Sintomas de fraturas do crânio Pode acumular-se sangue atrás do tímpano ou, se o tímpano for perfurado, poderá sair sangue do ouvido. Podem formar-se hematomas atrás da orelha (sinal de Battle) ou à volta dos olhos (olhos de guaxinim).
Equimose atrás da orelha (sinal de Battle) ou na área periorbital (olhos de guaxinim) Perda de olfato e audição, geralmente imediata, embora essas perdas só sejam percebidas depois de o paciente recuperar a consciência.
Olhos de Guaxinin: a equimose periorbital, popularmente conhecida como olhos de guaxinim, é uma condição caracterizada pela presença de grandes manchas roxas ao redor dos olhos, causadas por sangramentos internos na face.
O sinal de Guaxinim ou bléfaro-hematoma consiste em equimose periorbital (ao redor da órbita ocular) bilateral. É um forte indicativo de lesão de base de crânio, e surge algumas horas após o trauma e indica trauma direto (frequentemente traumatismo cranioencefálico).
“sinal do duplo halo”, que são anéis concêntricos com sangue no anel central e anéis progressivos mais claros ao redor. Identifica-se também equimose na região mastoidea (Sinal de Battle) - indica fratura de base de crânio e acúmulo de sangue na membrana timpânica (hemotimpano).
O que é o sinal de Battle? - Ronaldo Mendes Bombeiro - Parte 13 de 365
O que causa o sinal de Battle?
Sintomas de fraturas do crânio
Pode acumular-se sangue atrás do tímpano ou, se o tímpano for perfurado, poderá sair sangue do ouvido. Podem formar-se hematomas atrás da orelha (sinal de Battle) ou à volta dos olhos (olhos de guaxinim).
O sinal do halo é um achado tomográfico não específico, caracterizado pela presença de um halo de opacidade em vidro fosco circundando um nódulo ou, menos fre- quentemente, uma massa ou uma área de consolidação arredondada. Na maior parte dos casos, o halo em vidro fosco é causado por hemorragia perinodular.
Pode soar como ofegante , bufando, borbulhante, gemendo ou respiração difícil . Lembre-se, uma vítima em estado ofegante não está respirando normalmente. Para as vítimas em parada cardíaca, isso pode significar a diferença entre a vida e a morte.
O que é uma Equimose? Uma equimose é uma mancha roxa, azul ou vermelha que aparece na pele quando pequenos vasos sanguíneos, conhecidos como capilares, se rompem e liberam sangue sob a superfície da pele. Isso resulta em uma área descolorida que pode ser dolorosa ao toque.
Na classificação baseada no nível de consciência, o TCE é dividido em três categorias (leve, moderado e grave) de acordo com os sinais e sintomas. No grau leve o paciente pode apresentar-se consciente, confuso e levemente sonolento. Nos casos graves os pacientes estão totalmente comatizados.
A fratura no crânio se caracteriza por uma quebra na caixa óssea que protege e guarda o cérebro. Pode acontecer com ou sem danos ao órgão e resultar de lesões abertas (que rasgam a pele) ou fechadas. Quando há danos ao cérebro, então chamamos de o traumatismo craniano.
O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é definido como qualquer lesão gerada por um trauma externo e que ocasione alterações anatômicas do crânio ou comprometimento da função das meninges, do encéfalo ou dos vasos sanguíneos dessa região.
penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.
As sequelas após um traumatismo craniano podem variar amplamente, sendo influenciadas por fatores como a gravidade da lesão, a área do cérebro afetada e o tempo decorrido até o tratamento. As sequelas podem se manifestar em diversas formas, impactando as habilidades cognitivas, físicas e emocionais do indivíduo.
A lesão axonal difusa é uma lesão disseminada nos axônios, uma parte das células nervosas, no cérebro que pode ocorrer devido a um traumatismo craniano.
O Sinal de Cullen é um sinal médico que é caracterizado equimoses azuis-pretas na região periumbilical devido à hemorragia retroperitoneal, associada principalmente à ruptura de gravidez ectópica, mas também eventualmente presente na pancreatite aguda.
Em Medicina, o sinal de Grey-Turner refere a equimoses nos flancos. Este sinal leva 24-48 horas para aparecer e prediz um ataque severo de pancreatite aguda, com taxa de mortalidade crescendo de 8-10% para 40%. Pode ser acompanhado pelo sinal de Cullen. Está também associado a pancreatites necrohemorrágicas.
A respiração de Kussmaul é um tipo de padrão respiratório. Nesses casos, a respiração do indivíduo é lenta e profunda, e, quando encontrada, deve alertar o médico para quadros de intoxicação no bulbo respiratório desses pacientes, podendo ser uma cetoacidose diabética (principal causa) ou uma acidose metabólica.
'Gasping' ou respiração agónica, é o termo utilizado quando uma pessoa sente dificuldade em respirar, ofegando para a obtenção de ar. Isto pode ocorrer durante uma paragem cardíaca e é um reflexo do corpo quando os níveis de oxigénio no cérebro são baixos.
O sinal do halo invertido (SHI) é um sinal tomográfico pulmonar definido como uma área focal arredondada com atenuação em vidro fosco circundada por um anel de consolidação completo ou parcial(1). Este sinal foi inicialmente descrito como relativamente específico de pneumonia criptogênica em organização (PCO).
Nódulos centrolobulares padrão “tree-in-bud”, ou árvore em brotamento, sugerem inflamação e o preenchimento bronquiolar por muco, pus ou líquido. Descrito pela primeira vez, em casos de disseminação endobrônquica pelo Mycobacterium tuberculosis, o padrão de árvore em brotamento é agora reconhecido em várias patologias.
É um sinal radiológico caracterizado por um halo em vidro fosco circundando um nódulo, e em menor frequência uma massa ou consolidação. A presença de halos mais espessos está mais relacionada com doenças infecciosas. Em contrapartida, os halos mais finos estão mais associados com doenças neoplásicas.