Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: “O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador.
Algo subjetivo é relativo à percepção, aos sentimentos ou às opiniões de um indivíduo, e não é baseado em fatos objetivos ou observações imparciais. Por exemplo, a apreciação de uma obra de arte é subjetiva, pois depende da interpretação e sensação de cada pessoa que a observa.
Descrição subjetiva: é identificada quando se descreve usando a linguagem conotativa, a fim de conferir um caráter poético ao texto. Esse tipo de descrição é muito comum em textos literários. Descrição objetiva: ocorre quando se descrevem fatos, acontecimentos, locais, pessoas etc. usando a linguagem denotativa.
É como ele vê, sente, pensa à respeito sobre algo e que não segue um padrão, pois sofre influências da cultura, educação, religião e experiências adquiridas. Exemplo de uso da palavra Subjetividade: é por esta razão que dizemos que a opinião de cada um é muito pessoal ou seja: subjetiva: *Eu amo o Corinthians!
Direito OBJETIVO e SUBJETIVO: qual a diferença mais importante?
Qual é a diferença entre objetivo e subjetivo?
A principal diferença entre a descrição objetiva e subjetiva está na profundidade, porém ambas se esforçam para demonstrar as características de um objeto. Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.
Quem tem objetividade sabe explicar. Neste contexto, objetividade é ter clareza, é ter lógica, é não ter dúvida. O procedimento objetivo facilita que duas pessoas, por exemplo, que usam métodos de cálculos diferentes conseguirem detectar se cometeram erros.
Falta ética e visão imparcial para orientar o grupo de maneira clara e objetiva. É comum o desvio de foco para atender outros interesses, levando as pessoas a confusão e insegurança.
Há dois tipos: descrição objetiva e descrição subjetiva. A primeira traz os elementos com base na realidade, sem interferência do autor. Já a segunda traz elementos subjetivos, evidenciando o ponto de vista do autor por meio de adjetivos de juízo de valor.
O que são resultados subjetivos, afinal de contas? Conforme mencionado acima, os resultados subjetivos são aqueles baseados em algo intangível, que não se pode tocar, abstrato. Por exemplo, o índice de qualidade de uma determinada área na empresa é um resultado subjetivo, porque não se pode palpar uma qualidade.
A “vida subjetiva” é objeto possível de compreensão racional. A vida psíquica não é autônoma, independente e absoluta frente à realidade objetiva que, da mesma forma, não o é com relação à subjetividade.
A subjetividade se produz na relação das forças que atravessam o sujeito, no movimento, no ponto de encontro das práticas de objetivação pelo saber/poder com os modos de subjetivação: formas de reconhecimento de si mesmo como sujeito da norma, de um preceito, de uma estética de si.
Como a subjetividade está presente em nosso cotidiano?
A roupa que você veste, as palavras que você usa, a profissão que você escolhe, o curso que você faz, o hábito que você desenvolve, a forma como você lida com as suas emoções, as pessoas com as quais se relaciona, enfim, tudo depende da sua subjetividade.
Pergunta objetiva: é a pergunta direta, onde a resposta obtida vai ser sempre a mesma, independente de quem responda. Ex.: Quanto é 2 x 2? - A resposta é 4. Pergunta subjetiva: resposta vai sempre diferente, dependendo da pessoa, das suas convicções, crenças e conhecimentos.
Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.
Existem três tipos de objetivos: rotineiros, de aperfeiçoamento e inovadores. Objetivos rotineiros são os objetivos do cotidiano e que servem como padrões de desempenho do dia-a-dia.
Objetivo, ao contrário do desejo, é mais claro e ilustra exatamente o que queremos. Por exemplo, você querer ser maquiadora no salão x é um objetivo mais realista, sabendo detalhadamente o que deseja. A maioria tem objetivos, só não sabem como colar em prática, é nesse ponto que entra a meta.