Spotting ou sangramento de escape é um leve sangramento que ocorre fora da época do fluxo menstrual. Pode ser causado pelo uso de métodos anticoncepcionais. É um sintoma muito comum durante o período de adaptação a um contraceptivo, mesmo com uso regular.
A causa mais frequente do spotting em mulheres é o uso de anticoncepcionais orais contínuos. Pode estar relacionado também a sangramento não programado devido início ou mudanças de método contraceptivo hormonal ou presença de DIU, que está relacionado a aumento do volume e incidência de sangramento no ciclo.
Além disso, outros fatores como o aspecto desse sangue, sua intensidade e volume também servem para diferenciar o sangramento de escape da menstruação: normalmente o sangramento da menstruação é mais volumoso, intenso e de cor mais avermelhada, enquanto o sangramento de escape é escasso e de cor mais amarronzada.
Sangramentos de escape são qualquer corrimento vaginal com sangue que não requer o uso de produtos menstruais, como um absorvente ou tampão (1) Qualquer sangramento ou mancha inexplicável deve ser abordada com seu médico (2) O sangramento de escape pode ser um efeito colateral do seu contraceptivo hormonal (3,4)
Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual. Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo.
Sangramento de escape pode ser gravidez? Sim, o sangramento de escape pode estar associado ao início de uma gravidez. É comum que a nidação (processo de implantação do embrião no útero) gere um pequeno sangramento amarronzado e levemente espesso. No entanto, se o sangramento aumentar, é fundamental consultar um médico.
Quantos dias dura o escape menstrual? O comum é que o escape menstrual não dure mais do que um ou dois dias, no máximo. Como o próprio nome anuncia, ele é um sangramento que “escapou” e, portanto, não é recorrente e não deve ser “parado” de forma medicamentosa, como acontece com a menstruação, por exemplo.
O estresse é uma das principais causas do sangramento de escape, ja que nessa situação a mulher se sente sobrecarregada e limitada para realizar as suas atividades, resultando em um descontrole hormonal que pode levar ao sangramento foram do período menstrual.
O de escape é um sangramento leve e seu fluxo não é tão intenso e prolongado quanto ao da menstruação, durando apenas um ou dois dias. Ele não deve ser acompanhado por cólicas intensas ou coágulos. Sua cor é marrom claro ou rosa.
"Geralmente, esse sangramento atípico vem acompanhado de cólicas e pode indicar um mioma ou pólipo benigno, que são tratáveis. Se o sangue estiver relacionado a uma alteração hormonal, a paciente pode fazer o uso de medicamentos específicos", diz.
Esse tipo de sangramento na gravidez acontece no 1° trimestre e é bastante comum nas primeiras semanas de gestação. “Tende a ser leve e rosado, mas em alguns casos pode apresentar um tom de vermelho vivo. A nidação pode durar algumas semanas sem interferir na evolução da gravidez”, pontua o obstetra.
As medicações anti-inflamatórias, anti-fibrinolíticas, doxiciclina e alguns anticoncepcionais podem ser usados para reduzir os escapes menstruais. Converse com o seu médico.
O que fazer em caso de spotting? Se não vier acompanhado de sintomas, geralmente não é preciso interromper do uso do anticoncepcional. A continuidade fará seu organismo se adaptar ao contraceptivo. No caso das pílulas, a tomada diária, respeitando o mesmo horário, fará o sangramento parar em pouco tempo.
Spotting ou sangramento de escape é um leve sangramento que ocorre fora da época do fluxo menstrual. Pode ser causado pelo uso de métodos anticoncepcionais. É um sintoma muito comum durante o período de adaptação a um contraceptivo, mesmo com uso regular.
O spotting ou sangramento de escape pode ser definido como a perda de um pequeno volume de sangue em um período no qual a mulher não esperava qualquer sangramento.
Se o sangramento persistir por mais que dois dias ou vier acompanhado de outros sintomas como dor ou febre, procure ajuda médica o quanto antes. Se você não tiver certeza da causa do sangramento de escape, vale agir com cautela e pecar pelo excesso.
Os principais sintomas de um escapamento entupido incluem a perda de potência do motor, um aumento no consumo de combustível, um som mais alto do que o normal vindo do escapamento e a presença de um cheiro forte de combustível dentro do veículo.
É possível engravidar durante o sangramento de escape?
IMPORTANTE: Mesmo com sangramento de escape a mulher pode engravidar, já que o ciclo menstrual continua naturalmente. Durante o período fértil, algumas mulheres podem apresentar pequenos sangramentos amarronzados ou vermelho claro. Isso não apresenta nenhum risco para a mulher.
Qual é a cor do sangramento de escape? Enquanto a menstruação pode ter uma cor vermelho vivo ou escuro, os escapes geralmente têm a coloração marrom ou mais rosada. Nos casos de alteração da pílula anticoncepcional, por exemplo, é possível perceber esse escape num tom mais avermelhado também.
Desequilíbrios hormonais causados por estresse, o uso de anticoncepcionais hormonais de forma irregular (especialmente as pílulas), bem como outras razões, como problemas na glândula tireoide, podem levar à ocorrência de sangramentos fora do período menstrual.
Um pequeno sangramento de escape no início da gravidez não significa necessariamente que há um problema. O sangramento de implantação pode ser um sinal de início da gravidez e significa apenas que o óvulo fertilizado foi implantado no útero.
Outros sinais, como cansaço e sonolência mais intensos que o habitual, seios inchados com sensação de peso e doloridos, além de uma dor de cabeça leve podem aparecer, principalmente durante as primeiras 4 semanas após a fecundação e nidação, especialmente após a 2ª semana.
Apesar de não haver menstruação quando engravidamos, algumas mulheres, nas primeiras semanas de gravidez, podem apresentar um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro. Isso está relacionado à nidação, momento em que o embrião se prende às paredes do útero e acontece entre a 7ª e 9ª semanas de gravidez.
O sangramento de escape é uma perda de sangue vaginal que ocorre durante o ciclo menstrual, entre uma menstruação e outra. O ciclo menstrual regular tem duração aproximada de 28 dias. O sangramento de escape pode ser também chamado de sangramento intermenstrual ou ainda spotting, tendo todos o mesmo significado.