldo disponível: valor existente cuja utilização não está sujeitos ao pagamento de juros, comissões ou outros encargos.
O saldo fica disponível para compras online ou presenciais em estabelecimentos que aceitem a bandeira do cartão. No cartão de crédito, você compra agora e paga depois. Já no cartão de débito e no pré-pago você compra agora e paga agora.
O saldo devedor de uma compra é abatido, na maioria das vezes, em prestações mensais. O valor varia de acordo com o tempo de pagamento e com a incidência de taxas e de correções, como juros, seguros e tarefas.
O que acontece quando o saldo ficar negativo no banco?
Se não houver pedido formal de encerramento, mesmo que não tenha fundos e não seja movimentada, a conta é considerada ativa pelo banco, que continua cobrando tarifas. Essa cobrança gera um saldo negativo, que aumenta progressivamente e sobre o qual incidem juros.
Quando o saldo da fatura é negativo, significa que a soma de todos os créditos (estorno, pagamentos e cancelamentos) são maiores que os valores a serem efetivamente pagos.
Para checar se você tem dinheiro parado em algum banco, basta acessar a página “Valores a Receber”, no site do Banco Central. O processo é simples, você não precisa ter conta no site do governo federal (também conhecida como “conta gov.br”) e a resposta sai na hora.
Quando tem saldo disponível para saque o que significa?
Nesse sentido, o saldo disponível para saque é o valor total da conta, menos o valor de ordens (de compra e venda) pendentes, saques pendentes e depósitos pendentes.
A maneira mais fácil de fazer isso é pelo aplicativo ou site do banco, mas as pessoas mais tradicionais podem ir ao caixa de autoatendimento ou à agência mais próxima.
Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas. Já o débito requer que haja saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado instantaneamente.
Limite: É o valor total liberado para você fazer compras com o seu cartão. Ele é aprovado conforme o perfil de cada cliente. Saldo: É o valor do limite que ainda está disponível para compras, ou seja, aquela parte que ainda não foi utilizada.
Os saldos iniciais são os saldos contábeis existentes no início de determinado período. Esses saldos refletem os efeitos de transações, eventos e políticas contábeis aplicadas no período anterior.
Saldo Final de Caixa: representa o valor obtido da soma do Saldo Inicial com o Saldo Operacional. Permite constatar a real sobra ou falta de dinheiro em seu negócio no período considerado e passa a ser o Saldo Inicial do próximo período.
- Saldo disponível (Somatório do Limite do Cheque Azul + recursos diponíveis do correntista + Lançamentos futuros previstos para o dia + Saldo das Aplicações, caso a conta esteja marcada para resgate automático).
O saldo inicial é o somatório de valores que ficam disponíveis nas contas da empresa no momento de transição de um período contábil para outro, ou quando o negócio vai dar início às suas atividades. Na prática, o saldo inicial nada mais é do que o saldo final que precisa ser computado no calendário vigente.
É claro que você já ouviu a expressão “ficar no vermelho”. Ela vem das escolas e significa acabar o bimestre com uma nota baixa (arriscando-se a ficar de recuperação). Nas empresas, a ideia é parecida: mostra que a empresa está gastando (ou devendo) mais do que pode pagar.