Obnubilação designa a alteração do estado de consciência que faz com que não se consiga reagir a certos estímulos externos (como luzes ou chamados) ou mesmo responder a perguntas, falando com muita lentidão ou não conseguindo articular palavras.
Que ou o que sofreu obnubilação; que ou o que apresenta lentidão de pensamento (ex.: mente muito obnubilada; um obnubilado que não questiona o sistema). Origem etimológica:particípio de obnubilar.
A obnubilação prenuncia um aprofundamento do nível da consciência que pode chegar ao coma . Torpor : é um estado de inconsciência profunda de origem orgânica, com desaparecimento da sensibilidade ao meio ambiente e da faculdade de exibir reações motoras.
O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque leve. O paciente letárgico ou obnubilado responde a estímulos mais vigorosos. O paciente em estupor apresenta redução da vigília, com retirada somente a estímulos vigorosos e/ou dolorosos.
D A obnubilação oniroide caracteriza-se, entre outros fatores, por ausência de sintomas psicóticos, por dificuldade de concentração, desagregação e dificuldade de compreensão de raciocínio, exaltação, perplexidade e frustração.
A consciência é o perfeito conhecimento de si próprio e do ambiente. O rebaixamento do nível de consciência (RNC) é um dos diagnósticos sindrômicos mais frequentes e mais importantes em uma emergência, possuindo uma grande quantidade de etiologias diferentes.
No estado de coma, o paciente não pode ser despertado, estando completamente inconsciente e insensível aos estímulos externos, com a exceção de respostas motoras tais como abertura do olho e/ou retirada do membro com estímulos dolorosos.
Condição na qual o paciente é afetado por uma severa apatia, apresentando redução ou ausência das respostas emocionais ou mentais, de forma a não reagir aos estímulos, ainda que tenha consciência sobre o ambiente. É mais recorrente em pacientes que sofreram lesões frontais bilaterais.
Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. Ela acaba por sentir uma verdadeira diminuição de suas capacidades mentais e físicas, sendo que seu estado de alerta já não fica no mesmo nível.
Capacidade para centrar-se em uma atividade. O seu exame envolve observar: a vigilância, a tenacidade e a concentração. Vigilância: compreende a manutenção de um foco de atenção para estímulos externos.
Existem várias causas de obnubilação, como ter tido algum tipo de lesão cerebral, como o acidente vascular cerebral ou um tumor cerebral. O uso de narcóticos e drogas também pode fazer com que o paciente entre em um estado de obnubilação.
Nesse estado, o indivíduo volta parcialmente ao estado de alerta, mas não interage com o ambiente. O cérebro mantém suas funções automáticas, que proporcionam reflexos de sucção ou movimentos das córneas, porém, sem nenhuma atividade voluntária por parte do paciente.
Os estímulos repetidos despertam o paciente apenas brevemente ou não o fazem. Dependendo da causa, desenvolvem-se outros sintomas (ver tabela Achados por localização): Anormalidades oculares: as pupilas podem estar dilatadas, puntiformes ou desiguais. Uma ou ambas as pupilas podem estar fixas na posição média.
A entrega adequada de sangue oxigenado ao cérebro e a outras estruturas vitais é essencial a qualquer paciente, estando ele gravemente doente ou ferido na sala de emergência, ou sendo preparado para a realização de uma cirurgia.
Pode-se dizer que pessoas em coma podem ouvir, mas não escutar. Ou seja, se o sistema auditivo estiver preservado, o som é recebido, processado, mas não é percebido, assimilado e nem compreendido, pois isso depende da consciência que está prejudicada durante o coma. O mesmo vale para o tato e para a dor.
A Estratificação do Risco Cardiovascular (RVC) é fundamental para reconhecer as pessoas e classificar o risco/vulnerabilidade a partir de suas necessidades, possibilitando a organização das ações individuais e coletivas que a equipe de saúde pode oferecer.
RST: são os Repeated Sprint Training. São sprints repetidos várias vezes com intervalos curtos. São caracterizados por sprints de 3 a 7 segundos e intervalos menores que 60 segundos.
O Núcleo Interno de Regulação/NIR é composto por equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, assistentes sociais e auxiliares administrativos). O Decreto 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, assegura competências legais para atuação do Enfermeiro no NIR: [...] Art.
Resposta: O termo técnico usado para fezes na enfermagem é "Fezes" mesmo, porém, termos relacionados incluem "Melena" para fezes com sangue digerido, indicando sangramento gastrointestinal, e "Diurese", para a produção e excreção de urina.