Trata-se de uma vivência para pessoas com deficiência, quebrando as barreiras preconceituosas que a sociedade impõe, despertando a autonomia e elevando a auto estima dos participantes. A ação é voltada às pessoas portadoras de deficiência física, intelectual ou múltipla, e está aberta ao público geral.
Esse mês é dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Atentos à pauta, os deputados, além de apresentar matérias e destinar emendas, também criaram recentemente a comissão sobre a temática.
Durante todo o mês, a campanha Setembro Verde convida a sociedade a se engajar na luta por mais direitos e inclusão social para pessoas com deficiência em áreas como educação, mercado de trabalho e acesso a espaços públicos, respeitando as limitações individuais.
Qual o objetivo de trabalhar o setembro Verde na educação infantil?
Trabalhar o Setembro Azul e Verde na educação infantil é uma forma de sensibilizar as crianças sobre a importância da inclusão e da empatia com as diferenças.
O Setembro Verde é o nome de duas campanhas distintas que são realizadas nesse mês. Essas campanhas atuam pela conscientização sobre a importância da doação de órgãos e pela conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência. As duas campanhas são isoladas, cada qual atuando de maneiras distintas.
O Setembro Verde também procura mobilizar a sociedade para estabelecer iniciativas que pressionem o poder público para que ações em benefício da população com deficiência sejam tomadas. Além disso, a data procura informar a população acerca dos tipos de deficiências e que, muitas vezes, elas não são visíveis.
A campanha do Setembro Verde teve início em 2015 e surgiu da necessidade de reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD). Esse dia foi instituído em 1982 por movimentos sociais que lutavam pelos direitos de PcDs.
Setembro é o mês com mais cores de campanhas: enquanto o Setembro Verde visa sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos e a prevenção ao câncer de intestino, o Setembro Vermelho conscientiza sobre a prevenção de doenças cardiovasculares.
Há 10 anos, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou a Lei 15.463/2014, que institui o "Setembro Verde". De autoria do deputado Gilmaci Santos (Republicanos), a iniciativa busca incentivar a discussão de políticas públicas e a divulgação de informações sobre transplantes de órgãos e tecidos humanos.
De acordo com o documento Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998) o cuidar deve suprir as necessidades das crianças, mediando o desenvolvimento das capacidades humanas. Já o educar, deve contribuir na formação da crianças em sua inserção social e em seu desenvolvimento.
Verde significa esperança! E, para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha, simboliza a esperança de alcançarmos a inclusão social e a luta contínua e ininterrupta para garantirmos sua implementação.
Para o desenvolvimento dessas ações sugere-se, entre outros a realização de palestras, encontros comunitários, iluminação de espaços com a cor verde, além de outras medidas que visem dar suporte e visibilidade à inclusão social das pessoas com deficiência.
O Setembro Verde é dedicado à inclusão das pessoas com deficiência, ressaltando a importância de um ambiente inclusivo na sociedade. É um mês para reavaliarmos nossas atitudes e estruturas, buscando tornar espaços educacionais, profissionais e sociais mais acessíveis.
É um meio de erradicar as barreiras sociais criadas pelo racismo, desigualdades de gênero, hiatos de classe e deficiência física e mental. A partir disso, as ações de inclusão buscam combater a segregação social e promover um ambiente mais harmonioso por meio da democratização dos espaços e serviços.
Qual a importância do setembro verde para a sociedade?
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
A doação de órgãos é um ato por meio do qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida (doadores) para serem utilizados no tratamento de outras pessoas (receptores), com a finalidade de reestabelecer as funções de um órgão ou tecido doente.
Qual a importância da conscientização da doação de órgãos?
Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. O gesto de familiares de um mesmo doador pode beneficiar várias pessoas e, todos os anos, milhares de vidas são salvas.
Verde é a cor do mês de setembro para a conscientização sobre a doação de órgãos e prevenção ao câncer de intestino. Neste mês, a data 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Outra cor para o mês de setembro é o amarelo, que tem como objetivo a prevenção ao suicídio.
A data comemorativa mais conhecida de setembro, no Brasil, é o dia 7, Dia da Independência do Brasil. Em 1822, D. Pedro I proclamou a independência do país em relação a Portugal às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
O cordão girassol surgiu em 2016, na Inglaterra, por meio de uma iniciativa para promover a inclusão e acessibilidade. O uso da fita serve para identificar deficiências "não visíveis" ou que não são perceptíveis aos sinais físicos. No Brasil, o uso do símbolo já é comum e reconhecido oficialmente pela Lei 14.624/23.
Como trabalhar o setembro Verde na educação infantil?
Na educação infantil, a forma de abordar a inclusão deve ser lúdica e adaptável, atendendo ao nível de compreensão de cada faixa etária. Os educadores devem fomentar o diálogo e a comunicação entre as crianças, promovendo momentos em que elas possam compartilhar suas experiências e sentimentos.
I - deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; II - deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo ...