O pecado também inclui a omissão (ser negligente, descuidado com as próprias responsabilidades). Está escrito: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). Então, se eu posso fazer algo, mas não o faço, estou pecando, porque estou sendo omisso.
Quem faz mal, tem pecado de comissão; e quem não faz o bem que deve fazer, tem pecado de omissão. Estes pecados de omissão são os mais arriscados, porque são os menos conhecidos.
O pecado de omissão é um pecado que ocorre por não fazer algo correto. É preciso estar ciente de que se o bem não age, o mal age. "... Quem sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado..." (Sant.
Temos vários exemplos na Bíblia de omissão em alguns casos sempre houve desfecho trágico. A palavra omissão tem como sinônimo, ato de não mencionar (Algo ou alguém), de deixar de dizer, escrever ou fazer algo. Ato de deixar de lado, desprezar ou esquecer, preterição, esquecimento.
"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando" (Tiago 4:17). Eis o pecado da omissão, descrito em diversas passagens da Bíblia. Em contraste com os pecados de comissão, resultantes de uma ação, os de omissão consistem em poder agir pelo bem do próximo, mas não fazê-lo.
Está escrito: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). Então, se eu posso fazer algo, mas não o faço, estou pecando, porque estou sendo omisso. Você vê que vai além das nossas obrigações. Isso inclui a nossa capacidade de fazer.
Segundo o Padre Antonio Vieira, "a omissão é o pecado que com mais facilidade se comete, e com mais dificuldade se conhece. E o que facilmente se comete e dificilmente se conhece, raramente se emenda. A omissão é um pecado que se faz não fazendo, pois quem sabe que deve fazer o bem e não faz, nisso está pecando".
De acordo com o Código Penal, no art. 13, § 2º, a omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado, mas não o faz.
Omissão, por definição, é o ato ou efeito de omitir. É o deixar de fazer, dizer ou escrever. É o não agir quando se esperaria que o fizesse. Uma pessoa é, portanto, omissa, na medida em que não cumpre seus deveres, não é aplicado naquilo que faz, é desleixado, distraído, ausente, relapso e negligente.
1 Que se omitiu. 2 Que deixou de fazer algo; que não se manifestou. 3 Que não faz o que deve; que negligencia ou que se esquece de fazer algo que deveria fazer; negligente: A babá omissa descuidou-se, e a criança caiu.
Logo, a omissão é a ausência de comportamento “não fazer aquilo que moral e ou juridicamente se devia fazer; aquilo que se deixa de fazer contrariamente à maneira obrigatória de proceder”([2]).
A omissão pode ser definida como a ausência de ação ou a falta de cumprimento de uma obrigação. No âmbito jurídico, a omissão pode ser considerada um ato ilícito quando uma pessoa ou entidade deixa de agir de acordo com o que é esperado pela lei.
A diferença básica entre mentir e omitir, é simples: ao mentir, você altera um fato, cria ou distorce, deixando longe da verdade. Enquanto ao omitir, você faz a escolha de manter algo em segredo.
Simplificando, um pecado de omissão é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou deixar de fazer o que Deus ordena, o que é tão grave quanto transgredir ativamente o que ele ordena. Tiago escreve: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg 4.17).
São divididos em omissivos próprios ou impróprios. No crime de omissão de socorro, basta a abstenção, é suficiente a desobediência ao dever de agir para que o delito se consume. O resultado que eventualmente surgir dessa omissão será irrelevante para a consumação do crime.
Quando você se omite, não participa se nega a opinar, vencerão os que participam e opinam e só restará a você o direito de reclamar da decisão tomada sem a sua participação. Qualquer razão ou motivo que uma pessoa possa dar para justificar sua omissão será sempre frágil, ética e moralmente indefensável.
2 Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme. 3 O homem que ama a sabedoria alegra seu pai, mas o companheiro de prostitutas desperdiça os bens. 4 O rei com juízo sustém a terra, mas o amigo de subornos a destrói.