Âmbar, ocre ou mel A tonalidade é próxima do laranja-amarelado, diferente dos olhos avelãs, que são castanho-esverdeados. Em países Balcãs, como Hungria e Sérvia, é comum encontrar a tonalidade.
Olhos cor de mel ou âmbar ocorrem em 5% da população mundial. Essa coloração dos olhos também é causada pela presença do pigmento lipocromo, que é amarelado. Pessoas com pouca melanina e muito lipocromo costumam ter essa coloração.
Quando a feomelanina é produzida em grandes quantidades na íris, ela pode causar um tom amarelado ou dourado, que é mais nítido em luzes mais brilhantes. Então, a aparência âmbar dos olhos ocorre como resultado desse processo.
Assim, uma pessoa [aa; bb; cc] tem olhos azuis claros (nenhum alelo maiúsculo); uma pessoa [AA; BB; CC] tem olhos pretos (seis alelos maiúsculos); e pessoas [Aa; Bb; Cc] ou [AA; Bb; cc] ou qualquer outra combinação com 3 alelos maiúsculos têm olhos marrom claro (veja a tabela a seguir).
A cor dos olhos do bebê depende do material genético de cada um dos pais. Mas os genes dos pais podem se misturar e se combinarem de muitas maneiras diferentes. As influências de cada um dos pais não são conhecidas até que a criança nasça.
Apesar de avelã consistir principalmente de castanho e verde, a cor dominante do olho pode ser tanto castanho/âmbar ou verde. Olhos avelã além de ter uma camada de borda castanha e outra verde, às vezes possuem outra azul.
No caso dos olhos, as cores escuras nos olhos são dominantes, enquanto cores mais claras são recessivas. Ou seja, as cores escuras sempre prevalecem sobre as cores mais claras. Por isso, uma pessoa com um gene de olhos castanhos e com um gene de olhos azuis vai ter olho castanho.
1. O olho verde é a cor de olhos mais atraente. Em uma pesquisa online feita pela All About Vision, mais de 20% dos participantes votaram nos olhos verdes como os mais atraentes. Em segundo lugar ficou o azul-claro com 16,9% dos votos, 16% para avelã e 15,2% dos votos para o olho azul-escuro.
O Rinnegan (輪廻眼; literalmente significa: "Olho Saṃsāra" ou "Olho da Reencarnação") é reputado como o mais poderoso dos Três Grandes doujutsu (三大 瞳 术, San Daidoujutsu).
Além do preto ser considerado inexistente, olhos de cor castanho escuro e que aparentam negros, são raros. Diante disso, esse privilégio é encontrado em pessoas sul-europeias, asiáticas, africanas, nativas-americanas e árabes. E correspondem a 1% da população. Na verdade, não existe olho com a íris preta.
“Existem algumas maneiras de você mudar artificialmente a cor do olho. Você não consegue isso de uma maneira natural. As principais maneiras que existem são: implante de íris artificial, laser para despigmentar a íris e pigmentação de córnea”, afirmou César Motta. “Para fins estéticos, nenhuma prática é indiciada.
Alegria é a emoção de Divertida Mente que possui a aparência mais humana, porém Alegria tem um tom de pele um pouco amarelado, cabelo azul e olhos azuis com pupilas pretas.
Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.
Âmbar. São os chamados olhos cor de mel, que podem ser confundidos com verde ou castanho-claro. Os olhos cor de âmbar são raros e possuem uma cor sólida que varia entre tons de dourado e amarelo. Sua ocorrência é maior na Ásia e na América do Sul.
Em uma pesquisa on-line, o site AllAboutVision.com perguntou aos leitores qual cor de olhos eles consideravam mais atraente. Aqui estão as preferências, de mais de 66.000 respostas: Verde: 20,3% Azul claro: 16,9%
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
Os olhos âmbar são uma das cores mais raras e exóticas encontradas em seres humanos. Eles são caracterizados por uma tonalidade dourada ou âmbar, que pode variar de tons mais claros a tons mais profundos.
A cor de seus olhos varia entre amarelo, verde até castanho-escuro. Ao redor dos olhos, podem ser observados anéis claros com uma mancha escura que se estende até a orelha.
Quando o óvulo é fecundado, ou seja, logo no início da gravidez, essas informações se misturam, criando o DNA do seu futuro bebê. Isso quer dizer que a criança terá um DNA formado 50% pela carga genética da mãe e 50% do pai, criando informações únicas e exclusivas.
O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá. E ainda que no início os fios sejam bem fininhos, o cabelo do bebê já vem carregado de herança genética dos pais.
Na idade avançada, alterações nos olhos podem incluir o seguinte: Amarelamento ou escurecimento do cristalino causado por muitos anos de exposição à luz ultravioleta, vento e poeira. Afinamento da conjuntiva. Um tom azulado causado pelo aumento de transparência da esclera.