Trata-se de uma escala utilizada por profissionais de saúde para avaliar e identificar se as crianças apresentam atraso de desenvolvimento. Vale destacar que não mede o QI (quociente de inteligência) da criança e não foi desenvolvido para diagnosticar distúrbios de aprendizagem ou emocionais.
Quais os principais comportamentos avaliados pelo teste de avaliação do desenvolvimento de Denver?
O teste não fornece diagnóstico e leva em consideração o avanço da idade, avaliando quatro áreas do desenvolvimento: "Motor Grosso", "Motor Fino-Adaptativo", "Pessoal Social" e "Linguagem".
Profissionais que trabalham com desenvolvimento infantil, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Médicos, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiros, etc.
O Teste de Denver é uma escala utilizada por profissionais de saúde para avaliar e identificar crianças entre 0 e 6 anos de idade com risco para atraso no desenvolvimento (ADNPM).
O Denver II é um teste normativo que avalia a capacidade da criança de 0 a 6 anos em realizar atividades, esperadas para a idade, descritas em 125 itens distribuídos em quatro áreas do desenvolvimento infantil: pessoal-social (25 itens), motor fino-adaptativo (29 itens), motor grosso (32 itens) e linguagem (39 itens).
Como funciona o Modelo Denver de Intervenção Precoce
Destaca-se por ser uma intervenção baseada no relacionamento e envolve os pais e familiares da pessoa com autismo. Então, por meio de suas atividades cotidianas, as crianças autistas conseguem se conectar, se comunicar e a aprender.
O Teste de Denver II apresenta um formulário composto de 125 itens representados por tarefas organizadas em quatro áreas de desenvolvimento: Pessoal-social, ou seja, envolve aspectos da socialização da criança dentro e fora do ambiente familiar.
O método Denver foi desenvolvido em 1980, com o objetivo de intervir e acompanhar pessoas com diagnóstico ou suspeita de autismo. A técnica estimula a interação social por meio de reforçadores, ou seja, promove o desenvolvimento da criança por meio de novos contatos sociais contínuos e prazerosos.
O Modelo Denver de Intervenção Precoce, especificamente concebido e testado com êxito, apoia-se nos princípios da psicologia do desenvolvimento e aplica a análise comportamental. Os terapeutas, em sessões de intervenção intensas com as crianças, aplicam-no em rotinas baseadas em jogos e focadas nos relacionamentos.
O que o método Denver prioriza para que haja o aprendizado?
O modelo Denver consiste em formar uma criança mais autônoma, independente e consiga aprender com os colegas e familiares, a motivação e a liderança são os principais pilares desse conceito. Para otimizar cada vez mais as habilidades dos pequenos, a intervenção é feita de forma intensa, levando de 3 a 4 horas por dia.
Como o enfermeiro aplica a escala do teste de Denver em crianças de até 6 anos?
Deve ser aplicado individualmente, com média de 20 minutos. Para a aplicação do Denver II, faz-se necessária a utilização do formulário do teste, do manual de treinamento e do kit de estímulos. O formulário possui os itens organizados por área de desenvolvimento.
Histórico. As psiquiatras americanas Sally J. Rogers e Geraldine Dawson começaram a desenvolver o Early Start Denver Model durante durante a década de 1980.
ABA OU DENVER? O Professor Lucelmo Lacerda explica que, basicamente, Denver nada mais é que uma forma de ABA naturalístico, como tantas outras neste sentido, mas que possui uma marca registrada e que para utilizar este título, é necessário ter certificação.
Por ser parte de uma intervenção precoce, o método Denver geralmente é usado por especialistas em crianças na faixa dos dois a três anos de idade. O modelo vem trazer alguns princípios fundamentais no trabalho com pequenos que vivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O uso do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) é muito comum na comunidade autista. Trata-se de um conjunto de figuras ou imagens ao qual o autista tem fácil acesso, e usa para se comunicar.
O que é a terapia ABA? É um método terapêutico baseado em princípios científicos do comportamento. Ela se concentra em analisar e modificar comportamentos, promovendo a aprendizagem e a autonomia da criança. A terapia ABA é altamente estruturada, individualizada e baseada em evidências.
O denver steak é um corte recentemente criado nos Estados Unidos. Retirado da parte mais macia do acém, é saborosíssimo e ideal em assados e na grelha. Com bom marmoreio, o corte vem ganhando popularidade.
Qual é a importância dos sons lúdicos e das variações no Modelo Denver?
Segundo o Modelo Denver, brincando as crianças têm oportunidade de desenvolver competências sociais e aprendem a se comunicar de forma natural, tal como crianças neurotípicas. Durante a sessão com jogos e brincadeiras, são desenvolvidas também motricidade fina e grossa.
Contexto de aplicação: Instrumento não restrito à psicólogos, as escalas são indicadas para especialistas em intervenção precoce, da primeira infância ou desenvolvimento infantil, profissional interdisciplinar, psicólogo escolar e especialistas em avaliação.
Os marcos do desenvolvimento são divididos em quatro categorias: sócio-emocional, cognitiva, linguagem e motora. Além disso, os marcos do desenvolvimento infantil também são divididos em etapas, de acordo com os estudos do psicólogo Jean Piaget.
Teste de Gesell: crianças de 4 semanas a 36 meses. Avalia de forma direta da qualidade e integração do comportamento, por meio da divisão em áreas de comportamento: adaptativo, motor grosseiro e fino, linguagem e pessoal-social.