As Câmaras Setoriais e Temáticas da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) se constituem em fóruns de representação e proposição das cadeias produtivas do agro gaúcho.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) iniciou, neste fim de semana, o trabalho das barreiras sanitárias para conter o foco da doença de Newcastle, confirmado em uma granja comercial de Anta Gorda.
O Órgão Oficial de Defesa Sanitária Animal, denominado Serviço Veterinário Oficial do Estado (SVE), integrado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), possui dentre seus principais objetivos, prevenir o curso de doenças nos animais.
Quem é o atual secretário estadual da agricultura, pecuária, produção sustentável e irrigação do Rio Grande do Sul?
O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta quarta-feira (19/6), que o ex-deputado estadual Clair Kuhn será o novo secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
No ano de 2020, o Rio Grande do Sul exportou arroz para 74 países, gerando US$ 452,91 milhões. Ao lado estão representados os 5 principais destinos, que juntos somam 53% das exportações. Na safra 2020/21 a cultura do arroz bateu o recorde de produtividade média, que foi de 9.010 kg por hectare.
Entre os principais produtos agrícolas gaúchos, destacam-se o arroz (8,7 milhões de toneladas), a soja (15,7 milhões de toneladas), o milho (5,5 milhões de toneladas), a mandioca (1,2 milhão de toneladas), a cana-de-açúcar (1 milhão de toneladas), a laranja (350 mil toneladas) e o alho (24 mil toneladas).
Pode ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de corte (produção de carnes), leiteira (produção de leite) e de lã. Possui três modalidades: extensiva, intensiva e pastoreio nômade.
O sistema informatizado e-SISBRAVET é a ferramenta eletrônica específica para gestão dos dados obtidos na vigilância passiva em saúde animal, desenvolvida para o registro e acompanhamento das notificações de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).
As grandes transformações que ocorreram neste período tiveram a participação direta e decisiva da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), que desde 1977 atua junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - SEAP, órgão da Administração Direta do Poder Executivo, subordinada diretamente ao Governador do Estado do Pará, tem por missão institucional planejar, coordenar, implementar, fiscalizar e executar a custódia, reeducação e reintegração social de pessoas presas, ...
Também conhecida como agricultura de corte ou raça, a agricultura itinerante é uma prática que consiste em desmatar, queimar e cultivar terras por um ou dois anos e abandoná-las até que a regeneração natural do solo esteja completa.
A agricultura intensiva é o método mais comum de cultivo do solo e a principal fonte de alimentos em todo o mundo. Baseia-se na obtenção de altos rendimentos e apresenta uma exploração agressiva da terra com o uso sobrante de insumos.
As pessoas que trabalham na pecuária são conhecidas como pecuaristas. Eles se dedicam ao cuidado de animais como bovinos, ovinos, caprinos e suínos, desempenhando tarefas que vão desde o manejo diário até a gestão estratégica das fazendas.
O termo pecuária tem origem no latim e quer dizer “criação de gado”. A base da atividade pecuarista é a produção de alimentos e outras matérias primas. Ela é considerada uma das mais antigas práticas da humanidade.
A agricultura refere-se ao cultivo de produtos agrícolas, e a pecuária, à criação de espécies animais. Agricultura e pecuária designam duas importantes atividades econômicas do setor primário.
A soja, o arroz, o milho e o trigo constituem as principais culturas agrícolas praticadas no RS em termos de área plantada e quantidade produzida. Em se tratando de valor da produção, a esse conjunto de produtos se somam em importância o fumo, a uva e a maçã.
O Paraná é o principal Estado produtor, com 534 mil toneladas. Na sequência vem Minas Gerais com 522,6 mil toneladas, Mato Grosso com 358,7 mil toneladas, Goiás com 321,2 mil toneladas, Bahia com 219,3 mil toneladas, São Paulo com 173,3 mil toneladas, Ceará com 114,1 mil toneladas e Pernambuco com 104,9 mil toneladas.
O trigo é tradicionalmente a cultura de inverno mais semeada no Rio Grande do Sul. Em 2022, o Estado foi o maior produtor do Brasil, com uma produção histórica de 5,7 milhões de toneladas.