1. Sistema de caminho-de-ferro , geralmente subterrâneo, destinado ao transporte público rápido de passageiros em meios urbanos. 2. [ Termo ferroviário ] Comboio de transporte de passageiros que circula nessas vias.
1. [ Física, Metrologia ] Unidade de medida de comprimento do Sistema Internacional (símbolo: m) igual ao comprimento do trajecto percorrido no vácuo pela luz durante uma duração de 1/299 792 458 de segundo. 2. Instrumento de medição com o comprimento dessa unidade.
METRÔ O metrô é um sistema de trens, que circulam quase exclusivamente por via subterrânea, utilizado para transportar grandes quantidades de passageiros nas áreas urbanas e suburbanas e é sem dúvida o mais eficiente meio de transporte urbano do mundo moderno.
Em 1890, a City & South London Railway foi a primeira ferrovia de trânsito rápido de tração elétrica, que também era totalmente subterrânea. Antes da abertura da linha era chamado de "metrô da cidade e do sul de Londres", introduzindo assim o termo "metrô" na terminologia ferroviária.
1 Fís , Metr Unidade de medida de comprimento do Sistema Internacional de unidades, correspondente à décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre.
O metro (símbolo: m) é a unidade de medida de comprimento do Sistema Internacional de Unidades. É definido tomando o valor numérico fixado da velocidade da luz no vácuo, c, igual a 299 792 458 quando expressa em m s–1, o segundo sendo definido em função de ΔνCs.
O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo. Essa definição aconteceu em 1983, durante a 17ª CGPM. O metro foi a primeira unidade de base para a qual uma definição nova foi formulada a partir de uma constante fundamental, a velocidade da luz.
Hoje na História: 1863 - É inaugurada em Londres a primeira linha de metrô do mundo. Idealizado por Charles Pearson, o primeiro metrô do mundo é inaugurado em Londres às 6 horas da manhã de 10 de janeiro de 1863. A linha, com extensão de 6,5 quilômetros, permitiu ligar a rua Farringdon à rua Paddington.
Adaptando o conceito do matemático, o grupo chegou a seguinte conclusão: um metro seria o equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Equador e o Polo Norte. A escolha dos dois pontos não foi arbitrária, representava algo natural e imutável – isto é, que para sempre representaria o mesmo valor.
Esta medida, o metro padrão, representava a décima milionésima parte de um quadrante terrestre, definida em 1799: Um quadrante terrestre, definido a partir da linha do Equador. O metro foi obtido pela divisão desta distância por 10 milhões.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
Com o maior metrô do mundo em seus mais de 831 km de extensão, Xangai garantiu uma aprovação de 91%, dos usuários que responderam a pesquisa. A rede da cidade perde apenas para Nova York em número de estações.
A diferença principal está no uso – nas cidades, os trens metropolitanos são mais empregados para transportar pessoas de diferentes cidades de regiões metropolitanas, enquanto o metrô circula apenas dentro de uma mesma cidade.
O metro é utilizado para expressar altura de pessoas, comprimentos, larguras, altura de prédios e de árvores. O centímetro é muito utilizado na medição de distâncias em mapas, tamanhos de mesas e objetos domésticos. O milímetro é utilizado na medição de parafusos e objetos muito pequenos.
O metropolitano, mais conhecido como metrô, é um meio de transporte de passageiros que circula sobre trilhos (Figura 1) e interliga estações, em diferentes pontos da cidade, facilitando e agilizando o tempo desprendido para locomoção da população urbana.
Redação. O primeiro metrô do Brasil completa 50 anos neste sábado (14). No dia 14 de setembro de 1974, o trem do Metrô de São Paulo fazia a primeira viagem no trecho de 7 km da então Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul, percorrendo sete estações entre Jabaquara e Vila Mariana.
Foto: Governo Federal/CCR. O primeiro metrô do Brasil surgiu por meio da lei nº 6.988/66, que resultou na criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Vale ressaltar que o Governo de São Paulo possui o controle da estatal. De fato, a primeira linha ocorreu apenas em 1974.
Esta foi a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada em 1974, tendo sido também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil. A Linha 1-Azul é conhecida por ser uma das linhas mais movimentadas, transportando milhares de passageiros diariamente.
Era a primeira vez que alguém deixava de lado o homem no mundo das medições. A idéia era simples: medir a distância do equador ao pólo Norte, através do meridiano que passa por Paris; um décimo de milionésimo daquela distância seria o metro (do grego metron, medida), com múltiplos e submúltiplos decimais.
O metro foi criado na França por dois astrônomos, Jean-Baptiste-Joseph Delambre e Pierre-François-André Méchain, que tentaram definir uma medida equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Pólo Norte e a linha do Equador.