O piso vinílico é um tipo de revestimento indicado apenas para aplicação em pisos internos, composto por PVC (plástico de vinil). Além de ser ecológico e ter baixo impacto ambiental na sua fabricação, ele é resistente a riscos e manchas, além de ter alta absorção de ruídos e ser hipoalergênico.
O que é o piso vinílico? Produzido a partir do PVC, um plástico também conhecido como vinil, o piso vinílico também oferece opções de encaixe e de cola na instalação. Seu material garante resistência e alta durabilidade, além de oferecer um bom desempenho acústico e térmico.
A diferença entre piso vinílico e laminado está, basicamente, no material de fabricação de cada um. Enquanto o piso laminado é composto de materiais derivados da madeira, como o HDF (High Density Fiberboard), o piso vinílico é fabricado com cloreto de vinila, ou PVC.
Além disso, o piso vinílico acaba marcando facilmente, sobretudo com o uso de salto. Particularmente, vamos mencionar, a sua instalação requer mão de obra especializada. Outra desvantagem é que essa alternativa de revestimento não está acessível/adequada para toda e qualquer superfície.
Trata-se de um revestimento composto por PVC, minerais e aditivos, ou seja, é feito apenas com materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental. Pode ser adquirido em forma de manta, régua ou placa. É fácil de instalar e pode ser aplicado sobre outros pisos já existentes, evitando o famoso quebra-quebra.
Além de antialérgicos e não acumularem fungos ou bactérias, a limpeza de rotina de um piso vinílico leva apenas alguns minutos e dispensa o uso de outros produtos que não sejam água e detergente neutro. Primeiro você precisa varrer a superfície ou retirar o excesso de pó e alimentos com um pano seco.
O porcelanato vai ser mais caro na maioria dos orçamentos, pois é um tipo de piso que precisa de mão de obra especializada. Já o piso vinílico é instalado rapidamente e você mesmo pode fazer a instalação. Logo,vai ser mais barato.
Isso ocorre porque os pisos vinílicos geralmente são feitos de plástico, que é derivado de fontes não renováveis. Além disso, a produção de pisos vinílicos pode liberar poluentes e gases de efeito estufa.
Enquanto o piso laminado pode variar de 40 a 90 reais o metro quadrado, você encontra modelos de piso vinílico de 20 a 100 reais por metro quadrado. Já o valor para a instalação do piso costuma ser muito parecida entre eles, variando mais de acordo com a região onde será aplicado.
Sim, pode colocar o piso vinílico em cima de cerâmica, porém, é preciso se atentar para que ambos os revestimentos — o atual e o vinil — não sofram com essa mudança. Essa instalação de sobreposição pode ser feita em diversas superfícies como cimento e até mesmo pedras (mármores e granitos polidos).
A resposta é sim, o piso vinílico pode ser molhado, desde que a secagem seja feita imediatamente após a limpeza. Não é recomendado deixar água acumulada sobre o piso, pois isso pode danificar sua estrutura e reduzir sua vida útil.
O piso vinílico pode ser instalado diretamente no contrapiso, ou ainda, sob o revestimento já instalado no ambiente que você está reformando, desde que o piso esteja limpo e nivelado. Por isso, criamos este passo a passo simples sobre como instalar piso vinílico de maneira simples e prática.
O piso vinílico é imbatível neste quesito porque vai além do visual 'quente' da madeira: ele entrega experiência tátil, conforto térmico e desempenho acústico superiores aos do porcelanato e outros pisos frios.
A partir do final de 2018 a industria buscou incrementar a rigidez, dureza e resistência dos revestimentos vinílicos e o resultado de melhor performance até o presente momento no que se relaciona à resistência extrema contra água, é o Piso Vinílico Rígido SPC.
O melhor piso vinílico pode ser tecnicamente considerado o que possui a mais espessa capa de proteção, a qual pode será ser de 0,1mm – 0,2mm – 0,3mm – 0,5mm e 0,7mm. É esta capa que confere resistência ao desgaste e abrasão do piso vinílico.
Ao longo do tempo, se for molhado constantemente, ele poderá sofrer danos e até mofar embaixo. Por isso, o recomendado é usar um pano úmido e secar em seguida. Além disso, devem ser evitados usar escovas e vassouras que podem riscar o piso. Com esses cuidados você irá preservar o seu piso vinílico por muito mais tempo.
Atualmente no mercado encontram-se dois tipos de Pisos Vinílicos, sendo elas o Piso Vinílico LVT que pode ser colado ou clicado, e o Piso Vinílico SPC com sistema Duplo Click.
O preço varia bastante de acordo com o piso vinílico escolhido e a extensão do serviço. Porém, podemos adotar um valor aproximado de R$ 150 para o piso vinílico instalado, o que inclui tanto o material quanto a mão de obra.
Diferente do que ocorre nos pisos laminados, o vinílico dispensa totalmente a necessidade de se instalar previamente mantas de qualquer espécie para minimizar o som do impacto, mesmo quando o modelo é clicado!
E a resposta é: sim! O piso vinílico é bem resistente à água e funciona superbem em ambientes úmidos como a cozinha. Mesmo assim, deve-se tomar cuidado com grandes quantidades de água. Para limpar o piso, por exemplo, é necessário apenas um pano úmido com detergente neutro.
A partir de 6 horas você já pode pisar e caminhar sobre o piso vinílico. Já o tempo para colocar móveis e mudar mobílias pesadas de lugar é de 24 a 48 horas.