A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
A afasia é uma disfunção que faz com que o paciente tenha dificuldade de se comunicar adequadamente, afetando a compreensão de imagens, sons e outros tipos de expressão.
A afasia ocorre em decorrência de uma lesão no cérebro, sendo a causa mais comum o acidente vascular cerebral (AVC) no hemisfério esquerdo. Além de AVCs, doenças degenerativas, doenças metabólicas, traumatismos, tumores, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência podem levar à afasia.
Como é o diagnóstico de afasia? O diagnóstico de afasia é clínico. Por meio da observação clínica e testagem, como: conversas, exercícios de linguagem, solicitação para nomear objetos, repetir frases, formular frases, teste de compreensão de frases, entre outros.
Por isso, algumas atitudes podem ajudar pessoas com afasia a se comunicarem melhor. Dê mais tempo para a pessoa se expressar e compreender você, tenha paciência e aja com amor e cuidado. Use sempre fases curtas e simples, se preciso for, repita.
Enquanto o paciente com doença de Alzheimer típica apresenta comprometimento da memória, pacientes com afasia progressiva primária associada à doença de Alzheimer são um pouco diferentes; eles têm problemas com a linguagem – sabem o que querem dizer mas não conseguem encontrar as palavras – mas a memória está intacta", ...
A sua duração depende, entre outras coisas, do tempo de recuperação da afasia. Devido a esta condição, a maneira pela qual o afásico entende o mundo ou a maneira de se expressar sofre uma mudança.
As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.
Afasia é uma disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão de palavras ou equivalentes não verbais de palavras. Resulta de disfunção dos centros de linguagem no córtex cerebral e gânglios da base, ou das vias de substância branca que os conectam.
A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.
Quando uma pessoa é ferida no lado esquerdo do cérebro, onde o centro de línguas está localizado (que se refletirá no lado direito do corpo), pode sentir a sua fala afectada e as competências linguísticas diminuídas (afasia). Afasia é um distúrbio de linguagem com prejuízo para a comunicação e compreensão auditiva.
A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
“Quando (a afasia) é por lesão, por AVC, a gente reabilita o paciente com estimulação do processamento da linguagem. Dizer que tem cura ou que a pessoa volta a se comunicar como antes, isso vai depender muito de cada caso, da extensão dessa lesão e da gravidade do quadro.
A afasia é uma condição neurológica que afeta a habilidade de uma pessoa para compreender e usar a linguagem. Pode ocorrer como resultado de uma lesão cerebral, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou traumatismo craniano.
A Demência Frontotemporal é a quarta causa de demência mais prevalente na população, mas se considerarmos apenas as demências antes dos 65 anos, ela é a segunda mais frequente. Já a Afasia é um sintoma de uma lesão cerebral ou tumor.
A afasia afeta a capacidade de comunicação dos indivíduos. Uma pessoa com afasia pode ter dificuldade de se expressar verbalmente, de ler e também de escrever. A afasia ocorre após um dano cerebral, sendo o AVC a causa mais comum desse problema.
Pode, mas depende de inúmeros fatores como: nível de conhecimento prévio (escolaridade, conhecimento de línguas, se esse cérebro era bem estimulado e ativo antes ou não), momento em que começou o tratamento, tempo de estimulação, tempo de internação, fatores emocionais associados como uma depressão, por exemplo.
A Afasia Progressiva Primária relaciona-se a um quadro degenerativo do cérebro, levando a atrofia em áreas responsáveis pela linguagem e comunicação. Na maior parte dos pacientes com APP, o início da doença ocorre em idade pré-senil, ou seja, antes dos 65 anos de idade.
Na fase inicial da APP a fala e a linguagem são as principais áreas afetadas. Em estágios posteriores (fases intermédia e avançada), a evolução da doença poderá comprometer outros domínios cognitivos, como a memória, assim como o desempenho em atividades instrumentais e básicas da vida diária.
A afasia é um transtorno de linguagem causada por uma disfunção cerebral que se manifesta, principalmente, em idosos e adultos jovens – sendo o acidente vascular cerebral (AVC) a causa mais comum.