Ogã Suspenso, a pessoa escolhida por um orixá para ser um ogã, é chamado suspenso, por ter passado pela cerimônia onde é colocado em uma cadeira e suspenso pelos ogãs da casa, significando que, futuramente, será confirmado e passará por todas obrigação para ser um ogã.
Ele ressalta que um Ogan na casa de Candomblé é o responsável por quase tudo, desde manutenções diversas das instalações até a sua principal função que é tocar e comandar os rituais.
Sobre a principal diferença entre os dois tipos de ogãs (confirmados e não confirmados), o ogã I afirma: Porque eles não são da corrente da casa, não foram confirmados ogãs da casa.
A palavra ekedi também pode ser encontrada escrita como equedi ou ekedji. “Quando se torna ekedi é porque algum orixá escolheu a gente para esse cargo”, explica ela. Essa escolha é chamado de “ato de suspender”, ou seja, a ekedi é suspensa por um determinado orixá.
É uma lista de confirmação de materiais necessários para um ritual de Ogan Tuan T' Lissá, incluindo oferendas para diversos orixás e entidades. 2. São listados diversos alimentos, bebidas, ervas, objetos de metal e cerâmica, roupas e outros itens para compor as oferendas.
O que significa iniciação no Candomblé e porque iniciar Ogãs e Ekedis
O que é ser suspenso Ogan?
Ogã Suspenso, a pessoa escolhida por um orixá para ser um ogã, é chamado suspenso, por ter passado pela cerimônia onde é colocado em uma cadeira e suspenso pelos ogãs da casa, significando que, futuramente, será confirmado e passará por todas obrigação para ser um ogã.
Ser Iyawo, além de outros preceitos, é permanecer recolhido por um período de 21 dias, passando por doutrinas e fundamentos, para conceber a força do Orixá. Saem da vida material e nascem na vida espiritual com um novo nome Oruncó. O Mocã e os deleguns são os comprovantes e o diploma do iniciado.
É o santo a quem irão servir que os escolhe (ou “suspende”), em geral, durante alguma função no terreiro, tomando-os pelo braço e exibindo sua escolha aos demais presentes.
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
(conforme orientação do babalorixá) Outra obrigação é feita aos três anos de feitura (odú kétà), algumas casas ou nações fazem também uma de cinco anos, mas no candomblé ketu considera-se um ano, três e sete anos.
Os oyês, ou seja, os cargos do terreiro, são escolhidos pelo orixá da casa - neste caso, Oxóssi. Ainda de acordo com Leonel, não é necessário ter tempo de casa para ser suspenso como Ogã. A escolha do orixá pode acontecer no primeiro dia do candomblecista no terreiro.
Os Ogãs, mesmo os de Umbanda, normalmente não incorporam, embora possa o mesmo ocorrer em alguns casos. Neste caso, não se trata de um Ogã propriamente dito, e sim de médiuns, que podem ser filhos ou não da casa, que estariam momentaneamente ajudando na festa ou sessão, tocando o atabaque.
São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo.
Ogã ( também ogan) na Umbanda esta relacionado a curimba, na dedicação ao toque e canto nos dias de gira. Na Umbanda, esses médiuns são considerados de sustentação e firmeza durante os rituais do terreno, precisando manter a vibração adequada atraves dos diferentes tipos de toques no atabaque e pontos cantados.
Na língua yorùbá, a palavra Ọ̀gá significa: senhor, mestre, que se destaca no ẹgbẹ́ (sociedade). Aqui no Brasil, a palavra foi modificada para Ogan, mas com o mesmo significado de uma pessoa que se destaca como senhor, ou mestre.
“Portanto, nossos fundamentos e ritos estão garantidos por lei. O ato sagrado de 'raspar a cabeça' faz parte da ritualística iniciática e jamais deve ser confundido com ato de tortura ou lesão corporal.
O que um Egum pode fazer com uma pessoa? A presença de Egum também poderá intensificar nossos vícios e fraquezas, ficamos desiquilibrados, se aquele obsessor tiver o vício de beber o encarnado sempre bebera além do que pode, poderá ficar violento e muitas outras coisas.
O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.
Um dos métodos mais conhecidos e utilizados é o jogo de búzios. Nesse jogo, o babalorixá ou iyalorixá lança os búzios de forma ritualística e interpreta as posições em que caem, obtendo informações sobre o orixá pessoal do indivíduo.
Ogã de canto – aquele que só emite as curimbas; Ogã de atabaque – aquele que “bate” em busca das vibrações; Ogã de caboclo – embora já não seja mais realizada, a preparação do Ogã de caboclo refere-se a uma segurança muito importante para aqueles que, pelo toque dos atabaques, atraem as diversas falanges.
Bolar, aparentemente, é como desmaiar. Mas o orixá está ali. As vezes é comum ao se cantar para um determinado Orixá; a pessoa é vítima de tremores e sobressaltos, caindo no chão inconsciente aparentemente desmaida.